domingo, 28 de abril de 2013

VOU FALAR DA NOVA GERAÇÃO - FILHO DE PEIXE...


Tenho escrito muito sobre os primeiros praticantes do futebol de mesa, aqueles que ajudaram a promover o nosso esporte, não só em terras caxienses, mas em todo o país. Por ter compartilhado esses momentos com todos eles, sinto-me à vontade para descrever suas façanhas e contar suas histórias. Muitas vezes, até indevidamente, colocando algo que gostariam de deixar escondido, mas aconteceu... está feito.
Hoje falarei da segunda geração de botonistas fantásticos que habitam na sede do Vascão e, ao final de cada torneio e campeonato, estão arrecadando os troféus mais valiosos. Refiro-me a alguém que começou a excursionar pelo futebol de mesa muito tempo antes de se tornar um dos seus praticantes -  o excelente DANIEL PIZZAMIGLIO, o homem que vive sob a prisão domiciliar imposta por sua amada Simone. E ela tem razão em prender, pois como filho sempre herda as façanhas do pai, todo o cuidado é muito pouco.
Pizzamiglio começou a jogar quando ainda usava calças curtas, lá por 1983/1984, junto com os famigerados irmãos Prezzi no Recreio da Juventude. Para que pudessem praticar, os cavaletes tiveram de ser reduzidos pela metade de sua altura e, muitas vezes, os atletas se deitavam na mesa, tentando alcançar seus botões. Depois disso parou, mas já estava mordido pela mosca azul e, em 1999, quando o saudoso Vanderlei Duarte inaugurou o Campo dos Bugres Futebol de Mesa, voltou para nunca mais parar. O que mudou foram os nomes que o Vanderlei ia dando à antiga Liga Caxiense de Futebol de Mesa, a pioneira. Primeiramente, Campo dos Bugres, depois Afumeca e finalmente AFM Caxias (nome oficial após o registro na FGFM).

Em 2000, morando em Porto Alegre, jogava de liso contra os cavados no Clube Caixeiros Viajantes.  Foi sempre fiel aos lisos. Naquela época, nas sextas feiras, quando o seu calendário permitia, viajava a Caxias e se reunia com Rogério e Alexandre Prezzi e seu ex cunhado Rafael, numa sede que estava localizada atrás do Hospital Pompéia, jogando até alta madrugada.
Seu primeiro time foi o Nacional do Amazonas, passando depois para PSG, a fim de alcançar a glória com o primeiro time de seu pai, o Vasco da Gama, para então trocá-lo pelo São Paulo, o que tem gerado muita gozação por seus quase primos Rogério e Alexandre.
Com o Vasco da Gama conquista seu primeiro título caxiense. A tradição caxiense é a solenidade de entrega festiva de prêmios. Em 2006, ocasião em que Daniel faturava seu primeiro título, seu pai o Pizzapai residia em Maceió (Alagoas). Daniel gostaria de compartilhar essa vitória com ele, mas a distância os separava. A festa foi programada para a mansão da Família Prezzi, sob a tutela do Mestre de Cerimônias Dr. Nelson Prezzi e orientada pelo presidente Vanderlei. E a surpresa foi a iniciativa do Vanderlei que intimou o Pizzapai para estar presente nesse evento. Foi atendido, pois o famoso deca campeão caxiense se fez presente, ficando escondido nas dependências da mansão. A cerimônia se desenrolou de maneira ordeira, ficando o troféu de campeão o último a ser entregue. Vanderlei então disse que quem deveria entregar esse troféu seria o seu maior fã, seu pai. E eis que surge a figura do grande Luiz Ernesto Pizzamiglio, que sai de seu esconderijo e arranca lágrimas dos olhos da maioria dos participantes ao discursar, dizendo: Que esse prêmio seria importante para ele, como pai, pois deixou um legado ao seu filho, que era o amor pelo futebol de mesa, mas que acima de tudo isso era saber que diante dele se mostrava a vitória de um homem de bem.

