segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

AS COMPETIÇÕES INTERNAS DA AFM CAXIAS DO SUL

Ao apreciar o trabalho grandioso do Daniel Pizzamiglio no FUTMESA EXPRESS, quando apresentou a retrospectiva de 2013, sentimos o quanto evoluiu a sequência de competições em comparação aos primeiros anos.
Isso é uma das causas que mostram a evolução de nosso esporte, pois a quantidade de Torneios e Campeonatos realizados no ano exige um treinamento que aprimora cada vez mais os nossos botonistas.
Nos primeiros anos de nossa Associação, as competições eram feitas na base do improviso. O campeonato Caxiense era tradicional e consumia alguns meses do ano. As demais competições aconteciam esporadicamente. A única dessas competições a perdurar na atualidade é o Torneio da Proclamação da República, instituído em 1973, ano de minha saída de Caxias, pelo fundador Marcos Antonio Zeni. Não havia uma carga de torneios como existe na atualidade. Criávamos um Torneio em homenagem a alguma conquista esportiva, como o Tri Campeonato Mundial, conquistado pelo Brasil, ou então, quando da visita de algum botonista de terras distantes, como no caso do Torneio Rio Grande do Sul x Pernambuco, por ocasião da visita de Ivan Lima, patrocinado pela Mapro ou, então, Torneio RGS x Bahia, quando nos visitava Jomar Moura. Este patrocinado pelo Conselho Municipal de Desportos, que ofertou uma linda medalha ao campeão.
O trabalho atual é muito bem elaborado e é impressionante a quantidade de encontros reunindo os botonistas caxienses. Robson Bauer foi vencedor no Torneio Primu’s’, Copa Caxias e Campeão da Primeira Divisão caxiense. Luciano Carraro logrou êxito no Torneio Início, Torneio Campos dos Bugres e Torneio de Inverno, Daniel Pizzamiglio venceu o Torneio Labocordis, Daniel Maciel laureou-se no tradicional Torneio da Proclamação da República e Mário Vargas foi o Campeão da Segunda Divisão.
Copa Primus 2013 - Robson Bauer campeão
Pódio Proclamação da República - Maciel venceu
Torneio Inicio - Carraro Campeão

Ao todo foram nove participações, reunindo os botonistas caxienses. Essa é a razão de conseguirem igualar-se aos nordestinos, pois ocuparam o ano inteiro praticando o nosso esporte com disputas que encheram de entusiasmo e dinamismo, fazendo com que as mãos de cada um deles ficassem calibradas como deveria ser.
Isso sem falar nas participações externas, promovidas por outras agremiações, Federação e Confederação. E isso no tocante apenas aos campeões, pois houve um revezamento salutar nas primeiras colocações.
A AFM foi representada em todas as competições. Lisos e Livres. Vejamos onde estiveram nossos botonistas: Estadual por Equipes, Copa Brasil Especial e Juniores, Centro Sul Especial e Master, Estadual Seniores e Juniores Lisos, Taça RS Lisos, Brasileiro de Clubes, modalidade Lisos, Brasileiro Especial e Juniores, Brasileiros de Clubes modalidade Livre, Campeonato Estadual por Equipes na modalidade Livre e Taça RS Livre. Em todas essas promoções, tivemos botonistas de categoria que trouxeram em sua bagagem troféus lindíssimos.


Houve ainda a participação nos Jogos Abertos, realizados pela SMEL, nas categorias Especial, Seniores e Juniores.
Participantes da edição 2013 do Jogos Abertos


Traduzindo isso em tempo ao redor das mesas, acredito que teríamos algumas centenas de horas em que o manto caxiense foi envergado, com garbo e responsabilidade, por nossos atletas, se não vejamos: Copa Brasil Juniores foi vencida pelo Gustavo Lima, Estadual Juniores Lisos conquistada pelo Gustavo Lima e que culminou com o Brasileiro de Juniores quando o Gustavo Lima, o nosso Pica Pau sagrou-se bi-campeão. No Brasileiro de Clubes, nossa equipe venceu a série Prata, recebendo o troféu de campeã, representada pelos botonistas Daniel Maciel, Daniel Pizzamiglio, Luciano Carraro e Robson Bauer. Em todas as competições, o pessoal caxiense esteve nas fotos dos jubilados.
Nos jogos abertos promovidos pelo SMEL, o título de campeão ficou com representantes locais, a saber: Categoria Especial: Daniel Maciel, categoria seniores com Luiz Ernesto Pizzamiglio e entre os juniores novamente encontraremos o Gustavo Lima como campeão.

Maciel Campeão no Especial dos Jogos Abertos

Pica-Pau Campeão no Junior dos Jogos Abertos

PizzaPai Campeão no Senior dos Jogos Abertos
Foi realmente um ano proveitoso e que encheu de orgulho nossa Associação. Que 2014 continuemos nessa mesma caminhada, com o mesmo denodo e eficiência verificados no ano que findou.
Realmente, acredito que até junho de 2015, quando nosso cinquentenário acontecer, as alegrias e a felicidade serão a grande motivação para a festa que deverá premiar os sonhos daqueles batalhadores que um dia criaram essa entidade. Entidade que sofreu, teve algumas paradas no meio do caminho, mas que soube fazer dos fracassos e das derrotas a argamassa que a transformou em uma entidade vencedora.
Que 2014 seja mais um grande ano em nossa vida.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

4 comentários:

  1. Meu caro Sambaquy. A chama do futebol de botão vai continuar sempre acesa aí nos pampas, dado ao entusiasmo daqueles que vivem inseridos no mundo mágico e maravilhoso do botão. Você, com seu pioneirismo, é um dos grandes responsáveis por esse sucesso. Aqui, no Recife, que sempre rotulo de a Capital do Botão, visto jogarmos nas mais diferentes regras, em 2013, teve um bom ano, apesar de algumas divergências, mas que já foram superadas. Hoje, a regra brasileira está sendo bastante divulgada aqui no Recife, graças a essa figura extraordinária que tive o prazer de conhecer, Sérgio Travassos, que mantem atualizado o blog PEnofutmesa, com tudo o que ocorre no reino dos lisos e livres. Que o pessoal de sua Caxias do Sul mantenha toda essa gana para a perpetuação do futebol de botão. Abração pernambucano, com muito frevo e botão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Abiud, a garotada em Caxias está a todo vapor e não deixará a chama se extinguir jamais.As divergências sempre vão existir pois todos almejam a mesma coisa e só um pode alcançar. Por isso fiquei muito feliz em ver que o seu Náutico terminou o ano vencendo e começa 2014 como o grande lider. Continue assim meu amigo que o troféu Rene Cezar vai parar em sua prateleira. Quanto ao Sérgio Travassos, tenho acompanhado o seu PENOFUTMESA e ele soliciou que eu escrevesse alguma coisa sobre o Ivan Lima. Eu disse que o Ivan ghavia me presenteado com sua camisa no final do brasileiro de 1971 realizado em Recife e ele pediu alguma foto. Já providenciei e gostaria de saber o endereço dele para poder escrever alguma coisa sobre esse amigo querido que muito cedo nos deixou.
      Um abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  2. parabéns ao excelente trabalho realizado no sul do país. esperamos, com muito trabalho, conseguir aqui no NE, algo parecido.

    abçs a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Sérgio,
      Enviei ontem a você as fotos da camisa do Ivan Lima e mais algumas fotos dele em Guarabira e em Salvador. Espero que estejam em seu poder, pois o Ivan foi um marco no futebol de mesa na Regra Brasileira em Recife.
      Abraço.

      Excluir