domingo, 15 de julho de 2012

POR FAVOR: FALEM DO FUTEBOL DE MESA NA IMPRENSA ESPORTIVA.



Hoje, por curiosidade, abri as páginas do site Terra que dá cobertura a todos os times da série A do Campeonato Brasileiro. A princípio, era uma curiosidade sobre a dança dos jogadores, mas fui me atendo às anotações sobre a história e conquistas. E isso tudo me levou a uma página onde descrevem as atividades de todos eles, afinal, não é só o futebol que atrai os seus associados e simpatizantes.  Os grandes clubes brasileiros mantêm departamentos diversificados, praticando enorme diversidade de esportes. Uns têm equipes de vôlei, basquete, remo, futebol de salão, hóquei, natação e diversos esportes relativos à água e, pasme, tênis de mesa. Nenhum fala, em seus departamentos, de futebol de mesa. Será vergonha?

Já participei de campeonatos em que, equipes do Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, América, Portuguesa Carioca estiveram presentes, com seus uniformes tradicionais. Estes departamentos, pertencentes aos clubes, mantêm blogs, nos quais é falado sobre futebol de mesa. Todo mundo sabe disso e, por qual razão não são mencionados no rol dos esportes que são praticados?
Fluminense -RJ
América - RJ
Palmeiras - SP
Vasco da Gama - RJ
Flamengo - RJ
Internacional - RS

Marcílio Dias - SC
Vergonha ou omissão? Afinal, nosso esporte é reconhecido pelo CND e pode ser mencionado tranquilamente, atraindo esportistas que o admiram. Não passou isso pela cabeça de seus departamentos de marketing? Não seria uma oportunidade de aumentar o número de associados contribuintes aos clubes?
Eu acredito que ainda exista o antigo preconceito de que o futebol de mesa é esporte de crianças. Pessoas desavisadas devem de ser alertadas para a quantidade de cabeças brancas que ficam horas ao redor de mesas, jogando, lutando pela vitória, alimentando o seu ego de botonista. Não se deram conta, também, que se divulgado fosse o departamento, haveria atração da garotada que teria de redescobrir o futebol de botões e com isso aprender regras, desportividade, fazer amigos em ambiente sadio, longe de drogas e outros males que infestam a juventude atual.
Mas isso não acontece somente com os clubes que amparam o nosso esporte. Qual o jornal em nosso território que abre suas páginas para cobrir alguma promoção? Para conseguir, por misericórdia, um espaço na página de esportes, temos de nos fazer valer de amizades, implorar e carregar jornalistas para as nossas promoções. Mesmo assim, são notinhas que publicadas uma vez encerram a responsabilidade de informar.
Sempre foi assim, pois em minha cidade natal, quando promovemos o campeonato estadual, no distante ano de 1966, para ter acesso à página de esportes do jornal local, escrevi a matéria e paguei do meu bolso o valor de três clichês (na época ainda se usava a clicheria para estampar fotos). E isso por ser amigo do redator chefe do jornal.

