segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ESTAMOS CHEGANDO A SALVADOR PARA MAIS UM BRASILEIRO!


Em janeiro de 1970, acompanhado por quatro botonistas caxienses, realizamos uma longa viagem para disputar aquele que seria o primeiro campeonato brasileiro de futebol de mesa a ser realizado no Brasil. Foi uma epopeia o nosso feito, numa época difícil, quando o futebol de mesa engatinhava em diversas regiões de nosso país. Mas, foi algo que foi feito e muito bem feito.
Equipe de Caxienses em 1970 para o Brasileiro de 1970
Depois de termos colocado o ovo em pé, exatamente como Cristóvão Colombo o fez diante de uma platéia estarrecida diante da impossibilidade, provando que ser possível, muitos outros movimentos também realizarem. O pessoal da Regra de 3 Toques concretizou seu primeiro, no ano de 1981, o da 12 toques, em 1989, e o Dadinho em 2009, portanto com uma distância de onze anos nos separando dos demais movimentos.
Já realizamos nossos campeonatos em Salvador, Recife, Caxias do Sul, Jaguarão, Rio de Janeiro, Vitória, Pelotas, Brusque, Itapetinga, Aracajú, Santana do Livramento, Salvador (2), Pelotas (2), Rio de Janeiro (2), Natal, Recife (2), Rio de Janeiro (3), Vitória (2), Rio de Janeiro (4), Recife (3), Natal (2), Vitória (3), Pelotas (3), Aracajú (2), Rio de Janeiro (5), Natal (3), Salvador (3), Porto Alegre, Salvador (4), Rio de Janeiro (6), Florianópolis, Natal (4), Vitória (4), Salvador (5), Rio de Janeiro (7), João Pessoa, Porto Alegre (2), Recife (4) para, pela sexta vez disputarmos o título nessa maravilhosa capital baiana: Salvador. Será o 39º Campeonato Brasileiro da modalidade.
Quase 43 anos após o primeiro campeonato, eis que estou de volta ao circo botonístico, jogando a minha despedida oficial, pois, após essa participação só estarei jogando para me distrair, sem almejar coisa alguma. Não que eu vá esperando algo mais do que participar, pois estou há muito tempo sem jogar constantemente. E, nas pouquíssimas partidas de que participei, senti a enorme diferença do futebol de mesa do meu tempo para o atual. Talvez, ao jogar contra másteres, muitos dos quais ombreiam comigo em tempo de disputas e idade, vá encontrar um futebol de mesa mais parecido com o que jogava, onde procurávamos lançar e o jogo não permitia tantas cavadas, como as que acontecem na atualidade.
Confesso que ainda sou mais adepto ao sistema que era jogado até os anos oitenta, quando então eu parei de competir por inúmeras razões de cunho pessoal. Atualmente, o futebol de mesa está super competitivo e a precisão dos lances é impressionante. Sou admirador da maneira atual de jogar, mas como saudosista fico pensando no passado, nos grandes botonistas que admirava e procurava imitar, conseguindo algum sucesso.
Pelo menos sei que farei três partidas, e as feras que estão me esperando são: Jair (BA), C. Alberto (PE) e Gil (Al), aos quais espero oferecer moderada resistência. Se conseguir marcar um gol, já ficarei feliz, mas, caso contrário, da mesma forma sentirei alegria, pois me despedirei dos gramados de madeira no mesmo local onde iniciei a minha caminhada, jogando contra Inácio (Se), o grande campeão brasileiro de 1979. O resultado desse jogo foi 1 x 1.
Mas, a grande felicidade que terei será a de reencontrar velhos amigos, irmãos de jornadas botonísticas, que o tempo guardou em meu coração e ali estão conservados para todo o sempre, como o meu irmão Oldemar Dórea Seixas e o meu irmão de fé Reinaldo Machado, além de vários amigos que, com certeza, far-se-ão presentes ao evento.
Pena não contarmos com todos os que estiveram nesse primeiro campeonato, pois o tempo é malvado com alguns, requisitando-os antes dos outros para permanecerem junto a Deus. Sentiremos saudade do Ademar Carvalho, do Nelson Carvalho, do Jomar Moura, do Webber Seixas, Ivan Lima, Átila Lisa, Fernando Contreiras, Geraldo Holtz, João Paulo Mury e o meu companheiro de equipe Ângelo Slomp. Mas, de onde estiverem, certamente, saberão que, quando lá estivermos, eles estarão em nossa memória e serão homenageados com pensamentos elevados.
Sambaquy, IvanLima, J.P.Muri e Oldemar por ocasião do Brasileiro de 1970
Ivan Lima e Nerivaldo Lopes dois baluartes dos primeiros tempos. Ivan
(Pernambuco) Nerivaldo (Paraiba)
Enfim, eu acredito que as emoções serão enormes. Estar com os amigos é o mesmo que estar com Deus e, para isso, eu peço que Ele esteja sempre entre nós, para que possamos conviver com harmonia e tranqüilidade esses momentos que serão mágicos e inesquecíveis.
Ate Salvador, se Deus assim permitir.
Sambaquy

