segunda-feira, 10 de março de 2014

O DESCASO E APATIA DOS BLOGS DE FUTMESA.

Esse é realmente um assunto muito delicado e constrangedor. Temos em nossas mãos uma ferramenta que poderia nos colocar em contato com o mundo em um instante e a desprezamos, deixando frustrados aqueles que estão ávidos para saber as novidades de nosso grupo.
Vamos iniciar com o blog de nossa AFM Caxias do Sul. Estamos no mês de março e foram 
postadas, nesse ano, apenas três atualizações. Muito pouco, mesmo em se tratando de uma época de férias, de poucas competições. Nas três que foram postadas, numa consta a transferência do Torneio em comemoração à Festa da Uva e, nas duas seguintes, a relação dos disputantes ao título da Copa Caxias. Muito pouco, para quem quer saber algo que está acontecendo nessa agremiação que está chegando aos seus cinquenta anos.
O Torneio da Festa da Uva foi realizado e somente o Gothe Gol fez uma citação, informando que o Carraro havia sido seu campeão, vencendo o Daniel Maciel. Acredito que quem deveria informar tudo isso seria o blog da AFM, além de que isso seria um tributo ao grande apoio que o FUNDEL dá à entidade. Seria uma maneira de mostrar serviço em retribuição ao que é recebido.
Com esse abandono, os leitores acabam deixando de procurá-lo e passam a se dedicar a outras leituras, com as quais procuram se atualizar. A única atualização semanal desse blog é essa coluna. E pelo que pudemos sentir, muita gente deixa de lê-la por saber que não há atualizações recentes.
E o fato está acontecendo com quase todos os blogs. Passou aquele entusiasmo inicial e a quantidade de informativos que se encontram parados é enorme. Há alguns que ficam semanas sem notícia alguma, outros meses e há aqueles que estão parados há um ano ou até mais do que isso. Para observar é só focar a coluna que indica a quantidade de blogs que falam de nosso esporte.
Louvo a atitude do Gothe que migrou para o FACEBOOK e está atualizando diariamente, jogando pitadas de picardia nos leitores. Aliás, escrevem em suas páginas diversos expoentes que abrilhantavam os blogs de conhecidas agremiações. Mário Fernando Carvalho Ribeiro, Alex Klismann Degani, Deco Junqueira, Gabriel Mello, Claudio Pinho, Tiago Feliz, Pedrinho Hallal, Jeferson Oliveira, Ítalo Petrechelli e o próprio Gothe trazem as novidades que deveriam aparecer em diversos blogs, alegrando os leitores vinculados a eles.
Hoje a facilidade é imensa. Basta um clique e tudo pode aparecer instantaneamente aos olhos ávidos dos interessados no movimento dos diversos clubes. Nos anos oitenta, foram criados informativos datilografados que eram remetidos mensalmente a uma quantidade de interessados. Eram noticiosos que vinham desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. 
Os antigos informativos que circulavam nos Anos 80
Créditos retirados do livro BOTONÍSSIMO. de Ubirajara Godoy
(quem tiver interesse informe ao Sambaquy,  que lhe remete o livro por e-mail)
As notícias, por vezes, defasadas, mas deixavam as pessoas inteiradas do que acontecia em seu agrupamento esportivo. Eram custosos, pois além do original, as demais cópias eram xerocadas, grampeadas e remetidas via correio nacional. E o custo disso tudo era arcado pelo seu redator, pois não havia verba destinada a essas promoções. Quem redigisse gastava bastante dinheiro, mas o fazia com AMOR ao esporte.
O abandono, na atualidade, desmotiva grandes promoções, desestimula quem escreve, faz com que a procura à leitura obrigue que sejam esquecidos. É pena, pois ainda há aqueles que mantêm atualizados e sempre com novidades, como o Guido, A Marreta, AFUMERG, COP, AFUMECA, AABB Canguçú, onde podemos encontrar novidades.
Que o alerta seja aceito pelos redatores responsáveis, fazendo com que a motivação continue a ser o grande motor que impulsiona nosso esporte, pois o futebol de mesa é composto pelos seus praticantes, pelos responsáveis pelos blogs informativos, pela diretoria das agremiações e pelos leitores, que vivem as grandes promoções à distância.
Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

5 comentários:

  1. Meu caro Sambaquy. Realmente, há uma defasagem grande em relação às notícias sobre o futebol de botões. Além de alguns blogs, apenas o futeboldemesanews mantem uma constante, mas observa-se que os acessos à pagina diminuiram. Vou tentar dar um nova dinâmica à Marreta, com apoio de meu genro (publicitário), que irá inseri-lo no facebook, porém, como você sabe, meu blog é dedicado, única e exclusivamente, ao botãobol, praticado apenas em Recife. Um adendo: acompanho todo o desenvolvimento do futebol de botão no Brasil inteiro e com algumas penetrações no exterior (Barcelona). Estive recentemente em Roma, Veneza, Verona e Lisboa e pelo que me informei o botão inexiste. Continue nessa bela cruzada. Abração pernambucano e viva o botão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Abiud, são muito poucos os que se dedicam a noticiar os feitos de sua agremiação. Aqui no sul diversos blogs estavam a todo vapor. Começaram a murchar e um atrás do outro foram parando. Talvez a tendência seja o Facebook. O Gothe já passou de bloog para o face e suas atualizações sao constantes.Estamos sempre fazendo alguma coisa no sentido de fazer a grande roda girar e com isso motivar o nosso esporte.
      Abração gaúcho/catarinense e colorado.

      Excluir
  2. LH.ROZA...
    Boa Noite !!!
    Amigo SAMBAQUY, desculpe estar afastado, mas continuamos acompanhando suas postagens.
    Realmente é desestimulador, ficar procurando noticias nos mais div.: sites, desse lazer, o FUTMESA, e ver que são sempre os mesmos abnegados, entre os quais já estão ficando sem seguidores dentro de suas Associações interessados em manter viva a história.
    Bem agora vou ficar ligado na TV. para SECAR os de "pijama"...
    Até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo secador,
      Não é que deu certo a sua "secada".
      Um abração e vamos tentar fazer com que os blogueiros se manifestem.

      Excluir
  3. Amigo Sambaquy: eu deixei meu blog para arquivar informações e as notícias e comentários e passei para o facebook. Porque se algum leitor entra na página e clica em curtir na página Acra futmesa passa a receber as atualizações no seu feed de notícias no facebook. Descobri após passar para o facebook que meu blog não tinha mais que cinco leitores quando eu passei para o facebook porque alguns leram meu blog por um tempo e esqueceram. Se meu blog teve 20 leitores que leram por mais de dois meses não mais que cinco liam ele em dezembro passado. Meu blog começou em 2009. No facebook a página Acra futmesa já tem 28 leitores que as notícias que escrevo vão direto para o seu feed de notícias. Um dos meus leitores da minha página passei o endereço do meu blog seis vezes, fiz homenagem e ele leu uma vez só e esqueceu. Como agora quando ele abre o facebook ele vê minhas notícias agora ele está lendo. Também gosto de ler blogs e desejo que se noticie mais nos blogs de futmesa que eles tenham uma atualização mais constante. Um abraço,

    ResponderExcluir