Sempre que surge uma reportagem sobre o futebol de mesa, imagino a luta que o abnegado botonista efetuou, no sentido de informar aos demais botonistas sobre a competição. No entanto, quando uma personalidade artística joga uma partida de botão, a cobertura é imediata e a exploração fotográfica é mostrada a todos os seus fãs. Tenho um amigo, praticante de futebol de mesa que, em determinado campeonato, convidou ao grande Oscar (do Basquete) para participar. Se ele estivesse presente, com certeza a cobertura do certame seria vista em todos os quadrantes do país. Infelizmente, por compromissos profissionais, o grande Oscar não pode comparecer, agradecendo a honra do convite.
Hoje em dia, diversos blogs sobre o nosso esporte surgiram para suprir essa lacuna imensa que existe. Mas, mesmo assim, acredito que isso seja pouco, pois para crescermos como esporte, teríamos de ter um noticiário em jornais diários, visto que o número de competições, na atualidade, é imenso. Em todos os cantos de nosso país joga-se futebol de mesa. São campeonatos diversos, jogados em clubes, promoções de Federações, reunindo botonistas em competições em nível estadual e uma Confederação que realiza competições nacionais.
Há pouco tempo, realizou-se no Rio de Janeiro um Campeonato Mundial. Por acaso houve divulgação através da mídia? Que eu tenha tomado conhecimento, nenhuma. A comunicação foi através dos diversos blogueiros que amam esse esporte e que se esforçam em diminuir as distâncias, trazendo notícias sobre as competições.
Muitos blogs não mantêm atualização diária, pois os responsáveis têm outras atividades e delas não podem ficar afastados. Quando sobra um tempinho, atualizam, mesmo que com algum atraso. Diariamente, leio diversos deles, pois assim me atualizo e acabo fazendo novas amizades.
Pensem nisso, fazendo pressão para ver se conseguimos modificar o pensamento dos redatores esportivos de nosso país.
Até a semana que vem, se Deus assim permitir.
Sambaquy

8 comentários:

  1. LH.ROZA
    Alô meu AMIGO!!!
    Que essa semana seja + amena que as passadas...
    Acompanhano a leitura de seu texto, realmente é uma pena não haver + divulgação desse nosso lazer,o FUTMESA, que tantas emoções já nos proporcionaram.
    Quanto aos Clubes e/ou Associações, talvez os "Diretores" não tenham conhecimento da pratica do futebol de mesa, e o que representaria em termos de divulgação de 1 Dptº,sendo assim, somente com alguem que já tenha praticado ou que seja ligado aos meios de conicaçã...
    Até a proxima...

    ResponderExcluir
  2. LH.ROZA
    Alô meu AMIGO!!!
    Que essa semana seja + amena que as passadas...
    Acompanhano a leitura de seu texto, realmente é uma pena não haver + divulgação desse nosso lazer,o FUTMESA, que tantas emoções já nos proporcionaram.
    Quanto aos Clubes e/ou Associações, talvez os "Diretores" não tenham conhecimento da pratica do futebol de mesa, e o que representaria em termos de divulgação de 1 Dptº,sendo assim, somente com alguem que já tenha praticado ou que seja ligado aos meios de conicaçã...
    Até a proxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Rozinha,
      Os Clubes tem conhecimento sim e "pagam" os seus atletas. No brasileiro em Itajaí, jogamos contra o pessoal do Flamengo. No ano anterior esses mesmos pertenciam ao Vasco. Diante de nossa surpresa eles afirmaram que foram "contratados" para defender o Flamengo. E as despesas deles com viagens, estadias, alimentação são pagas pelos clubes, que cobram resultados.
      Por isso eu não consigo aceitar essa omissão em citar o Departamento de Futebol de Mesa.
      ATÉ A PRÓXIMA.

