domingo, 24 de fevereiro de 2013

GUIDO GARCIA – UM NOME A SER ENALTECIDO PARA SEMPRE


Meus amigos, no dia 18 de fevereiro, o amigão Guido Garcia comemorou mais um aniversário. Nada de novo, pois todos nós comemoramos os nossos aniversários em data determinadas pelo nosso nascimento. Mas, essa data é especial, pois é o aniversário de uma pessoa maravilhosa e que muito fez e tem feito pelo nosso esporte.
Guido Garcia, bi-campeão brasileiro, títulos conquistados em Natal e Vitória, nos anos de 1994 e 1995, logo após uma tragédia interferir em sua vida de modo dramático, mostra-nos como deve ser a superação. Tenho certeza de que nenhum de nós sofreu o trauma que esse amigo teve de enfrentar, mostrando a fragilidade de nossa vida física diante da espiritualidade. Mesmo assim, amparado por amigos leais, foi, viu e venceu.
Nem por isso perdeu a sua simplicidade, seu ar constante de tranqüilidade, nem deixou a soberba assumir lugar em sua vida. Continuou o mesmo, amigo fiel e incentivador a todos os praticantes de nosso esporte. É um exemplo vivo de como deve ser o botonista que ama o que escolheu para praticar. Um exemplo para todos nós que o admiramos e respeitamos por sua conduta impecável e sua  amizade   valorizada.
Fui beneficiado por sua bondade natural, quando escolhi uma maleta para a guarda de meus botões. Como havia voltado a jogar na regra de doze toques, escolhi colocar dois tipos de botões, enviando-lhe as medidas de cada um deles. E tudo veio perfeitamente de acordo com o que eu havia planejado.
Mas, a surpresa maior ainda estava por acontecer. Ao tentar saber o valor de meu débito para com ele, fui informado que se tratava de um presente. E que presente maravilhoso estava ganhando dessa fábula de nosso esporte. São gestos assim que mostram a grandeza de um homem, pois se fiz a encomenda, sabia que teria um custo e estava disposto a pagá-lo. Mas, ele foi irredutível. É um presente. E no seu blog, ao descrever a maleta de Adauto Celso Sambaquy, escreveu:
“Raras vezes verão nesse blog uma referência à pessoa dos quais tenho a honra de confeccionar um equipamento para a prática do futebol de mesa – seja uma simples régua, palheta ou uma maleta. Todas são importantes para mim. São amigos que confiaram no meu trabalho. No entanto não posso deixar passar a oportunidade de dividir com todo o público que visita a minha página, a satisfação, a honra, de poder privar da companhia (mesmo que virtual) de uma personalidade do quilate de Adauto Celso Sambaquy. Esse homem é nada mais, nada menos do que o responsável pela introdução da regra brasileira – a regra baiana, como é conhecida popularmente – no Rio Grande do Sul. Ele já contou em sua coluna do Futmesa Brasil, por exemplo, de como foi a Bahia numa época totalmente diferente dos dias de hoje e lá assinou o primeiro livro de regras da modalidade. A história é extensa e recomendo a todos que se interessam em saber a história do futebol de mesa, que leiam suas colunas no site que referi. A verdade que isso tudo que existe – Federação gaúcha, regras compiladas, Campeonato Brasileiro, enfim ... tudo que nos faz tão feliz e apaixonados pelo esporte, deve-se ao árduo trabalho de Adauto Celso Sambaquy. Essa figura humilde, que guardava seus times em embalagens costuradas por sua esposa, merece todo o nosso reconhecimento, o nosso aplauso , a nossa gratidão. Com esse pensamento, confeccionei a maleta abaixo. Não está a altura de sua grandeza, mas foi uma simples maneira que encontrei de homenageá-lo e mostrar meu sentimento. Obrigado, Adauto, por ter feito tudo isso que hoje nos faz feliz.”