Pizzafiglio reeditaria essa façanha mais duas vezes em 2008 e 2012, mas a emoção da primeira conquista segue imbatível, pela surpresa emotiva em sua vida. Foi três vezes campeão da Copa Caxias, em 2008, 2009 e 2010. Sagrou-se bi-campeão estadual por equipes, representando a sua querida AFM Caxias, em 2009 e 2012. No certame estadual individual conseguiu um vice-campeonato em 2006 e em 2008, sagrando-se como o melhor botonista do estado ao vencer de forma brilhante. No Centro Sul de 2011, realizado em Caxias, consegue um brilhante quarto lugar, certame que teve Mário Vargas como campeão e Robson Bauer na vice liderança. Nesse ano ficou com o terceiro lugar da Copa do Brasil, também realizada em Caxias, quando o Rio Grande pode comemorar a primeira grande conquista de lisos, em caráter nacional.
Duas conquistas com a equipe da AFM Caxias
Daniel e Airton - os dois únicos campeões estaduais de Caxias do Sul
Campeão Estadual 2008
Daniel Pizzamiglio criou um blog, FUTMESA EXPRESS, com informações históricas da evolução caxiense no esporte, criando a lista de campeões caxienses nas diversas competições realizadas. Nesse blog mostra mais uma característica herdada de seu pai, o bom humor e as sacanagens com os seus amigos de esporte.
Teve uma fase de menos brilho, mas desde o início de 2012 reencontrou o seu brilhante futebol de mesa e está sempre na zona de premiação. A sua principal característica é a amizade, a simpatia e o bom senso em todas as suas atitudes, evitando situações desagradáveis que queiram ou não acontecem em grupos de pessoas. Para muitos, é o melhor praticante da cidade, disputa acirrada com diversos nomes proeminentes que figuram nos quadros caxienses. É um jogador frio, calculista que dificilmente se abala, mesmo quando o placar não o favorece. Esse é o Daniel Pizzamiglio, que eu tive a graça de conhecer muito pequeno , quando em uma solenidade em Brusque, na Chácara Appel, realizamos a nossa festa de entrega de prêmios relativos ao ano 1980. E, nessa ocasião, ele foi fotografado junto com meu filho Celso, esse fardado como um legítimo colorado.
Celso Sambaquy e Daniel Pizzamiglio muito antes de pensar em jogar futebol
de mesa.
Até a semana que vem, se Deus permitir.
Sambaquy

11 comentários:

  1. É isso aí, Sambaquy. Ainda bem que, mesmo poucos, os herdeiros estão aí para sequenciar o futebol de botão. Aqui no Recife, a APFM trouxe para seus quadros o jovem Matheus Tiné, de 17 anos, que assim dá seus primeiros passos no botãobol. Ele é oriundo da 12 toques, mas irá se aperfeiçoar jogando a pernambucana e deverá se tornar um grande campeão. E o galeguinho colorado da foto? Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      Fico feliz em saber que o Matheus Tiné, de 17 anos está se incorporando a vocês. Por aqui são os filhos que estão seguindo os exemplos dos pais e tocando a Associação. Quem sabe ele traga mais gente de sua faixa de idade e com isso a regra pernambucana possa ser continuada indefinidamente.
      Um abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  2. LH.ROZA
    Abrir sua "coluna" tornou-se um habito incorrigível,no bom sentido, brincadeirinha...
    Mas são fatos como esses que nos deixam embargados, EU tentei que meu filho continuasse os mesmos passos, o que ocorreu por pouco tempo.
    Pois essa gurizada macanuda, são facilmente desviados para estes tais joguinhos da Internet, sem contar com as "gurias" prontas nas pontas dos cascos.
    Mas isso são as evoluções que temos de aguentar.
    1 forte abraço ao AMIGO e até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado Rozinha,
      Os nossos filhos, desde cedo foram envolvidos por esses joguinhos da Internet e deixaram de lado o esporte que nós amamos. Agora a minha esperança reside no meu neto mais novo, pois os mais velhos também foram envolvidos pelos brinquedos eletrônicos. Mas, para jogar é necessário gostar e ter amigos de sua faixa de idade que o acompanhem. Assim, acredito que o exito existirá. Pelas fotos podes ver que eram diversos os filhos dos botonistas caxienses a praticarem. Até uma mesa com cavaletes especiais foi armada para os campeonatos que eles disputavam. Um abraço e até breve.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sambaquy,

    Acho que fiz em torno de cinco comentários, um agradecendo você e ao Rogério pela grata surpresa da coluna rica detalhes todos oriundos da memória dos dois amigos, outro dizendo que jogo futmesa graças ao meu querido pai, outro falando sobre minhas equipes e conquistas, outro citando da minha vontade para contribuir com o crescimento do futebol de mesa, mas achei eles muito longos e resolvi apagá-los. Resumo oque eu procuro ser como homem e conseqüentemente botonista nas poucas linhas abaixo:

    O principal de tudo para mim não são os títulos, apesar de ser muito bom vencer, mas prefiro ser lembrado como um exemplo de honestidade e cavalheirismo dentro e fora das mesas, e isso com certeza não pode ser conquistado em apenas um final de semana ou temporada.

    Um abraço a você e ao Rogério.
    Daniel Pizzamiglio

    PS. Samba, a Simone leu a coluna, estou passando o contato dela para você tentar explicar a história do filho de peixe, caso não dê certo foi bom representar a AFM Caxias em competições externas rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, a referência "filho de peixe" é referente ao futebol de mesa somente. As demais proezas de seu sogro não entram no mérito da questão, pois comportado ele nunca foi, mas eu ainda coloco a minha mão no fogo por ele. O Daniel é um exemplo que deve ser seguido e isso atesta que foi muito bem criado.
      Daniel, eu tenho acompanhado o seu trabalho há algum tempo e sei muito bem de suas qualidades. Você é o responsável por fazer a história da AFM (ex-Liga Caxiense de Futebol de Mesa) ser conhecida e divulgada. Além disso, suas conquistas nas mesas e fora delas é motivo de elogios frequentes. Você é um cara diferenciado e por isso mantenha sempre essa postura digna e envolvente. Fico feliz em ter escrito sobre você, homenageando-o pois mereces esse reconhecimento.
      Um abraço a vocês dois, com o carinho do "velho" Samba.

      Excluir
  5. Meu grande amigo e irmão D. Pizzamiglio,

    Fico muito feliz em ler essa coluna escrita pelo meu Papai Samba, pois você és merecedor de todos os elogios possíveis, uma pessoa muito honesta na mesa e fora dela.

    Grande abraço meu Brother!

    Maciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filhão Maciel (9) do meu time do Inter.
      Essa valorização da mocidade que está girando a roda da AFM, fazendo com que ela se torne essa agremiação prestigiada e reconhecida por todo o Rio Grande e também do país inteiro, é mérito de vocês. Com a experiência da administração da AFM, estás dando um banho de bola à frente da FGFM, o que me deixa imensamente feliz. Aliás, duplamente feliz com a belíssima notícia que passaste hoje. Com ela eu tenho a certeza da continuidade por muito tempo de nossa Associação. Parabéns.

      Excluir
  6. Só pra lembrar que o sucesso nas mesas do Daniel Pizzamiglio é pelo motivo que desde pequeno ele ja tinha os irmãos Prezzi para treinar chute a gol nos treinos. Então se não fosse a gente ajudar ele não seria tudo isso não.

    Parabéns Sambaquy pela coluna..merecida homenagem a esse grande jogador e amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,
      Sei bem que vocês foram os responsáveis diretor pelo sucesso do Pizzafiglio. Tenho certeza que os três são, sem sombra de dúvidas, a continuidade e a consumação da idéia dos que iniciaram a Liga Caxiense desde 1965. Graças a vocês, que nunca abandonaram o futebol de mesa, hoje podemos causar inveja a inúmeras associações nacionais que recebem em sua fileiras novos associados, sem no entanto contar com os descendentes daqueles que iniciaram a caminhada. Parabéns a vocês por fazerem o sonho de seus pais e tio continuar a existir.

      Excluir