segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GUIOMAR CHIES, O JORNALISTA AMIGO DO FUTEBOL DE MESA.


A edição de 06/10/2012, de O PIONEIRO, na sessão “Por onde anda?”, é feita uma homenagem ao grande amigo Guiomar Chies. O título do artigo mostra em letras garrafais: GUIOMAR CHIES AJUDOU A CONSTRUIR A HISTÓRIA DO JORNALISMO ESPORTIVO CAXIENSE. E como ajudou! Quando iniciávamos a divulgação da Regra Brasileira, em 1967, ele estreava nas colunas dos jornais da Caldas Júnior, de Porto Alegre. Era o nosso veículo de comunicação com os maiores jornais esportivos do estado: Folha da Tarde e Folha da Tarde Esportiva. Através dele, conseguimos nos fazer ouvir em todos os quadrantes de nosso estado.
Lembro dele, bancário, mas com uma vontade férrea de praticar jornalismo esportivo, com uma amplitude invejável. Nenhum outro jornalista nos dava tanta atenção quanto o Guiomar. Qualquer promoção imaginada por nós, o primeiro a ter conhecimento era ele. E, de sua pena, as convocações percorriam as maiores distâncias do Rio Grande amado.
Lembro da grande reportagem que produziu com Airton Dalla Rosa, um menino ainda, que conquistara o campeonato caxiense de 1968. Fotografou-o, através do seu companheiro Vasco Rech, e o publicou na Folha da Tarde Esportiva. No início do campeonato de 1969, estampou novamente Airton com o seu cunhado Nelsinho Prezzi, jogando, anunciando o início de nossa disputa. Deslocava-se até a AABB para noticiar aos seus leitores, sem nunca reclamar da distância.
Quando a Liga Caxiense de Futebol de Mesa cresceu na quantidade de participantes, resolvemos alugar duas salas no Edifício Martinato. Contávamos com a participação de um patrocinador que nos ajudava muito, a Mapro, empresa que trabalhava com acrílico e que começava a fabricar botões e troféus para a nossa modalidade. A inauguração foi um ato solene e o corte da fita simbólica foi efetuado pelo dirigente da empresa que nos patrocinava e pelo nosso grande amigo jornalista Guiomar Chies. Homenagem mais do que justa, pois foi pelo esforço dele que conseguimos nos fazer conhecidos no estado inteiro.
Por vezes, recebíamos consultas de várias regiões, citando a leitura da notícia postada pelo Guiomar. E a todos respondíamos com o mesmo entusiasmo que usávamos para solicitar ao nosso jornalista a divulgação de nossos feitos.
A história do futebol de mesa caxiense está ligada indelevelmente a esse nome, homenageado pelo Pioneiro, do qual foi redator de 1971 a 1989, na famosa coluna “Pelotaço”, onde divulgava sempre a “a foto que não foi publicada”. Ele que jamais deixou de estar presente a todos os jogos realizados em Caxias; com toda a dificuldade que exista nas coberturas jornalísticas, onde deveriam enviar aos jornais de Porto Alegre o texto e os filmes para a publicação no dia seguinte, através de ônibus ou, até mesmo, pelas mãos dos árbitros que geralmente eram moradores da capital. Quando havia necessidade de comunicação telefônica, dirigia-se à Central Telefônica, em frente ao Hospital Pompéia, esperando uma ligação para Porto Alegre, a qual, com muita sorte sempre demorava pelo menos meia hora para ser concluída.
Guiomar trabalhou também nas Rádios Caxias, São Francisco e Miriam e, através delas, conseguíamos chegar aos lares caxienses, dando detalhes de nosso campeonato. Lembrem-se, sempre, que a primeira narração esportiva de uma partida de futebol de mesa aconteceu em Caxias do Sul, essa narrada pelo saudoso Adelar dos Santos Neves, com comentários de Renato Monteiro, entre os baianos Oldemar Seixas e Ademar Carvalho, e serviu para inaugurar a arena da Difusora Caxiense.
Como ele está aposentado, fica aqui a minha sugestão ao presidente da AFM Caxias do Sul, de convidá-lo para conhecer o esporte que ele ajudou a consolidar, por meio de seu trabalho de divulgação, que sempre o fez de forma gratuita e constante. Graças a ele, conseguimos nos consolidar como a grande entidade que brilha intensamente, não só em Caxias, no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil.
São amigos assim que, quando homenageados, fazem-nos reviver a grande caminhada que realizamos através de nosso amado esporte.
Airton Dalla Rosa - Campeão de 1968 - Reportagem feita por Guiomar Chies
Mais uma de suas reportagens sobre o Futebol de Mesa
Guiomar acompanhou a inauguração da 1ª sede da LCFM
Na foto mais abaixo percebe-se Guiomar ao centro de costas conversando com Jorge Compagnoni e Sylvio Puccinelli

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.
Sambaquy

Um comentário: