segunda-feira, 3 de novembro de 2014

NÃO SOLICITARAM, MAS VOU DAR MINHA OPINIÃO...

Há algumas colunas, fiz uma pergunta: Quem será o presidente no cinquentenário da Caxias do Sul, que deverá ser comemorado em junho de 2015? Ninguém se manifestou, respondendo.
Como eu não vivo o dia a dia da AFM, mas fui o fundador do movimento em 1965, seu primeiro presidente e, em 14 de dezembro de 2006, emitiram um diploma de Sócio Honorário em meu nome, atrevo-me a sugerir aos demais membros dessa Associação um nome para ocupar esse cargo tão valioso para todos nós.

Será, em minha opinião, uma questão de reconhecimento pelo muito que foi feito pelo nosso esporte e principalmente por Caxias do Sul, pois se trata de um botonista reconhecido em todos os quadrantes da nação brasileira. Iniciou-se em nossas mesas em 28 de maio de 1973 e nunca mais parou de contribuir e motivar os demais botonistas, com sua simpatia, seu dinamismo, seu talento e sua amizade sempre presente.
Falo do Deca Campeão Caxiense, falo da figura exemplar desse abnegado botonista que representou não só nossa cidade, mas nosso estado em diversas competições nacionais. Falo do companheiro de primeiras lutas, na divulgação da Regra Brasileira pelo interior do Rio Grande do Sul, daquele amigo que esteve comigo em diversas cidades gaúchas, como Cachoeira do Sul, Canguçú, Pelotas, Porto Alegre, que peregrinou com as cores caxienses no Rio de Janeiro, Vitória, Brusque, Salvador, Recife, Maceió, que conseguiu o título de Campeão do Torneio Inter 70 anos, conseguindo o primeiro troféu importante para a galeria de conquistas.
Falo de Luiz Ernesto Pizzamiglio, o mais antigo botonista em atividade na AFM, uma vez que o nosso querido amigo e fundador Marcos Antônio Zeni está afastado das atividades esportivas.
PizzaPai ao lado da Pizza Mãe
Anos 70
Seria o representante daqueles idealistas que, em junho de 1965, criaram a Liga Caxiense de Futebol de Mesa. Representaria a Adauto Celso Sambaquy, Saul Henrique Vanelli, Antônio Oliveira, Delesson Orengo, Raymundo Antônio Rotta Vasques, Sérgio Calegari, Vanderlei Duarte e Marcos Antônio Zeni, numa ocasião tão especial e tão festiva, qual seja a comemoração do cinquentenário da agremiação.
Tenho certeza de que todos os demais associados o ajudarão nessa tarefa difícil e engrandecedora de dirigir essa entidade, a qual tem trazido tantas glórias para a terra caxiense. Além disso, que grande homenagem a esse baluarte que formou gerações de botonistas, o qual no período difícil esteve, junto com Vanderlei Duarte, segurando as pontas, evitando que as portas fossem fechadas e o futebol de mesa deixasse de existir na cidade.
Foi ele, com Airton Dalla Rosa, que ajudou a erguer o futebol de mesa em Brusque (SC), participando de torneios e campeonatos, ensinando e motivando os catarinenses na prática do futebol de botões. Seu nome está gravado no coração de muitos catarinenses, que não cansam de agradecer suas lições memoráveis e pacientes.
Meus amigos, sem ter consultado esse grande personagem da história do futebol de mesa de Caxias, lanço seu nome para a presidência de nossa Associação de Futebol de Mesa de Caxias do Sul.
Tenho certeza de que o querido deca campeão caxiense será um nome inesquecível na história de nosso esporte, na história de nossa Associação e na história do esporte de nossa cidade.
Merece essa honra e espero que aceite, pois serei o primeiro a lhe abraçar nas festividades do cinquentenário e com ele jogar uma partida, recordando o nosso tempo de juventude, quando conseguimos implantar a Regra Brasileira em todo o Rio Grande do Sul.

Luiz Ernesto Pizzamiglio – o Presidente do Cinquentenário.


Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

4 comentários:

  1. LH.ROZA...
    Mais que justa sua sugestão, pois alem de vir homenagear essa grande figura que o conhecemos deste os primórdios do "Futmesa" em nosso torrão natal. Aguardamos que os atuais participantes do Dptº. alem de seus Dirigentes venham concordar. Muitos até podem já ter demonstrado o desejo de vir ocupar o cargo, não é uma tarefa tão fácil quando pareça pois por mais habilidoso diplomaticamente que seja, possa lhe faltar tempo para bater uma bolinha. Resumindo, são tantas as atividades: dar prosseguimento a gestão anterior, manter o alto nível técnico, tentar a renovação, recuperar velhos botonistas e continuar divulgando esse laser que não tem idade para inicia-lo.
    Ficanos no aguardo da próxima COLUNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Roza, falaste tudo e obrigado por sua concordância. Agora espero que o pessoal da AFM se manifeste.
      Um abração.

      Excluir
  2. Meu caro Sambaquy. Creio que os caxienses irão lhe atender. Você, mais que ninguém, é a maior voz futebol de mesa gaucho. Tudo que você disser ou fizer devia orgulhar todos aqueles que se divertem nas mesas de botão. Creio eu que todos concordarão com essa sua maravilhosa sugestão. Que Pizzamiglio faça uma excelente administração, tanto quanto os títulos que ele conquistou em defesa do futebol de botão de Caxias do Sul. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Abiud, tomara que ele aceite essa incumbência. Ser presidente em uma data tão significativa é uma glória que estará na história da entidade para sempre.
    ABRAÇÃO colorado.

    ResponderExcluir