      Excluir
  3. Meu caro Sambaquy. A luta é inglória. Falo por Pernambuco, onde o futebol de botão é tido e havido como brincadeira de criança e de pessoas velhas que não têm o que fazer e perdem tempo com besteiras. É esse também o pensamento dos dirigentes dos Clubes que só aceitam a criação de um Departamento depois de muita insistência de alguns poucos abnegados, que muitas vezes bancam a prática do esporte no Clube. Aqui no Recife, apenas o Sport Clube do Recife tem um departamento, mas ao que parece as despesas são mínimas (consumo de água e luz). A manutenção dos campos e da sala fica por conta do próprio pessoal do Departamento, através de cotização.
    A AABB/Caruaru age da mesma forma e cede o nome e o espaço por influência de um botonista que tem ligações com a direção do Banco, na cidade. A luta do pessoal de Caruaru é insana. Não tem trégua.
    Aqui no Recife e Olinda o botão é praticado em Associações e Ligas totalmente independentes, sem vínculo com clubes ou entidades.
    A APFM, da qual faço parte, sobrevive pura e simplesmente pela vontade de seus botonistas fundadores, sendo que um deles é proprietário das instalações que servem como sede da entidade.
    Da mesma forma agem a Liga do Jardim Brasil e o Arena Futmesa.
    Talvez a unificação das regras (utopia) trouxesse algum benefício e atentasse para a importância do esporte, partindo da premissa de que "a união faz a força".
    Sinceramente, não acredito mais nesse sonho. Fico portanto jogando meu botãobolzinho, todos os sábados, enquanto me restar força para praticá-lo. Já joguei a toalha há muito tempo! Abração.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Sambaquy. O futebol de mesa segue no mesmo campinhos dos outros esportes amadores. Não há divulgação, pois não existe interesse por parte da imprensa. Sou jornalista aposentado e as resistências para divulgação desses esportes são muitas. Alegam falta de espaço redacional. Também alegam o pouco ou quase nenhum interesse por parte dos leitores. Exigem, para publicação, a ocupação de espaços publicitários, na mesma proporção do tamanho da matéria. Se nos Clubes torna-se dificílimo se colocar o futebol de botão, imagine na imprensa. Aí a porca torce o rabo! É a dura verdade. Não há como sair dessa, salvo se nós botonistas fôssemos donos de jornais ou emissoras de rádio e de tv. É sonhar demais! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      Eu ainda acredito que muita coisa possa mudar, pois os antigos botonistas ocupam cargos políticos, chefias de jornais e postos importantes no contexto social do país. Os grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro apoiam o futebol de mesa e cobrem despesas, segundo me foi relatado por alguns integrantes de equipes, com quem troquei idéias. O Campeonato Mundial, recentemente realizado no Rio de Janeiro foi na séde do Vasco da Gama.
      Há muitos botonistas com influência que conseguem reunir condições de serem amparados por orgãos governamentais. Há um caminho a ser percorrido, o qual é espinhoso, mas sempre trazendo resultados animadores.
      Eu ainda não vou jogar a toalha, pois sou otimista e tenho fé em conseguir realizar mais alguns sonhos, antes de ter de retornar em definitivo para a casa do Pai.
      Um grande abraço a esse irmão de fé.

      Excluir
  5. Caro Padrinho Sambaquy
    graças a Deus aqui em Caxias conseguimos ainda o apoio da mídia, mas claro que poderia ser maior. Sempre conseguimos um espacinho aqui nos jornais,um espacinho ali nas rádios e assim vamos indo. Com certeza Caxias do Sul conseguiu verdadeiras conquistas a este respeito. Digo isto lembrando oq ue fizeram nos anos 70 cona transmissão ao vivo de uma partida na rádio difusora e agora mais recentemente o uso da internet como forma de transmissão ao vivo. Se nao temos a mídia grande vamos nós os botonistas criar meios de transmitir nosso esporte. hj somos inúmeros blogs que auxiliam em muito a busca por informações.
    Abraços e a luta continua, quem sabe mais um tempo conseguimos transmitir a final de um brasileiro, Centro-Sul ou alguma competição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu afilhado Rogério,
      Em Caxias sempre conseguimos tirar água da pedra. Pelos recortes de jornais antigos, que estão sob seus cuidados, poderás ver que a Folha da Tarde Esportiva, de Porto Alegre, sempre trazia noticias sobre o nosso esporte.Fizeram reportagens com Airton, colocaram fotos de seu pai e do Airton jogando, do Puccinelli, enfim, conseguiamos colocar noticias por influência e amizade com os correspondentes locais. Mas, sempre com muita luta, assim como vocês estão fazendo na atualidade. O exemplo frutificou e por isso vocês conseguem seguir publicando noticias sobre o nosso esporte. Quem sabe, um dia, não possamos ser surpreendidos com a transmissão ao vivo de uma partida final, de alguma competição importante.
      Até lá, teremos de lutar bastante para que sejamos lembrados pela midia.
      Abração.

      Excluir