segunda-feira, 21 de novembro de 2011

RECIFE – A VENEZA BRASILEIRA SENTIU A FORÇA GAÚCHA.


Meus queridos amigos botonistas, hoje eu e enaltecerei o meu lado gaúcho nessa competição nacional. Estive acompanhando, através dos blogs, o 38º campeonato brasileiro de futebol de mesa, realizado nessa cidade que eu amo de paixão. Confesso que tinha os meus preferidos para a conquista dos troféus maiores, mas, no conjunto da obra, posso dizer que estou realizado. Queria escrever, aqui, que Cristian Batista seria campeão livre, Daniel Maciel no liso, Daniel Crosa no sênior, Pizzamiglio no máster e o meu querido Pica-Pau nos juniores. Para todos nós, caxienses, pertencentes à agremiação, os quais, há mais tempo se dedicam a praticar e divulgar o futebol de mesa no Rio Grande amado, seria a glória.
No livre, o Cristian Batista levanta o seu bi-campeonato e mostra a força da AFM ao mundo. Parabéns, Cristian por esse feito maravilhoso que engrandecerá a galeria de triunfos que a nossa entidade colheu ao longo dos anos. Esse é de fato um feito notável, pois durante todo o ano seremos campeões brasileiros na modalidade livre. Ninguém nos tira esse gostinho maravilhoso.
No liso, o meu filho de coração, Daniel Maciel está entre os oito melhores do Brasil. Sei bem da alegria de estar ranqueado entre os oito melhores do país, pois lá estive, em 1979, depois do brasileiro disputado em Vitória (ES). Está chegando a hora de você conseguir o seu cetro maior e, com calma e evoluindo sempre chegarás a consegui-lo. Parabéns aos demais que honraram a camisa gloriosa do nosso Rio Grande.
No sênior, o Daniel Crosa que também conseguiu ficar entre os oito melhores do país, o que nos assegurou mais alguns pontos vantajosos nesse campeonato. Acompanhei e torci muito pelo seu sucesso, meu amigo, engenheiro de mesas. Chegará o seu dia também.
Na categoria máster, o meu querido Luiz Ernesto Pizzamiglio mostrou força e, há muito tempo, está entre os melhores desse país. Dessa vez não deu, mas continue, pois, juntamente, com o debutante Zeni, chegarão ainda ao mais alto posto. Tenho certeza disso.
A minha alegria maior ficou com a garotada. Aí começa a grande conquista que vamos conseguindo, pois Caxias do Sul conseguiu colocar três, entre os quatro laureados na fotografia dos campeões. Fico feliz com Mateus, da AABB, que premia o esforço do Enio Durante, que consegue ter o melhor botonista do país em suas fileiras. Mais feliz ainda com a conquista desse pequeno gigante Gustavo, mais conhecido por Pica-Pau. Acompanho as conquistas desse menino e sei que estamos preparando, para o mundo, um grande botonista. Fiquei emocionado ao ver a foto dele no colo do André, segurando o seu troféu de vice-campeão brasileiro. Pica-Pau, ser vice-campeão no seu primeiro brasileiro mostra o quanto você ainda conseguirá conquistar em sua vida que se inicia agora nesse esporte.
Esse crescimento na categoria que será o nosso futuro mostra o quanto o futebol de mesa é levado a sério no nosso estado. Logo, logo, estaremos torcendo por eles em todas as categorias, com a grande virtude de que estão começando onde nós terminamos. Para eles, não há este abismo enorme que vemos entre o nosso futebol de mesa e o futebol de mesa nordestino. Eles estão conquistando lá, tal como a seleção de 1958 fez na Suécia, os trunfos vitoriosos que nos impedem de conseguir. Para eles, que estão começando, a igualdade jamais fará criar barreiras em seus sonhos. Meus parabéns a essa garotada que está mostrando o trabalho sério e honesto feito no Rio Grande do Sul.
Para mim, a verdadeira conquista, independente do campeonato por equipes é essa. Sou de uma geração onde as delegações para os brasileiros eram compostas de cinco pessoas.  No primeiro brasileiro de 1970, estávamos em vinte e seis participantes. Hoje em dia, esse número é o da menor delegação que participará das disputas. São centenas de pessoas em busca de uma conquista que escreverá seus nomes na história de nosso esporte. Poucos conseguem pela grande qualidade que encontramos nas mesas. Por isso, estar entre os oito já é uma vitória. Representar bem sua agremiação é algo que não tem preço, pois o nome dela ficará escrito nos corações daqueles que nos enfrentarem.
No momento em que escrevo essa coluna,  está sendo jogado o torneio por equipes. Amanhã, saberei quem foi o campeão. Torço para que os gaúchos consigam ser vencedores nas duas categorias em disputa. Mas, que as disputas sejam leais e que a sorte privilegie a quem merecer, pois todos nós somos irmãos e filhos de um único Deus.
Com alegria me despeço de todos, desejando que mais um troféu chegue para a minha amada AFM Caxias do Sul.
Sambaquy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário