segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MENSAGEM DE FINAL DE ANO

Estamos chegando às últimas horas deste ano de 2013. Foi um ano bastante difícil de ser digerido. No futebol de mesa, as realizações foram bastante envolventes e a atuação do caxiense Daniel Maciel, à frente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, determinou um ano proveitoso e feliz. Mostrou a sua capacidade e dinamismo na função. Desejamos que o Silvio Silveira continue esse trabalho grandioso, que é o de comandar o nosso esporte em âmbito regional.

Os campeonatos de associações findaram, com surpresas como a verificada em Caxias, onde o colorado Carraro deixou escapar, nas últimas rodadas, a honra de figurar entre os destacados campeões municipais. Coube ao fantástico Robson Bauer somar mais um campeonato em seu curriculum botonístico.
Um fato relevante foi o Gustavo Lima (o nosso Pica Pau) ter sucumbido e caído para a segunda divisão. Ele que já mostrou ao Brasil inteiro a sua força vencedora, fará companhia ao seu fiel escudeiro Hemerson e ao meu afilhado Rogério, disputando o segundo campeonato mais importante da AFM.
A cada ano podemos observar o crescimento do desempenho gaúcho na modalidade liso. Já estamos vencendo campeonatos e deixando os amigos nordestinos falando sozinhos. Ainda falta uma estabilidade maior, mas já estamos chegando ao nível deles.
Para mim, foi um ano frustrante no futebol de mesa. Consegui jogar 22 partidas, todas na Regra de 12 Toques, em Itajaí. Cinco jogos em janeiro, seis em fevereiro e nove em junho com um razoável aproveitamento. Depois de junho, nem ao menos consigo tempo para limpar os botões. Meus compromissos estão me abafando e impedindo de me dedicar ao futebol de mesa como desejaria.
Mas, não adianta ficar chorando diante do leite derramado. O negócio é limpar tudo e procurar modificar nossa vida para enfrentar o ano que se inicia.
Desejo que tenhamos um ano de paz, de muitas realizações, com uma saúde maravilhosa e que possamos, junto com a alegria do futebol de mesa, somar alegrias com os nossos times preferidos, pois em 2013 os jogos foram terríveis, de dar raiva ver tanta nulidade junta. E esses craques famosos, nomes consagrados, recebendo fortunas mensais não corresponderam à expectativa depositada. Times compraram nomes de ex-jogadores em atividade para comporem um quadro que seria imbatível no papel, mas que no campo se mostraram incapazes de dar alegrias à torcida.
Para finalizar o Campeonato Brasileiro de futebol, as decisões ficaram por conta do tribunal. Saudade do tempo em que tudo era resolvido no campo de jogo. Que esse exemplo nunca chegue ao futebol de mesa, pois então estaremos fadados ao fim de tudo.

Em Caxias, vimos o ressurgimento do Juventude subindo para a categoria acima, encostando na S.E.R. Caxias e estando juntos, lutando para galgarem a série “B” do Brasileiro. Que o exemplo da Chapecoense sirva de modelo. Saíram da série D para a C e dessa para a B em três anos e estão debutando na série A em 2014. Foi a união de uma região do estado de Santa Catarina em torno de um ideal. Pelo menos, em 2014, estarão recebendo em sua casa os maiores times brasileiros, dando essa alegria aos seus torcedores.
Bem, meus amigos, que 2014 seja o grande ano na vida de cada um de nós, esperando que continuemos a nos encontrar nas segundas feiras, aqui, nesse espaço gentilmente cedido pela AFM Caxias do Sul, entidade que estará completando 49 anos de existência em 9 de junho de 2014.


Até a semana que vem, a primeira de 2014, se Deus permitir.

4 comentários:

  1. Amigão Sambaquy. Não entendo como tem gente que na Terceira Idade ainda arranja sarna para se coçar. Curto minha aposentadoria, desde 1991, com uma rápida incursão no jornalismo e no serviço público municipal. Vi e senti que não era mais minha praia e me decidi pelo "dulce far niente". Daí, ter realizado 186 partidas, sendo 183 de botãobol e 3 pela regra de 12 toques. Vá por mim, Sambaquy. Deixe para os outros e divirta-se. Feliz Ano Novo, com muito botão e um abração pernambucano, daqueles.

    ResponderExcluir
  2. Amigão, Valeu a sarrafada. Vou ter de arrumar alguém que me substitua por aqui e me dedicar mais aquilo que gosto de fazer. Quem sabe, com mais tempo possa colocar uma mesa aqui em casa e bater uma bolinha sempre que der vontade. Feliz ano novo para você e que em 2014, se conseguir me livrar dos trabalhos, quem sabe eu chego por ai, para tomar uma surra no botãobol.

    ResponderExcluir
  3. Salve 2014...meu RIMÃO BOTONISTA
    Como diria o poeta: CARONA NÃO RECLAMA...então fomos aproveitar o novo Aptº do parente, dai ficamos sem o Notebook.
    Porem nosso contato telefônico foi de grande alegria, esperamos continuar lendo seus textos.
    1 forte abç. até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Roza,
      Foi gratificante conversar com o amigo. Infelizmente nessa época do ano a cidade fica superlotada e a locomoção é sempre dificil. Espero que venhas com tempo a Camboriú e possamos conversar pessoalmente, tomando uma geladinha.
      Quanto aos textos, enquanto tiver oportunidade de contar o que foi no passado, vou fazer, pois é um pouco da história de nosso esporte.
      Feliz 2014.

      Excluir