segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O IDEAL DE OURO - Coluna de 10 de março de 2008(Sargento Garcia).


Pessoas passam pela nossa vida e nos marcam para sempre. Confesso que conheci o amigo que escreveu essa coluna citada no título, dois dias após ter escrito essa homenagem a uma das maiores figuras que conheci dentro do futebol de mesa.

Falava da força, da paixão, do empreendorismo, da vontade férrea e, sobretudo do sentido de amizade que Claudio Schemes empregava em cada uma de suas façanhas. Escrevi um comentário, parabenizando-o pela felicidade em demonstrar em palavras a grande obra que hoje nos encanta e nos une fiel ao seu lema: Reunir amigos ao redor de uma mesa de botão. Realmente a herança de Claudio Schemes ainda está latente em nossos corações, reunindo os amantes do esporte dos técnicos em eventos que causam tanta alegria e felicidade.

Continuei lendo suas colunas e cada uma me motivava mais a escrever, contando um pouco daquilo que eu vivera em nosso esporte. Na Ousadia de mudar, abordou com maestria a diferença entre as duas modalidades desenvolvidas no Rio Grande do Sul. No final dessa coluna fazia uma homenagem a Nilson Leviens Mews, prematuramente falecido. Senti a força de seu coração fazendo justiça a um amigo que nos deixava.

Abordou Sob a Ótica das Mulheres e descreveu toda a série de preparativos que acontecem antes dos jogos. Misturou a incredulidade de nossas esposas a fatos épicos que surgem diante de nossos olhos em cada participação, com atitudes inusitadas de botonistas que acabam formando a história de nosso esporte. Ao final dessa coluna, dedica-a à Paulo Roberto Schemes, pois foi quem lhe estendeu a mão, que o recolocou no meio de seus amigos. Mostrava a gratidão que jamais deve ser esquecida e que ele valorizava com uma sutileza fabulosa.

Então, continuando a ler sua obra encontro o Fora-de-série. Não é necessário dizer que ele estava descrevendo a vida de uma pessoa que encanta a todos que tem a felicidade de conhecê-lo. Descreve em detalhes os feitos de Robson Betemps Bauer, dizendo que o destino roubou-lhe um anjo e que Deus havia lhe presenteado com mais um filho...

Confesso que estou escrevendo essa coluna na véspera da comemoração do Dia dos Pais. De quando em quando tenho de parar de escrever e enxugar as lágrimas que teimam em correr, inundando as lentes de meus óculos. Essa pessoa que hoje eu desejo homenagear, esse PAI AMOROSO, esse amigo PAI, esse botonista PAI, entrou em minha vida através de suas colunas e foi moldado como o maior exemplo de AMOR PATERNO que eu já recebi.

Nunca nos enfrentamos nas mesas, nunca havíamos nos encontrado pessoalmente, mas conversávamos muito pela Internet. Conheci sua história, a infelicidade de perder um filhinho num acidente doméstico. A reconstrução que teve de construir gradativamente de tudo quanto havia ruído ao seu redor. De haver vencido, pois é um vencedor nato. Senti seu coração à distância, pois a emissão dos eflúvios positivos que consegue transferir aos seus amigos é notório. Dele recebi um presente maravilhoso, que jamais poderei pagar, pois preencheu todo o meu anseio em guardar os meus velhos botões. Uma maleta maravilhosa, feita conforme eu havia imaginado e que é guardada com carinho em minha estante e em meu coração.

Em junho desse ano, por ocasião do XXIX Centro Sul Brasileiro, realizado em Caxias do Sul, tive a felicidade imensa de poder abraçar e agradecer, do fundo do coração, o presente que havia recebido desse campeão de todas as competições que participou, dessa pessoa que soube vencer as dificuldades que a vida colocou em seu caminho, que conseguiu dar a volta por cima e continuar a servir de exemplo a todos os que estão surgindo em nosso esporte.

Dedico esse DIA DOS PAIS a esse amigo querido GUIDO GARCIA, que em suas colunas assinava SARGENTO GARCIA, por ser esse exemplo, essa pessoa autentica, genuína, que tal qual um centenário carvalho, jamais se vergará ou quebrará diante das intempéries que o assolarem.

GUIDO STEIN GARCIA é desses botonistas que escreveram seu nome na história e serão imortalizados, não só pelos seus parentes, mas por todos os botonistas que receberam de Deus o presente de conhecê-lo e conviver com ele, mesmo que seja apenas por dois dias.

São suas as palavras que escreveu em sua primeira coluna: “Claro que nos orgulhamos das conquistas. Mas, o que mais nos orgulha são os amigos que cultivamos ao longo dessa caminhada. Os títulos ficam nas anotações daqueles que se dedicam a escrever a história. Os troféus ficam nos armários e prateleiras – esquecidos...

Mas os amigos ficam todos no fundo de nosso coração. E essa é a maior conquista que podemos ter em qualquer modalidade esportiva.”

Guido, amigo que eu guardo em um lugar especial de meu coração, você conseguiu motivar a coluna que escrevo, pois, foi depois de ler suas brilhantes Colunas do Sargento Garcia, que tive coragem de colocar as minhas experiências no papel.

Que possamos nos encontrar muitas vezes ainda. Um grande abraço de um Pai a outro Pai.

Até a semana que vem.

Sambaquy.

3 comentários:

  1. Adauto:

    É difícil falar alguma coisa depois de ler o que escreveste. Estou emocionado com tanto carinho. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Sambaquy,
    Não me canso de parabenizá-lo por suas colunas e pelo que fez pelo esporte. Mas desta vez tenho o dever em cumprimentá-lo pelo reconhecimento de uma das pessoas mais talentosas e vencedoras do nosso esporte, o grande GUIDO GARCIA, pessoa esta que agradeço por estar ao meu lado e por ter me adotado como filho.
    Parabéns e obrigado Guido meu grande amigo, obrigado meu pai !!
    Parabéns e obrigado Sambaquy meu novo grande amigo !!

    Robson Bauer

    ResponderExcluir
  3. Guido,

    Realmente tu és uma grande lenda viva do nosso esporte.

    Parabéns pela grande pessoa que tu és!

    Grande abraço!

    Maciel

    P.S. Aproveitando, vê se entrega a minha caxinha...

    ResponderExcluir