segunda-feira, 12 de agosto de 2013

NERIVALDO LOPES, O BOTONISTA PARAIBANO

Os caminhos do futebol de mesa nos proporcionam amizades maravilhosas e que perduram através dos tempos. Eu colecionei amigos desde os meus primeiros passos no futebol de mesa e a grande maioria foi conservada com carinho e emoção. Já falei do meu reencontro com o meu primeiro adversário no Campeonato Brasileiro de 1970, realizado no ano passado em Salvador. Hoje, relembro um dos meus adversários do segundo Campeonato Brasileiro, realizado de 13 a 17 de agosto de 1971, na adorável cidade de Recife, capital do Pernambuco.
Copa Guarabira FM (1970) - Em 1º plano Haroldo, Fernando e Zezinho Chinês
Por incrível coincidência, o resultado desse jogo foi idêntico ao que realizei com o José Inácio, de Sergipe: 1 x 1. Meu adversário era o também bancário Manoel Nerivaldo Lopes que jogava com o Náutico, o Timbú pernambucano. Foi um jogo em que a maior oportunidade que surgiu foi a amizade que travamos. Por algum tempo nos correspondemos, mas a distância se encarregou de nos deixar afastados. Isso até que, recebendo uma mensagem religiosa muito profunda e cativante, procurei o nome de seu autor: Nerivaldo Lopes.
Nerivaldo (Naut.) X Guarabira (Toinho Amarelo) - 1970
A curiosidade tomou conta e não sosseguei até enviar um e-mail para o endereço indicado, o qual dizia o seguinte: Manoel Nerivaldo Lopes, gostaria de saber se você é originário da Paraíba, se trabalhou no Banco do Brasil e se jogava futebol de mesa? A razão é que eu conheci Manoel Nerivaldo Lopes em 1971, quando participamos do 2º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa em Recife (Pernambuco). Na ocasião, seu time era o Náutico e estava representando a Liga Guarabirense de Futebol de Mesa, de Guarabira (Paraíba). Em 13 de agosto de 1971, jogamos uma partida no Geraldão e o resultado foi o de 1 x 1. Eu sou o Adauto Celso Sambaquy e ficaria feliz em saber que encontrei um amigo que há muitos anos não tinha notícias. Forneci-lhe o meu e-mail e solicitei: Por favor, dê retorno.
II Nordestão- Aracaju - SE - 1970 - A partir da esq - Guilherme, Zezinho, Nerivaldo, Zequinha
Poucos dias após, recebo a resposta tão aguardada:
Meu caro Sambaquy,
Sou eu mesmo. Que alegria abrir a minha caixa de mensagens e encontrar seu e-mail! Você só pode ter recebido uma das mensagens que formato e mando para os meus contatos, não é? Só pode ter sido. Fico muito feliz. Saí de Guarabira em abril de 1976, transferido, a pedido para João Pessoa onde nasci. Aposentei-me no início de outubro de 1990. Ao chegar aqui, tentei implantar nossa regra, mas não foi possível. Daí aos poucos fui perdendo o interesse pelo futebol de mesa, e hoje é uma boa lembrança de minha vida.
Tenho bem presentes em minha mente aqueles gostosos momentos em Recife, quando do 2º Campeonato Brasileiro. Tenho saudade de meu saudoso compadre, Ivan Lima, falecido em 1994. Bons tempos aqueles! 
Ivan Lima e Nerivaldo Lopes
Você ainda mora em Brusque? Ainda conservo comigo as cartas recebidas de vários colegas de Ligas, inclusive cópia da ata de fundação da Associação Brasileira de Futebol de Mesa, datada de 19.07.1976, onde você aparece como Conselheiro representante de Santa Catarina. Lá estão os nomes de Oldemar Seixas, do falecido Jomar Moura, José Nunes Orcelli, Getúlio Reis de Faria e outros. Caro amigo, que bom esse reencontro, ainda que pela internet. A seguir informa seu novo e-mail e seu endereço.
Desde então, religiosamente, mantemos correspondência, sendo que para as suas mensagens religiosas criei uma pasta e, sempre que alguma coisa me perturba, vou até lá e leio algumas, as quais sempre me mostram como devo proceder.
A cada vitória do meu Inter, recebo parabéns, não me esquecendo de retribuir quando o Fluminense vence, pois, além de Náutico, meu amigo é tricolor carioca roxo. Pois agora, depois de ler tantas colunas escritas, manifestou sua vontade de possuir um time do Fluminense e até detalhou a forma como devem ser os botões. A parte baixa deverá ser branca e, na parte superior, um circulo bordô, outro branco e no centro verde, com o distintivo e numeração. Se não praticar, pelo menos vai ter a alegria de possuir um time de seu coração de torcedor. Solicitei ao meu filhão Daniel Maciel que seja o intermediário, pois é quem mantém contato com o seu Manoel de Rio Grande, o fabricante dos botões de sua preferência. Espero que chegue às minhas mãos o modelo e enviar para aprovação ao Nerivaldo, pois será o meu presente a esse amigo querido.
Nerivaldo tem uma família linda e, na atualidade, desempenha as funções de pastor evangélico, razão pela qual produz suas mensagens que edificam muito a fé das pessoas. Uma amizade que perdura há quarenta e dois anos, feita através do futebol de mesa, é algo que deve ser enaltecida sempre. Assim como ele, muitos outros amigos são preservados em meu coração. Existe algo melhor do que isso? Algum troféu substitui algo tão grandioso e tão forte em nossa existência? Não, por isso eu sempre afirmo que as minhas maiores conquistas foram as amizades que o esporte que escolhi praticar me proporcionou.
Nerivaldo Lopes e sua esposa na comemoração de suas bodas.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

