segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OS HOMENS DE LIVRAMENTO

Quando da realização do XXIX Centro Sul, na cidade de Caxias do Sul, conversando com o amigo Careca, de Florianópolis, foi-me solicitado que escrevesse sobre a trajetória de DIRNEI BOTTINO CUSTÓDIO. Na ocasião, expliquei que todos os documentos coletados por mim, haviam sido encadernados, estando sob a custódia da AFM Caxias. Portanto, faltar-me-iam argumentos para relatar as poucas vezes que estivemos juntos, pois nosso conhecimento se deu após a minha fixação em Santa Catarina. Aqui, na cidade de Brusque, onde realizamos o primeiro Centro Sul, estivemos juntos. Foi ele o campeão desse primeiro Torneio, escrevendo seu nome com letras de ouro na relação dos campeões. Lembro ainda de que, ao ser entrevistado por um radialista esportivo do local, o qual, acariciando a sua enorme barriga, afirmou em alto e bom som: Para vencer no futebol de mesa não é necessário estar em forma física.
Lembro-me de ter estado, quando presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa, como convidado em Porto Alegre, no campeonato Estadual de 1980. Lá conversamos muito com o Custódio, mas, depois disso, nunca mais nos encontramos.
O amigo Sérgio Oliveira, que esteve presente nessa conversa com o Careca, há algum tempo me enviou uma nota, afirmando que o pessoal de Livramento estava retornando à atividade e, dentro de pouco tempo, estariam disputando os certames promovidos pela nossa Federação. Aliado a essa notícia alegre, vejo, no Blog do Guido, o COMPLEXO J. OLIVEIRA FUTEBOL DE MESA. Aos amigos do Futebol de Mesa... Santana do Livramento. Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo afora, onde o colorado Oliveira coloca Livramento em contato com o mundo inteiro.
Isso fez com que eu voltasse a julho de 2010 e procurasse no site do S. C. Internacional, uma notícia que chamou a minha atenção, na época. Reproduzo-a na íntegra:


Torcedor apresenta o futebol de mesa do Inter.
Por Marcos Bertoncello (texto) e Alexandre Lops (foto), diretamente e Rivera, no Uruguai.
Richard Oliveira é o nome dele, mais conhecido como “Bolita”. Este torcedor do Internacional é um jogador profissional de futebol de mesa (ou de botão, popularmente falando). Oliveira esteve no hotel da concentração colorada, na manhã deste domingo, para mostrar seu acervo de times de botões do clube. Destacou com muita emoção a equipe de 2006, campeã da Copa Libertadores da América. Cada peça, personalizada por ele mesmo, continha o nome e a foto do ídolo. Sobre jogadores, o fanatismo ficou voltado a Clemer e Fernandão.
Coincidência ou não, logo depois de comentar isso, Clemer apareceu na sala de estar do hotel. O preparador de goleiros do Inter posou para fotos com o fã e conheceu toda a sua história. “É uma realização para eu falar com um cara como o Clemer que me trouxe tantas felicidades”, reconheceu Richard Oliveira.
Morador de Santana do Livramento, o “Bolita” é formado em engenharia civil e joga futebol de mesa desde os nove anos. Todos os sábados, o seu pessoal se reúne para organizar um campeonato de botão.
Ao meu amigo Careca, fico devendo algo mais consistente sobre essa figura mágica do Dirnei Custódio, mas, para isso, necessito que me seja repassado um histórico onde possa definir conquistas, realizações, atividades desenvolvidas, pois não posso basear-me em nossos poucos encontros, a fim de enaltecer os feitos memoráveis desse pioneiro batalhador que tanto fez pelo nosso esporte.
Por hoje, ilustro a coluna com a foto do Richard Oliveira, com o seu ídolo Clemer e seus maravilhosos craques colorados.
Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

2 comentários:

  1. Amigo Sambaquy, sinceramente não sei como agradecer esse carinho a mim dedicado, sinceramente o futebol de mesa tem a peculiaridade máxima, de fazermos amigos, agradeço imensamente o espaço usado no teu blog para falar do Futebol de Mesa de Santana do Livramento e a mim em particular (com o encontro que tive com o Clemer), ao mesmo tempo em que coloco Livramento e mais precisamente o Complexo J.Oliveira de portas abertas aos amigos de Caxias do Sul para que quando virem a Fronteira, nos façam uma visita, tenho a certeza de que muito além de jogarmos umas partidas vamos queimar uma carne Uruguaia e conversarmos muito sobre este esporte que tanto nos fascina. Confesso que o Complexo J.Oliveira na verdade não passa de um espaço que temos aqui na minha casa que usamos nos sábados de tarde para nos reunirmos, conversarmos e de quebra jogarmos umas partidas...o nome de Complexo dá-se pelo fato de que junto a esse espaço temos uma churrasqueira e um banheiro e nada mais... hehehe..., sabemos que o mais importante é a VONTADE de estarmos juntos e de jogarmos umas partidas. Tenho a certeza de que laços de amizade entre o pessoal de Livramento e o pessoal de Caxias do Sul estarão cada vez mais estreitos e que mais cedo ou mais tarde estaremos juntos confraternizando. Um baita abraço a ti Sambaqui e a todo o pessoal de Caxias do Sul. Estamos sempre de portas abertas. Podes ter a certeza de que serei presença certa no teu blog. Parabéns pelo blog. Paz, Saúde e Harmonia.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Richard,
    O futebol de mesa é algo indescritível mesmo. As pessoas acabam se tornando amigas em função do esporte escolhido. Para mim, sempre será uma maneira de recordar os dias de minha juventude, quando tudo isso se iniciava. Confesso que um dia ainda sonho em ir até Livramento e conhecer os amigos que estão por lá e aproveitar essa carne uruguaia acompanhada com uma cerveja também de procedência do lado de lá. Da mesma forma, tanto em Caxias como em Balneário Camboriú,onde moro na atualidade, estaremos de portas abertas aos amigos botonistas.
    Um grande abraço e saiba que sempre é uma satisfação falar de pessoas que gostam da mesma coisa que nós gostamos.

    ResponderExcluir