segunda-feira, 7 de março de 2011

CONTINUAÇÃO DA VOLTA AO PASSADO.



1966



Em 1966, Caxias do Sul já podia contar com o título de vice-campeã do Estado, através da boa campanha de Deodato Maggi. Mas o certame citadino foi levantado por Paulo Valiatti (Ponte Preta). A seguir, chegaram: 2º lugar Sérgio Silva (Grêmio), 3º Deodato Maggi (Santos), 4º Carlos Valiatti (Portuguesa), 5º Adauto Sambaquy (Vitória), 6º Renan Branchi (Juventude), 7º Sylvio Puccinelli (Vasco da Gama), 8º Ivan Puerari (Guarany) e 9º Delesson Orengo (Botafogo). Outros participantes do certame: Antonio Milton Talin, José Raul de Castilhos, Raymundo Vasques, Sérgio Calegari, Paulo Fabião e Roberto Grazziotin.



Na segunda categoria, o campeão foi Airton Dalla Rosa (Cruzeiro), secundado por Vitório Menegotto. Ângelo Slomp foi o terceiro colocado. Participaram também: Paulo César Gazola, César Klinger, Dauro Vargas e Nelson Prezzi.



Almir Manfredini venceu o certame da terceira categoria, seguido por Jorge Compagnoni (2º), Gelson Sachett (3º). Jogaram ainda João Dambroz, Roberto Rizzana e Raymundo Vasques Filho.



O campeonato da AABB foi vencido por Vicente Sacco Netto, com o São Paulo F. C., vindo a seguir Adauto Celso Sambaquy e Rubens Constantino Schumacher.



No dia 12 de junho de 1966, para comemorar o seu primeiro aniversário, a Liga Caxiense de Futebol de Mesa realizou, PELA PRIMEIRA VEZ, segundo fatos reais, um torneio interestadual de futebol de mesa, que contou com a participação de 17 botonistas de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul e, especialmente convidados, os técnicos baianos Oldemar Seixas, o maior incentivador do futebol de mesa do Brasil, e Ademar Carvalho, quarto colocado no campeonato baiano de 1965. Também ocupando as dependências da sede social da AABB, estiveram desfilando pelas mesas outros nomes famosos, tais como: Paulo Borges (campeão gaúcho de 1965), Deodato Maggi (vice-campeão gaúcho de 1965), Clair Marques (campeão de Rio Grande), Gilberto Ghizzi (Presidente da Federação Riograndense de Futebol de Mesa), Marcos Lisboa (bicampeão caxiense e bancário), Vanderlei Duarte, Carlos e Paulo Valiatti, Raymundo Vasques, Cláudio Bittencourt, Sérgio Calegari (presidente da Liga Caxiense de Futebol de Mesa), Vicente Sacco Netto (representante de Pelotas), Sérgio Silva e Adauto Sambaquy.



Depois de quarenta jogos, seis nomes ponteavam as chaves, respectivamente:



A – 1º Claudio Bittencourt, 2º Vanderlei Duarte.



B – 1º Ademar Carvalho, 2º Paulo Valiatti, e



C – 1º Marcos Lisboa, 2º Sérgio Silva.



A seguir, verificou-se uma rodada eliminatória, a qual apontaria os três participantes da rodada final. Ademar Carvalho venceu a Marcos Lisboa, Claudio Bittencourt eliminou Sérgio Silva e Paulo Valiatti, na cobrança de pênaltis, tirou Vanderlei Duarte do páreo. Os três vencedores, então, disputariam um torneio triangular final: Bittencourt venceu Ademar, este derrotou Valiatti e Bittencourt ganhou de Valiatti, arrebatando a taça de campeão do torneio pelo saldo de gols. Ademar Carvalho foi um brilhante vice-campeão, pois além da mesa menor, enfrentou uma regra diferente daquela que estava acostumado a jogar, conseguindo dessa maneira, impor seu magnífico jogo aos adversários que o enfrentaram.



No dia 9 de setembro, nas dependências da AABB, a Liga Caxiense realizou o Torneio Início, que a entidade resolveu chamar de “Torneio Raymundo Vasques”, em preparativo para o campeonato de 1966. Inscreveram-se 52 técnicos para a disputa do torneio, que foi dividido em três categorias as quais ficaram assim distribuídas: 12 técnicos na terceira, 11 na segunda e 29 na primeira. Os campeões do Torneio foram: Deodato Maggi, da Industrial Madeireira, na primeira, Fernando Brandão, do Recreio Guarany, na segunda e Almir Manfredini, também do Recreio Guarany, na terceira categoria.



Organizado e realizado pela Liga Caxiense, realizou-se nos dias 17 e 18 de dezembro de 1966, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, o campeonato estadual. Atendendo ao convite, várias cidades gaúchas enviaram seus representantes. Porto Alegre, Rio Grande, Arroio Grande, São Leopoldo, Rosário do Sul e Caxias do Sul disputaram entre si as primeiras colocações nas três categorias.



Na primeira categoria (maiores de 18 anos), o campeão foi Carlos Saraiva, de Porto Alegre. Fausto Borges, de São Leopoldo, foi o vice-campeão. Paulo Valiatti, de Caxias do Sul, foi o terceiro, Clair Marques (Rio Grande) o quarto e João Alberto Chiachio (Arroio Grande) o quinto.



Já na segunda categoria (dos 12 aos 18 anos), apresentou como campeão Gerson Garcia, de Rio Grande, Mauro Borges, de Rosário do Sul, foi o segundo colocado, Airton Dalla Rosa (Caxias do Sul) o terceiro e Luiz Elodi (Porto Alegre) o quarto.



José Roberto Sobreiro, de Porto Alegre, foi o campeão da terceira categoria (8 aos 12 anos), Almir Manfredini, de Caxias do Sul, foi o vice-campeão.



Na semana que vem trataremos do ano de 1967.



Até lá, se Deus quiser.



Sambaquy.

Um comentário:

  1. Sempre muito bom ler as histórias que escreves com toda deliciosa riqueza de detalhes.
    Abraços.
    Ana Maria Vasques

    ResponderExcluir