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Sambaquy. Ainda estou atordoado pelo tempo que passei ausente da Internet. Somente, ontem, foi restabelecida a conexão. Não se surpreenda com a remoção do comentário, mas foi apenas para fazer uma correção. A rigor quis dizer que lamentava profundamente não poder estar em Salvador no periodo do campeonato, pois minha filha, genro e neta estarão ausentes da Bahia, justamente nessa época. Não vai dar nem para ir assistir o jogo Bahia X Náutico, em Pituaçu. Vou ter que me contentar com a TV.Mas fica a torcida pelo sucesso do evento e a certeza de que a coluna de Adauto Celso Sambaquy estará contando tudo que de bom ocorrer nesse convívio amigo. Boa sorte, amigão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Abiud,
      A gente acostuma com essa modernidade chamada Internet e quando ela não está ao nosso alcance ficamos perdidos. Não faltará oportunidade para nos encontrarmos, mesmo lamentando a sua não ida a Salvador. Acredito que haverá muita coisa para ser descrita depois desse Brasileiro, pois serão quase 200 botonistas nas diversas categorias. Eu sei que pelo menos farei três partidas. Depois disso ficarei de olho para contar coisas aos amigos que perdem seu tempo lendo o que escrevo. Boa sorte para você na reta final do Botãobol.

      Excluir
  3. Sr Sambaquy, Boa tarde!, Ainda não tive o prazer de conhece-lo mais tenho certeza que em Salvador estarei presente para se o senhor me permitir, tirar com grande orgulo e admiração, uma foto co o sr, para que eu possa guardar com muito carinho,Sou natural de Salvador, mais ja estou morando em Aracaju a mais de 15 anos, Tive o previlegio de conhecer pessoalmente nomes citados pelo sr como, Roberto Dartanhã, Jomar Moura, Oldemar Seixas, Weber Seixas e outros que com maestria desfilaram juntamente com vossa pesso,um Futebol de Mesa de altissimo nivel,Hj em Aracaju, Tenho previlegio de jogar contra Inacio,(seu primeiro adversarioe a honra de ter conhecido, ter jogado contra Atila Lisa, (Saudades),para mim um dos melhores amigos que tive no Futebol de Mesa, tenho hj 51 anos e me orgulho de ter competido com estas pessoas maravilhosas que citei, mais ainda tem muito mais gente é que me falha a memoria por este momento.
    Hj sinto um imenso prazer de disputar partidas com os filhos de Atila (Flavio Lisa e Alexis Lisa), Enfim estarei em Salvador disputando pela categoria de Senior,(Onde ja fui campeão 2006), e espero poder conseguir um minuto do seu precioso tempo, para tiramos um a foto. leio sua coluna toda semana ,e só pelos seus relatos,(me permita),ja virei seu fã.
    Ah sim, meu nome: Zezeca Simões (Jose Augusto)
    Um Grande abraço......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Zezeca Simões,
      Podes ter a certeza de que a honra será minha. Estarei em Salvador para rever os amigos de longa data e tentar aprender com essa mocidade que faz de nosso esporte a sua diversão.
      Até Salvador, se Deus assim permitir.
      Abração.

      Excluir
  4. LH.ROZA...
    Meu irmão futmesista...
    Espero que essa sua ida a SALVADOR, seja mais para rever "VELHOS AMIGOS", bater uma bolinha, tomar umas geladinhas,do que fazer sua "DESPEDIDA OFICIAL"...
    Aceitamos e respeitamos sua decisão, mas mesmo que já estejamos com a ESTRADA da VIDA bem aproveitada, é impossível deixarmos esse lazer,o FURMESA, ficar guardado em uma "CAIXINHA"...
    Aproveite os bons momentos que por certo iras encontrar,e repasse um forte abraço aos demais participantes...
    Depois volte à nos contar novas "HISTÓRIAS"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rozinha, meu amigo,
      Esperava te encontrar na mesma chave e poder dar a chance para sua desforra. Dessa vez não aceitamos gol contra. Ainda pretendo, quando sobrar um tempinho, ir a Itajaí bater uma bolinha e ver você levar mais um caneco para casa.

      Excluir