5 comentários:

  1. Meu caro Sambaquy, como é maravilhoso um reencontro desse, mesmo virtualmente. É o lado bom da vida. As verdadeiras amizades são eternas e não se diluem, mas são bastantes doloridas quando os amigos mudam para outros planos da vida. Contudo, fica a lembrança e essa jamais se apaga. Nerivaldo deve ser uma pessoa ímpar e muito feliz (torce pelo Náutico). Que ele venha ao Recife e dê sua bênção à APFM. Ficaríamos honrados. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado amigo Abiud, o Nerivaldo está ai pertinho de vocês. Quem sabe o convite seja aceito e ele possa conhecer o botãobol, a famosa regra pernambucana e gostar dela. Realmente, as amizades são as coisas mais importantes da vida e perduram para sempre. Pena que alguns pensem que tirando vantagens conservarão os amigos. Perdem-os e acabarão sózinhos, pois, amizade verdadeira é troca de estima e confiança. O Nerivaldo torce pelo Náutico e seu compadre Ivan Lima torcia pelo Santa Cruz. O Timbú conquista as pessoas.
      Abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  2. LH.ROZA
    Bom DIA meu AMIGO...voltando nessa manhã fria dos PAMPAS,fui até à Docê PELOTAS rever os familiares; e por motivos ainda discutivies acabei trazendo a MINHA SOGRA ... tua acha graça ???
    Bem passada as "emoções" para cumprir o já tradicional ritual, abrimos o Notebook, eis que nos deparamos com mais uma bela narrativa.
    No momento era só....até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Roza,
      Não acho graça não, afinal foi ela quem te deu a sua alma gêmea, aquela que o acompanha em sua caminhada e mãe de seus filhos. Trate bem a sua sogra e agradeça sempre pelo grande bem que ela lhe fez. Imagine-se casado com alguém que odiasse o futebol de mesa...
      Um abraço e cuide bem de sua sogrinha.

      Excluir
  3. Resposta enviada por email do homnenageado Nerivaldo Lopes:

    Amigo Sambaquy,
    Li, emocionado, a coluna de seu blog onde escreveu sobre a modesta pessoa desse seu amigo paraibano de João Pessoa, a capital das Acácias e a segunda mais verde do Brasil.
    A única maneira que tenho de lhe agradecer por tão grande honra e consideração é renovar minha amizade pelo amigo e ter seu nome sempre inscrito nas quatro linhas do campo de futebol de mesa de meu coração, onde você nunca será mandado para escanteio nem será colocado na marca do penalty, mas estará sempre no lugar mais alto do pódio, erguendo a taça da amizade sincera, e vestido com o sagrado manto colorado.
    Vou repassar seu e-mail para minhas filhas e netos, e guardá-lo carinhosamente em meus arquivos.
    Ainda não perdi a esperança de nos encontrarmos outra vez, quem sabe, aí nessa linda cidade de Balneário Camboriú.
    Grande abraço, amigo, e que Deus derrame bênçãos abundantes sobre sua vida e a de seus entes queridos.
    Nerivaldo
    ps. Ainda tenho guardado um botão de paladon, nas cores base preta e vermelho na parte superior, que você me presentou quando estive em Caxias do Sul, lembra-se? Seguem fotos desse botão que me presenteou e de meu último time do NÁUTICO, concentrado até hoje. Seguem fotos dele.

    ResponderExcluir