
1966
Em 1966, Caxias do Sul já podia contar com o título de vice-campeã do Estado, através da boa campanha de Deodato Maggi. Mas o certame citadino foi levantado por Paulo Valiatti (Ponte Preta). A seguir, chegaram: 2º lugar Sérgio Silva (Grêmio), 3º Deodato Maggi (Santos), 4º Carlos Valiatti (Portuguesa), 5º Adauto Sambaquy (Vitória), 6º Renan Branchi (Juventude), 7º Sylvio Puccinelli (Vasco da Gama), 8º Ivan Puerari (Guarany) e 9º Delesson Orengo (Botafogo). Outros participantes do certame: Antonio Milton Talin, José Raul de Castilhos, Raymundo Vasques, Sérgio Calegari, Paulo Fabião e Roberto Grazziotin.
Na segunda categoria, o campeão foi Airton Dalla Rosa (Cruzeiro), secundado por Vitório Menegotto. Ângelo Slomp foi o terceiro colocado. Participaram também: Paulo César Gazola, César Klinger, Dauro Vargas e Nelson Prezzi.
Almir Manfredini venceu o certame da terceira categoria, seguido por Jorge Compagnoni (2º), Gelson Sachett (3º). Jogaram ainda João Dambroz, Roberto Rizzana e Raymundo Vasques Filho.
O campeonato da AABB foi vencido por Vicente Sacco Netto, com o São Paulo F. C., vindo a seguir Adauto Celso Sambaquy e Rubens Constantino Schumacher.
No dia 12 de junho de 1966, para comemorar o seu primeiro aniversário, a Liga Caxiense de Futebol de Mesa realizou, PELA PRIMEIRA VEZ, segundo fatos reais, um torneio interestadual de futebol de mesa, que contou com a participação de 17 botonistas de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul e, especialmente convidados, os técnicos baianos Oldemar Seixas, o maior incentivador do futebol de mesa do Brasil, e Ademar Carvalho, quarto colocado no campeonato baiano de 1965. Também ocupando as dependências da sede social da AABB, estiveram desfilando pelas mesas outros nomes famosos, tais como: Paulo Borges (campeão gaúcho de 1965), Deodato Maggi (vice-campeão gaúcho de 1965), Clair Marques (campeão de Rio Grande), Gilberto Ghizzi (Presidente da Federação Riograndense de Futebol de Mesa), Marcos Lisboa (bicampeão caxiense e bancário), Vanderlei Duarte, Carlos e Paulo Valiatti, Raymundo Vasques, Cláudio Bittencourt, Sérgio Calegari (presidente da Liga Caxiense de Futebol de Mesa), Vicente Sacco Netto (representante de Pelotas), Sérgio Silva e Adauto Sambaquy.
Depois de quarenta jogos, seis nomes ponteavam as chaves, respectivamente:
A – 1º Claudio Bittencourt, 2º Vanderlei Duarte.
B – 1º Ademar Carvalho, 2º Paulo Valiatti, e
C – 1º Marcos Lisboa, 2º Sérgio Silva.
A seguir, verificou-se uma rodada eliminatória, a qual apontaria os três participantes da rodada final. Ademar Carvalho venceu a Marcos Lisboa, Claudio Bittencourt eliminou Sérgio Silva e Paulo Valiatti, na cobrança de pênaltis, tirou Vanderlei Duarte do páreo. Os três vencedores, então, disputariam um torneio triangular final: Bittencourt venceu Ademar, este derrotou Valiatti e Bittencourt ganhou de Valiatti, arrebatando a taça de campeão do torneio pelo saldo de gols. Ademar Carvalho foi um brilhante vice-campeão, pois além da mesa menor, enfrentou uma regra diferente daquela que estava acostumado a jogar, conseguindo dessa maneira, impor seu magnífico jogo aos adversários que o enfrentaram.
No dia 9 de setembro, nas dependências da AABB, a Liga Caxiense realizou o Torneio Início, que a entidade resolveu chamar de “Torneio Raymundo Vasques”, em preparativo para o campeonato de 1966. Inscreveram-se 52 técnicos para a disputa do torneio, que foi dividido em três categorias as quais ficaram assim distribuídas: 12 técnicos na terceira, 11 na segunda e 29 na primeira. Os campeões do Torneio foram: Deodato Maggi, da Industrial Madeireira, na primeira, Fernando Brandão, do Recreio Guarany, na segunda e Almir Manfredini, também do Recreio Guarany, na terceira categoria.
Organizado e realizado pela Liga Caxiense, realizou-se nos dias 17 e 18 de dezembro de 1966, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, o campeonato estadual. Atendendo ao convite, várias cidades gaúchas enviaram seus representantes. Porto Alegre, Rio Grande, Arroio Grande, São Leopoldo, Rosário do Sul e Caxias do Sul disputaram entre si as primeiras colocações nas três categorias.
Na primeira categoria (maiores de 18 anos), o campeão foi Carlos Saraiva, de Porto Alegre. Fausto Borges, de São Leopoldo, foi o vice-campeão. Paulo Valiatti, de Caxias do Sul, foi o terceiro, Clair Marques (Rio Grande) o quarto e João Alberto Chiachio (Arroio Grande) o quinto.
Já na segunda categoria (dos 12 aos 18 anos), apresentou como campeão Gerson Garcia, de Rio Grande, Mauro Borges, de Rosário do Sul, foi o segundo colocado, Airton Dalla Rosa (Caxias do Sul) o terceiro e Luiz Elodi (Porto Alegre) o quarto.
José Roberto Sobreiro, de Porto Alegre, foi o campeão da terceira categoria (8 aos 12 anos), Almir Manfredini, de Caxias do Sul, foi o vice-campeão.
Na semana que vem trataremos do ano de 1967.
Até lá, se Deus quiser.
Sambaquy.
Sempre muito bom ler as histórias que escreves com toda deliciosa riqueza de detalhes.
ResponderExcluirAbraços.
Ana Maria Vasques