domingo, 21 de outubro de 2012

ÁTILA LISA, PRIMEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO NOS DEIXA.


Conheci-o em 1970, por ocasião do Primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa. Simpático, educado, prestimoso, sempre procurando estimular a nós, que éramos iniciantes na modalidade então praticada no nordeste brasileiro, ensinando-nos a tocar o botão com calma e visão. Todos nós, gaúchos, ficamos seus admiradores, pois se sagraria o primeiro campeão brasileiro, vencendo o também baiano José Marcelo que, como ele, representava Sergipe.
Nascia uma amizade, consolidada ainda mais em 1979, no brasileiro realizado em Vitória, quando nos defrontamos na mesa e ele saiu vencedor. Após a solenidade de encerramento, sentou-se conosco e conversamos por algum tempo, quando ele manifestou o seu interesse por residir no Rio Grande do Sul. Ao despedir-se, quase esquece o seu troféu de vice- campeão. Alertado, disse em tom de consolo que ele ficaria em boas mãos, abraçando-me mais uma vez.
Seu filho Flavinho enviou um e-mail aos amigos, desnudando a imensa dor que sentia pela perda irreparável de seu pai e amigo. Comentou sobre a foto que postou no FACEBOOK, mostrando um Átila fragilizado pela doença e que culminou com uma enxurrada de depoimentos emocionantes e de extrema consideração. Ao tomar conhecimento deles, Átila, emocionado disse: “Puxa, que legal, como eles gostam de mim!”. Nem imaginava esse amigo que, muitos, por não estarem cientes de seu problema, também gostariam de manifestar seu reconhecimento por tudo o que ele fez em benefício de nosso esporte. Eu fui um dos muitos que foram tomados de surpresa quando li a notícia de seu passamento. Exatamente quando escrevera uma coluna falando sobre a minha participação no brasileiro em Salvador e que se houvesse a possibilidade de encontrá-lo, junto ao Inácio, seria maravilhoso.
Átila amava a Bahia, sua terra natal, e o Rio Grande do Sul por ter tido uma bela e rica passagem em nosso solo, onde ensinou o futebol de mesa e cultivou amizades eternas.
Vilno Araújo, baiano de Alagoinhas, conheceu Átila na década de sessenta, quando ambos muito jovens e praticantes do futebol de botões tiveram a oportunidade de conviver. Partiu de Alagoinhas o convite que foi atendido pelo saudoso José Gomes, um dos maiores baluartes do futebol de mesa brasileiro, criando um intercâmbio maravilhoso que elevou a níveis inéditos o desempenho de ambos os clubes, denominados de ARAL (Aracajú/Alagoinhas); o torneio entre eles durou por vários anos. Vilno continua sua narrativa preciosa, dizendo que recebeu um presente divino que foi ganhar a amizade de Átila e de seus familiares. Cita, ainda, o desempenho em 1979, no brasileiro em Vitória, quando disputou nas semifinais com Inácio e perdeu nos pênaltis e, na outra, Martins (RJ) x Átila que conquistou a vaga. Foi mais uma final sergipana em finais de campeonato brasileiro. Só que nessa Átila ficou com o segundo lugar. Mas a sua alegria foi talvez maior do que a do Inácio, pois estava demonstrando o seu caráter e amor ao estado que o acolheu como filho.
Seus três filhos Alexis, Flavinho e Alan foram apresentados ao futebol de mesa por ele e  se tornaram tão importantes quanto o seu amado pai. Formaram uma verdadeira família, abraçando o esporte que todos nós amamos.
Jorge Campos, o baiano que está monitorando as reservas para o brasileiro de Salvador disse que foi um felizardo em poder conviver com Átila, durante os dois anos que morou em Aracajú. Que Átila, sempre de bom humor, o apoiou e incentivou a voltar a jogar.
André Marques, em nome da diretoria da CBFM manifesta a tristeza que se abateu sobre todos, mas manifesta a certeza de que Átila está reforçando a grande fileira de botonistas no plano espiritual e, certamente, ao chegar, já estará pedindo “Ao Gol”.
Nesse momento de dor, de ausência e de saudade, lendo tudo o que foi escrito sobre esse amigo querido, e baseado na mensagem emotiva e dolorida escrita por seu filho, fica-me a certeza de que todos aqueles que estão em harmonia com sua consciência serão grandemente abençoados. E Átila sempre esteve em harmonia com sua consciência.
Descanse em Paz meu amigo e irmão Átila, e que a paz do Senhor fique sempre ao seu lado, pois, dessa forma, todos aqueles a quem deixaste terão a certeza de que estarás feliz.
Átila Lisa na época de Rio Grande. Ele era o grande professor desta turma que foi muito vencedora.
Átila, na foto, está bem ao centro  agachado de camisa branca e gola azul. (3º da direita para esquerda)
Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário