segunda-feira, 1 de abril de 2013

...E O QUE ERA SONHO ACABOU ACONTECENDO...


Não pensem que é primeiro de abril, o dia da mentira, o motivo dessa coluna que estou escrevendo. Não, nada disso. Foi a concretização do sonho de todos os gaúchos que jogam a modalidade liso que estava incompleto. Marcelo Vinhas, o excelente botonista pelotense, acabou realizando o que todos previam para um futuro próximo, ganhar a categoria especial.
Marcelo Vinhas
Só que o Marcelo não queria mais esperar. Há dois anos ele beliscou e parou diante do carioca Alenio Cheble da Silva, contentando-se com o vice-campeonato. Dessa vez, preparado como nunca, enfrentou as feras que foram aparecendo em seu caminho, derrubando uma a uma, chegando à final contra o terrível baiano Gabriel Mello. E, diante dos olhos de seus conterrâneos, jogou como nunca e consolidou o grande sonho de escrever o seu nome no rol dos grandes campeões brasileiros da modalidade.
Esse amigo, dono de grande personalidade, um cavalheiro na mesa e fora dela, merecia ser mesmo o primeiro a ter a honra de figurar nessa lista tão ansiada por todos nós. Após sua gestão frente à Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, pode dedicar-se com mais afinco aos treinamentos e isso refletiu no crescimento de seu jogo.
Já havíamos conseguido campeões brasileiros, através do Gustavo Lima (Pica Pau) nos juniores, Lauro Moretto (na categoria máster), na mesma modalidade. Ainda nos falta conquistar esse campeonato na categoria sênior. E para isso estamos com uma plêiade de botonistas maravilhosos, dedicados e jogando muito bem. Quem sabe no próximo brasileiro tenhamos a felicidade de poder inscrever mais um nome nessa relação.
Lauro Moretto

Gustavo "Pica-Pau"
Esse foi o primeiro campeonato individual na modalidade mencionada, pois, na modalidade livre, com botões cavados, já possuímos uma relação imensa de campeões, a saber: Miguel Fernando de Oliveira (1982), Victor Afranio Lima (1984), Cláudio Luiz Schemes (1985), Aldyr Rosenthal Schlee (1988), Luiz Fernando Silva (1992), Guido Antonio Stein Garcia (1994/1995), Nilmar Ulguim Ferreira (1996), Robson Betemps Bauer (1997/1998), Alex Antonio Degani Reis (2001/2008) Gilvani da Silva Moreira (2003/2004), Luiz Antonio Rodalles (2005/2009), Victor Lost Mecking (2007), Cristian Batista (2010/2011).
Como diz o ditado gaúcho, passou um boi, passa a boiada toda. Faltava essa conquista para iniciar as glórias que serão multiplicadas doravante, pois os nossos excelentes botonistas se mirarão no exemplo desse grande desportista que honrou a nova camisa da Federação.
Espero poder aumentar essa lista de campeões que figuram nas páginas da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, ao mesmo tempo que me congratulo com o grande Marcelo Vinhas, que trouxe essa imensa alegria a todos nós.
O primeiro título sempre é o mais difícil. Agora provamos que podemos conseguir, tenho certeza de que estaremos com um valor maior nas bolsas de apostas.
Obrigado Vinhas, e que a luta pelo bi continue sempre. Isso será um incentivo aos grandes botonistas que sonhavam atingir aquilo que você conseguiu. Valeu o esforço, Campeão.

Até a semana que vem, se Deus permitir.
Sambaquy

*Fotos de Daiam Oliveira

4 comentários:

  1. Meu caro Sambaquy. Não acompanho a regra brasileira aqui no Recife, daí não ter idéia do nível dos nossos botonistas, mas creio que ainda estamos um tanto distantes do restante do país. Nos 12 toques, o master alagoano Joaquim e o caruaruense Eder Sérgio foram campeão e vice campeão na Copa do Brasil, em Nova Friburgo. Agora, no botãobol, somos imbativeis. Abração pernambucano. Abiud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abiud, meu amigo, no Recife há excelentes botonistas na Regra Brasileira. No brasileiro realizado em novembro de 2012, em Salvador, o pernambucano CARLOS ALBERTO sagour-se campeão na categoria máster. Além de acompanhar o botãobol, também me interesso pelo 12 toques, regra que venho praticando em Itajaí e conheço a história do Eder Sérgio, pois recebi o livro CONFESSO QUE VI, do José Edson Carneiro da Cunha, o famoso Zezeh. Mudam as regras, mas o envolvimento é sempre igual. Futebol de Mesa é o melhor esporte do mundo. Abração gaúcho/catarinense. Sambaquy

      Excluir
  2. LH.ROZA...
    Meu eterno "ÍCOME"...desculpe não ter postado alguns comentários, mas por outro lado, estamos sempre acompanhando suas belas narrativas.
    Pois ao abrir sua "coluna" só nos faz recordar os bons tempos. Quanto a conquista do VINHAS, essa sem duvida ficará marcada e demostrando a força do FUTMESA GAÚCHO.
    1 forte Abç. e até a próxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Rozinha,
      Tenho certeza que estás sempre lendo o que escrevo. Acho que vou necessitar apelar aos amigos, pois os assuntos começam a ficar escassos. São 139 colunas escritas e muitas vezes faltam argumentos para descrever os acontecimentos, pois a minha fonte de consultas está depositada na AFM Caxias do Sul.
      Um grande abraço e até um futuro encontro em Itajaí.

      Excluir