segunda-feira, 21 de julho de 2014

REPÓRTER ESS0 INFORMA: ESTAMOS FICANDO SEM NOTÍCIAS.

Em 31 de outubro de 2011, abordei A COMUNICAÇÃO NO FUTEBL DE MESA, dizendo que passava horas lendo os diversos blogs que atualizam o que se passa em nosso país. Dessa maneira me inteirava do que acontecia nas agremiações e enaltecia o trabalho anônimo desses amigos que prestavam excelente serviço ao futebol de mesa.
Com o tempo, alguns blogs foram sendo transferidos para o facebook. Para acompanhá-los, tive de abrir uma conta e os localizar, seguindo a rotina que havia acostumado a manter desde a minha volta ao mundo encantado do futmesa.
Já, naquela mesma coluna, dizia que muitos surgem com força, mas, com o passar do tempo vão minguando, diminuindo e finalmente parando... E o tempo mostrou que quase todos estão nesse pé de igualdade: praticamente parados no tempo e no espaço.
Restavam os abnegados que migraram para o facebook. Lá estavam Gothe, Breno, dois dos mais completos blogs existentes, que continuavam fornecendo material para atualizar nosso conhecimento esportivo.
Breno foi um dos que migrou dos blogs para o Facebbok
Terminada a Copa do Mundo, uma bomba estoura no nosso meio. O fim do ciclo do Gothe Gol. Foi algo inesperado e que conseguiu causar espanto e surpresa a todos os botonistas brasileiros, pois Gothe era lido do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso depois de onze anos informando, diariamente, sobre o que acontecia, não só no Rio Grande do Sul, como em todo o resto do país, já que entre seus colaboradores havia botonistas baianos, cariocas, capixabas, catarinenses e gaúchos. Mas, devemos reconhecer que é um esforço que demanda muita mão de obra e, em nosso meio, é muito difícil conseguir abnegados que se prestem a transmitir o que acontece em suas agremiações. Seria muito mais tranquilo ao Gothe receber os assuntos de mão beijada e somente colocá-los ao dispor dos leitores. Mas, diferente disso, tinha de ir ao encontro dos acontecimentos e, muitas vezes, com prejuízo de seu desempenho nas competições. Por isso, eu entendo a atitude dele. Sai por cima, abandonando o maior informativo botonistico brasileiro. Quem sabe alguém consiga seguir o seu exemplo, criando um veículo informativo que possa alegrar os corações dos botonistas.
Blog do Gothe foi sempre um dos mais lidos com atualizações diárias
Os blogs, começando pelo futebol de mesa news de São Paulo, o qual já dá sinais de enfraquecimento, pois são poucas as novidades que aparecem em suas páginas, tem uma tendência de diminuir a sua força. Muitas são as notícias que permanecem por meses e até anos sem serem modificadas.
Blogs como da Riograndina, onde o excelente Mário produzia a coluna do presidente e, regularmente, eram mostrados os resultados das competições, simplesmente, parou. E, como ele, pararam os blogs do pessoal de Pelotas, de Livramento, de Caxias, da Liga Inglesa, assim como AFUMTIBA, CBFM e blogs de botonistas: Alexandre Prezzi, Rogério Prezzi, Marcos Zeni, Daniel Pizzamiglio, Chelsea de Hugo Alexandre, uma porção deles. Enio Seibert recomendou o blog Botoníssimo, que também não apresenta novidades. Do nordeste, vários ficaram sem atualizações como o Clube dos Rodoviários, Liga Jardim Brasil, A Hora do Botão, Armandinho futmesa.
Salvam-se, trazendo notícias semanais: A Marreta, do meu amigo Abiud Gomes, Penofutmesa, do amigo Sergio Travassos, Zzfutmesa, do grande José Edson Carneiro da Cunha, Guido Garcia, Afumeca, mantido pelo esforço do incansável João Batista Rangel Júnior que conseguem amenizar um pouco a curiosidade de todos nós, leitores ávidos.
o blog A Marreta continua com atualizações semanais
Já escrevi, também, solicitando que, por favor, falem do futebol de mesa na imprensa esportiva, mas vejo que são muito poucas as inserções nas páginas de esporte.
Fico com o coração entristecido, já que na atualidade possuímos ferramentas que nos ajudam a divulgar os acontecimentos na hora imediata de sua realização, não conseguimos pessoas que se disponham a fazê-lo. Que o Santo Protetor do Futebol de Mesa nos ajude e guie alguém para suprir as ausências dos que pararam de escrever.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

6 comentários:

  1. Ficamos muito tristes ao saber do fim do Gothe Gol pois era lido diariamente aqui por nós de Sta Vit do Palmar. Espero que surja logo outro portal de notícias igual. Abraço Aramanu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Aramanú, eu penso que o futebol de mesa deveria ser muito mais divulgado. Deveria corresponder ao crescimento de agremiações e promoções na mesma proporção. E o que vejo é que estão diminuindo as fontes de informação. Comungo com seus esperança e que surja algum abnegado que se proponha a noticiar o nosso esporte.
      Abraço.
      Sambaquy

      Excluir
  2. É isso aí, amigão Sambaquy. As redes sociais vão minando os blogs e noticiários. O facebook está aí, mostrando resumidamente as poucas notícias sobre o futebol de botão.
    É uma pena que o Goethe tenha encerrado. Aqui, no Recife, restam apenas os teimosos em propagar o jogo de botão.
    A Marreta deixa de ser abrangente porque só retrata o que acontece no mundo do botãobol, mas o PEnofutmesa, de Sérgio Travassos, é mais apurado. Infelizmente, está diminuindo a periodicidade dele (há 5 semanas que nada é postado). A notícia mais quente do futebol de mesa aqui em Pernambuco foi a realização nesse final de semana, em Caruaru, do Nordestão - 12 toques. Para saber do resultado, apelei para o amigo Humberto Securão Arruda que postou no facebook. Eu vou continuar redigindo minhas matérias e tão logo aconteçam as rodadas, irei divulgando, tanto na Marreta, como no Futeboldemesanews. É só aguardar. Abração bem pernambucano, com Dunga na seleção brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Abiud, o seu leitor semanal continuará acompanhando a Marreta, que retrata o Botãobol. E faço questão que não diminua o seu entusiasmo jamais, pois é com alegria que tomo conhecimento do que acontece com os disputantes da Rainha das Regras. Pela quantidade de praticantes da 12 Toques eu acredito que deveria haver mais divulgação, mas, até no futeboldemesanews as matérias que são atualizadas são fornecidas por você. Abração gaúcho/catarinense e colorado.

      Excluir
  3. LH.ROZA
    Realmente nos pegou de surpresa, o encerramento do GOTHE GOL. Pois assim como EU, os demais simpatizantes desse lazer o FUTMESA, com o passar dos tempos haviam adquirido o hábito diário de acompanhar suas colunas. Esperamos que logo tenhamos a continuidade, quanto da divulgação nos meios jornalisticos aí a coisa pega, fica na dependência de alguem que já tenha jogado ou que tenha algum conhecimento da história do FUTEBOL DE MESA.
    Vamos aguardar .........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roza, devemos compreender que atualizar diariamente um blog ou facebook é muito desgastante. Mesmo contando com um bom número de colaboradores e outras cidades, o Gothe fazia tudo sozinho. E você, como eu, sabe muito bem que quem organiza não ganha títulos. Ele quer desfrutar o futebol de mesa, sem compromisso que o informativo lhe impunha.
      Vamos esperar para ver se alguém continua essa obra heroica.
      Abração.

      Excluir