segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TORNEIO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA – O MAIS ANTIGO DA AFM CAXIAS DO SUL.


Gostaria de falar desse tradicional Torneio, iniciado em 1973 e que depois de um período sem ser disputado, voltou com força e vigor. Seu criador foi o Marcos Antonio Zeni, um dos fundadores da Liga Caxiense de Futebol de Mesa. Lembro que, dias antes do feriado de 15 de novembro, Marcos lançou o convite a diversos botonistas que treinavam na Galeria Martinato, para a possibilidade da realização de um torneio em homenagem à Proclamação da República. Marcou para o dia 17 de novembro, pois ele teria de mandar gravar os troféus a serem disputados naquele sábado.
No dia 17 de novembro, Airton Dalla Rosa, Silvio Puccinelli, Rubem Bergmann, Adauto Celso Sambaquy e Marcos Antonio Zeni disputaram um torneio muito concorrido que acabou apontando esse colunista como o primeiro campeão. Nas disputas que efetuei naquele dia, iniciei perdendo para o Airton, mas venci o Silvio, o Rubem Bergmann e o Marcos Zeni. Somei mais pontos e fiquei com o troféu valioso de campeão.
Sambaquy, o primeiro campeão e Zeni o criador da competição
No ano seguinte, quando já residindo em Brusque (SC), fui surpreendido com a chegada, no dia 16 de novembro de 1974, do Marcos Zeni e do Adaljano Tadeu Cruz Barreto, com a finalidade de realizarmos o Segundo Torneio Proclamação da República. Sem ter avisado com antecedência, em uma cidade próxima às praias catarinenses, conseguir botonistas para participar foi trabalhoso.  Encontrei o Renato Antunes, um carioca rubro negro fanático, meu colega de Banco do Brasil. Dirigimo-nos à sede da Associação Brusquense de Futebol de Mesa que ficava no centro da cidade e fizemos um quadrangular. O campeão foi o Adaljano que, em sua campanha, empatou comigo e venceu o Marcos Zeni e o Renato Antunes.
O terceiro foi realizado em novembro de 1975 em Caxias do Sul, tendo se sagrado campeão o saudoso amigo Silvio Puccinelli. Não tenho maiores detalhes desse torneio, já que não participei, pois residia no Berço da Fiação Catarinense.
Após esse torneio, a Liga Caxiense sofreu um esvaziamento, sendo que os campeonatos foram disputados em 1976, com uma parada até 1981, quando houve um esforço por parte do Vanderlei, mas sem muito sucesso. Nova parada e, em 1985 até 1987, novos campeonatos são realizados, sem oportunizar a volta do Torneio Proclamação da República. O retorno definitivo das atividades aconteceu em 1997, quando não mais sofreu solução de continuidade, tendo o campeonato da cidade sido realizado, anualmente, até os dias atuais.
O Torneio Proclamação da República retornou a ser disputado trinta anos depois do primeiro. Em 2003, seu patrocinador Marcos Antonio Zeni resolveu ressuscitar aquele charmoso Torneio e, carregado de troféus, propiciou a Luiz Ernesto Pizzamiglio a honra de figurar nessa seleta lista. Desta data em diante, o Torneio vem sendo realizado no mês de novembro, reunindo os melhores botonistas da Associação.
A relação de campeões, fornecida pelo Futmesa Express, mantida pelo Daniel Pizzamiglio é a seguinte:
2004 – Vanderlei Duarte
2005 – Ednei Torresini
2006 – Daniel Maciel
2007 –Daniel Pizzamiglio
2008 – Daniel Maciel
2009 – Daniel Pizzamiglio
2010 – Daniel Maciel
2011 – Luciano Carraro

2012 – Mário Vargas Júnior.
O Torneio de 2013 deverá ser realizado no dia 09 de novembro, sábado, quando os botonistas caxienses se reúnem em nossa sede. Que seja o sucesso absoluto que sempre foi essa grande e maravilhosa realização do Marcos Zeni, premiando mais um grande botonista caxiense que escreverá seu nome nessa galeria de torneios tradicionais de nossa Associação.
A título de sugestão, gostaria que o artista das artes gráficas de nossa AFM, o meu afilhado Rogério Prezzi, criasse a relação de campeões do Torneio Proclamação da República, assim como fez com os Campeões Caxienses. Afinal, é o Torneio mais antigo que é disputado em nossa agremiação e entre seus campeões já temos dois falecidos. É uma maneira de perpetuar as conquistas auferidas em um torneio encantador, criado quando ainda estávamos funcionando na Galeria Martinato, no distante ano de 1973.
Até a semana que vem, se Deus permitir.

P.S.
Como a coluna foi descrita no meio desta semana e a disputa foi neste sábado a AFM Caxias divulga o resultado da competição:
Campeão: Daniel Maciel
Vice: Walter Almeida
3º Hemerson Leite
4º Luciano Carraro
Maciel ganhou pela 4ª vez a competição
Disputaram a competição 16 botonistas da AFM Caxias

3 comentários:

  1. Amigão, Sambaquy. Como é bom ver que uma simples idéia se torne realidade e vá tão longe. Aqui, no Recife, no reino do botãobol, há o Torneio Copa do Mundo, disputado desde 1966, com algumas interrupções, mas que retornou com força a partir 2002, fazendo parte do nosso calendário. Eu, com meu Uruguai, fui o primeiro campeão, aos 26 anos de idade. Que o Torneio Proclamação da República continue sempre na vida da bela Caxias do Sul. Um abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Abiud. Esse resgate da história de nossas Associações deve ser sempre lembrado, pois as novas gerações terão sempre motivo para a continuidade. A Copa do Mundo do Botãobol deve ser relatada em seu blog, mostrando para todos botonistas da Veneza Brasileira que tudo começou há muito tempo. Parabéns pelo título. Garanto que você, assim como eu mesmo, sente uma alegria imensa em recordar conquistas que marcaram época.
      Por aqui o Proclamação da República já faz parte da programação anual da AFM.
      Um grande abraço gaúcho a esse amigo pernambucano.

      Excluir
  2. Minha gente, analisando o resultado desse último Torneio Proclamação da República o primeiro lugar e o quarto não causam surpresa. O importante e maravilhoso foram as conquistas do Walter e Hemerson que chegaram a colocações cobiçadas, desbancando grandes feras caxienses. Parabéns a todos os vencedores, mas principalmente aos dois que acreditaram que não seria impossível e chegaram lá.
    .
    Que esse exemplo sirva aos demais. Só assim continuaremos com um número grandioso de grandes botonistas em nossa cidade.
    Abração do velho Samba.

    ResponderExcluir