domingo, 27 de novembro de 2011

UM NOME ESTÁ ESCRITO NA HISTÓRIA DO FUTEBOL DE MESA BRASILEIRO.

Nós esperamos quarenta e seis anos para escrever o nome de nossa amada Associação de Futebol de Mesa de Caxias do Sul nos anais da história do botonismo nacional.

Desde 1970, quando foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade, sempre estivemos presentes nos eventos realizados. Na maioria dessas participações, estávamos no meio das tabelas de classificações. Foram raros os momentos em que conseguimos registrar um botonista caxiense entre os laureados. Em 1970, no individual, o Airton Dalla Rosa ficou com o quarto lugar. Nossa equipe, formada por Walmor Medeiros, Ângelo Slomp e Adauto Celso Sambaquy também conseguiu um quarto lugar. Oito anos depois, no Rio de Janeiro, Marcos Fúlvio de Lucena Barbosa consegue o vice-campeonato.

Depois disso, passou um longo período sem que conseguíssemos escrever nomes em conquistas nacionais. Estava escrito, entretanto que, em Recife, local onde estivemos em 1971, mudasse definitivamente essa história, de sermos apenas participantes.

Preparamos-nos com cuidados e abrimos as portas à categoria livre. Formamos equipes motivadas que participaram, nos últimos anos, de inúmeras competições, visando tornar-nos melhores. O trailer foi passado em junho, quando realizamos o 29º Centro Sul Brasileiro, no qual, o Mário Vargas, para a alegria geral de todos, conquistou, de forma brilhante, o troféu maior. Era apenas o início daquilo que culminaria em terras pernambucanas.

Partimos para as batalhas e começamos a triunfar com a nova geração. Na foto dos premiados da categoria júnior, dois representantes de nossa AFM estavam presentes: Gustavo (Pica-Pau) e Hemerson. Segundos e quartos lugares estavam em mãos de nossa Associação.

Na categoria sênior, nosso Daniel Crosa se situa entre os oito melhores do país.

No máster, Luiz Ernesto Pizzamiglio e Marcos Antonio Zeni se defrontaram com feras da época de ouro baiana. Acredito que seja a categoria mais difícil de ser jogada, pela excelência de seus botonistas. Fizeram bonito.

No liso, o nosso melhor ranqueado foi Daniel Maciel, que figurou entre os oito melhores do Brasil, coisa muito importante, pois a luta é de cachorro grande. Sei bem da alegria de estar entre os oito, pois em 1979, representando a Associação Brusquense, fiquei em sétimo lugar.

Na categoria recém incorporada à nossa AFM, os cavados, a grande conquista, a alegria maior da turma caxiense: Christian Batista é campeão brasileiro pela segunda vez, dessa feita representando as cores da AFM Caxias do Sul. Quanta honra para todos nós, já que essa será uma foto que exibiremos com orgulho para todo o sempre, pois o primeiro será sempre o primeiro.

Até aqui, eu já havia escrito na coluna anterior. Faltavam as disputas por equipes.

Nossas equipes foram formadas pelos botonistas: Chambinho, Cícero e Christian na categoria livre e Daniel Maciel, Mário e Carraro nos lisos. Disputas entre os melhores botonistas de todo o nosso país. Equipes formadas com a nata de suas Associações, com aquilo de melhor que se poderia dispor na atualidade.

Chambinho, Cícero e Christian chegam às finais e só são superados pelos grandes botonistas da Associação Riograndina, a papa títulos gaúchos desde a separação das categorias. Ficam com o lindo troféu de vice-campeões brasileiros da modalidade. Outra conquista inédita para a nossa Associação.

Daniel Maciel, Mário e Carraro têm uma luta muito mais difícil, pois estão em território onde os lisos têm ampla predominância histórica nacional. São suplantados por duas forças baianas que herdaram dos antigos botonistas, a técnica invejável de deslizar seus botões em superfícies super lisas. Acra, de Alagoinhas e Associação Santo Amaro, de Santo Amaro da Purificação, conseguem fazer a grande final, ficando nossos craques com a terceira posição nacional, derrubando os demais estados nordestinos presentes. Para mim, essa foi uma grande vitória, pois os primeiros campeonatos brasileiros eram disputados por estados e não por entidades esportivas. Por isso, quando conquistamos o quarto lugar em 1970, ficamos atrás da Bahia, Sergipe e Pernambuco. Hoje, são várias as Associações de um estado que disputam o campeonato brasileiro, tendo em vista que duas delas, baianas, disputaram o título. Não fosse isso, quem sabe nossos meninos estivessem disputando o título brasileiro

Resumindo, a nossa delegação teve a despesa no aeroporto, pois trouxeram inúmeros troféus em sua bagagem, produzindo o excesso de peso, o que fez o nosso jovem presidente Rogério Prezzi chorar de alegria.

Essa será uma gestão da AFM Caxias do Sul que marcará, com letras de ouro, a sua passagem nos anais da história de Associação tão grandiosa, surgida em 1965, num esforço de alguns abnegados jogadores de botão. Ela jamais parou de crescer e haveremos de colher muitos frutos, pois contamos com uma plêiade de botonistas de valor inestimável e grandioso.

Parabéns a todos os associados e simpatizantes dessa agremiação que faz amigos ao longo de sua história.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

Sambaquy

Um comentário:

  1. LH.ROZA....
    Amigo AC.SAMBAQUY...
    Ler sua coluna tornou-se algo indiscritivel, pois em cada uma revivemos nossas emoções por esse lazer que é o FUTMESA.

    Por tb. fazer parte da "MELHOR IDADE", vão-se os tempos em que ficaram registrados em nossa memória:jogadas incriveis, golaços e os intermináveis gritos que aterrorizavam os adversários.

    Ainda bem que atualmente essa nova "gurizada", estão mais calmos, mas praticando com uma tecnica muito refinada.

    Até +

    ResponderExcluir