Escrevi uma crônica homenageando-o, que foi publicada no blog Futmesa Brasil, ao que ele respondeu, através de um e-mail em 04 de março de 2011, dizendo entre outras coisas:
“Meu querido amigo, história viva do futebol de mesa!
Teria talvez, que escrever extensamente, divagando sobre tudo – futebol de mesa, seria o prato principal. Mas vou tentar ser simples e preciso.
O futebol de mesa me proporcionou imensas alegrias. Se tentasse enumerá-las talvez não conseguisse reunir todas – desde os sonhos de menino, até o inúmeros amigos que fiz e tenho até hoje.
Mas, ficaria com uma que resume tudo. Em 1993 perdi um filho de cinco anos num acidente na piscina de minha casa. Não preciso te dizer que meu mundo acabou naquele instante em que o retirei daquelas águas. Meus amigos, em especial do futebol de mesa, me abraçaram e me levaram a disputar o Campeonato Brasileiro de 1994, em Natal. Deus guiou minhas mãos  e os anjos traçaram a minha sorte – ganhei o título. Isso, por si só, já dá a dimensão do que o esporte representou em minha vida. Pois bem, se não fosse por obra de diversos abnegados  - dentre eles ADAUTO CELSO SAMBAQUY – eu não teria talvez a oportunidade de praticar a regra brasileira que ajudaste a introduzir no Rio Grande do Sul. Não teria a regra – meu primeiro livro de regras (que conservo até hoje) traz a sua assinatura. Não teria granjeado a infinidade de amigos que jogam “botão”. Enfim... como te disse teria muito a falar.
Nada mais justo do que  um humilde praticante dessa regra pela qual tanto trabalhaste, tentasse te homenagear com um simples presente.
Não ficou que queria ou pretendia, mas tua alegria já me satisfaz.
Aceita, meu querido amigo, a materialização pueril de meu mais profundo reconhecimento pelo que fizeste pelo nosso esporte. Me sinto honrado em ter tido essa oportunidade, em te dizer um pouco de tudo que penso a teu respeito e de tua obra em prol do Futebol de Mesa. Um abração”
Por tudo isso, nesse dia especial em que comemoras mais um aniversário, querido amigo Guido, saibas que no fundo de meu coração brotou uma prece ao Senhor, pedindo por sua felicidade e pela realização de todos os sonhos que ainda estão latentes em você. Obrigado por ser meu amigo e por me considerar da forma como o fazes. Pessoas como você é que fazem a diferença nesse nosso mundo.
Galeria de Fotos Guido Garcia:
Guido e seu discípulo mais eficiente: Robson Bauer
Guido e Clair no XXIX Centro Sul - Caxias do Sul
Sempre recebendo Troféus - com a Equipe HPC /Sta Vitória do Plamar  (4º Lugar em 2012)
Sempre recebendo troféus...  Guido Campeão Gaúcho de Equipes 2011
Até a semana que vem, se Deus permitir.

6 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho, Adauto. Não sei é a idade - que nem é muita - mas ando com um certo ar de nostalgia, de saudade de muitos que já se foram, especialmente meu filho e meus pais. Se dissesse que pressinto algo talvez sofresse sérias reprimendas. O certo é que hoje mais do que nunca, os amigos que ganhei em volta da mesa são os meus tesouros. Até os inimigos, aqueles que não gostam de minhas atitudes, do meu jeito de ser ou de qualquer outra coisa, me ajudaram pois graças a êles sempre fiz auto crítica. Não me sinto merecedor de nada que não seja o carinho de quem eu gosto. Quando essas homenagens são feitas eu faço questão de mostrar para meus filhos - eles prosseguirão com o que ensinei. Um abração!

    ResponderExcluir
  2. LH.ROZA...
    Amigos AC.SAMBAQUY e GUIDO
    Talvez alguém já tenha lhe dito...Mas o Verdadeiro Mestre na arte do Futebol de Mesa faz pouca distinção entre a competição e o seu lazer. Ele dificilmente sabe distinguir uma coisa da outra. Ele simplesmente persegue a excelência em todos os seus lances, deixando para os outros a decisão de saber se ele está competindo ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Sambaquy, parabéns pela justa homenagem feita a esta grande figura do nosso esporte. Apenas pessoas iluminadas como vc são capazes de homenagear pessoas do quilate do meu grande amigo, segundo pai, Guido Garcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Robson,
      Homenagear essa figura carismática é a obrigação de todos nós, botonistas brasileiros. O Guido consegue ser o grande amigo, o exemplo de conduta a ser seguido, o desportista íntegro e sobretudo um ser humano de elevada sensibilidade. Podes ter certeza de que, para mim, é uma honra imensa poder ser considerado amigo dessa pessoa exemplar. Nada que disser ou escrever poderá representar uma pequena parcela do que ele representa para o futebol de mesa brasileiro. Sua luta vencedora continuará através daqueles que ele iniciou e que o incentivam a continuar. Você é um exemplo disso tudo.

      Excluir
  4. Sambaquy e Guido, duas pessoas que pouco conheço mas que muito quero bem, pela simplicidade e por essas palavras especiais dedicadas um ao outro.Tenho a certeza de que são pessoas iluminadas pela Luz Divina de Deus...Amigos Especiais... Parabens Guido, Parabens Sambaquy... se algum dia eu colaborar 3% de tudo que voces fizeram pelo Futebol de Mesa ja me sinto Feliz... Abraço carinhoso. Contem comigo sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Richard,
      O futebol de mesa é algop apaixonante e nos revela pessoas maravilhosas que fazem dele o grande esporte que é na realidade. Sua modéstia, há muito tempo não permite que vejas o bem que estás fazendo à sua cidade, que já foi um dos maiores polos botonisticos do sul do Brasil. Graças a você Livramento ressurge para a glória de todos os botonistas gaúchos. Continue sempre a trabalhar por aquilo que amas e serás eternamente feliz. Um grande abraço.

      Excluir