segunda-feira, 17 de março de 2014

TORNEIO “FESTA DA UVA”


Apesar de contar com quase quarenta e nove anos, a AFM Caxias do Sul somente começou a homenagear a nossa maior festa em 2004. Vários foram os torneios realizados, sem serem oficiais como em 1965, com a presença de Raymundo Vasques, Sérgio Calegari, Sylvio Puccinelli e eu que disputamos um Torneio denominado Festa da Uva, no mês de fevereiro. Nada era programado e nos reuníamos na AABB e resolvíamos na hora, dando o nome que fosse escolhido pela maioria.
Oficialmente, foi instituído em 2004, sempre por ocasião da realização da Festa que Caxias consagrou nacionalmente. E contando com a presença de pessoas ligadas à Festa, como nessa primeira, onde a Rainha e as Princesas entregaram os troféus aos vencedores.
De dois em dois anos é realizado esse Torneio e a sua procura é sempre diferenciada, pois é sempre a ocasião de estar na terra da comida farta e dos bons vinhos.
Falarei somente dos campeões, pois citar os nomes dos participantes seria enfadonho e a repetição tornaria a leitura chata e sem graça.
Em 2004, o grande campeão foi o Deca-campeão caxiense Luiz Ernesto Pizzamiglio. Nosso grande representante escrevia pela primeira vez o seu nome nessa grande competição.
Em 2006, foi a vez do professor Ednei Torresini, com seu G. E. Flamengo, clube fundado por seu avô Cipriano Torresini, vencer a competição e receber um lindo troféu simulando um cacho de uvas.

Em 2008, Mário Vargas Júnior foi o grande campeão, desbancando grandes nomes que ambicionavam o prêmio maravilhoso ofertado pela Comissão organizadora da festa.

Em 2010, mostrando que segue os passos de seu pai, Daniel Pizzamiglio abiscoitou o certame e ficou de posse do ambicionado troféu representativo.

Em 2012, pela primeira vez o troféu de campeão não fica na cidade. Vai para Rio Grande, levado pelas mãos do excelente Alex Klismann Degani. Até então, todos os campeões eram filiados à AFM.

Nesse ano, 2014, a vitória ficou em casa, pelas mãos do eficiente Luciano Carraro que disputou palmo a palmo com Daniel Maciel.

Como podem notar jamais o torneio, disputado em seis ocasiões diferentes teve uma repetição. Ninguém pôde mostrar dois troféus de campeão da Festa da Uva, dentre as suas conquistas. A não ser nas prateleiras da Família Pizzamiglio, onde pai e filho arrebataram a glória máxima de conquista na maior festa caxiense. Mas um em cada galeria de troféus. A galeria do pai, um veterano desde os primeiros anos da associação e a galeria do filho, que aprendeu muito e supera o pai em conquistas, pois está sempre disputando as principais colocações em todas as competições.
Daqui a dois anos teremos a sétima competição. Quem sabe um novo nome aparecerá para abrilhantar essa competição, que homenageia a cidade que nos viu nascer e nos dá amparo legal.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

7 comentários:

  1. É isso aí, Sambaquy, o Torneio Festa da Uva é como nossa Copa do Mundo de Botãobol, disputada de 4 em 4 anos na APFM e que até agora ninguém conseguiu ganhar por duas vezes. É o bom do botão.
    Valeu. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
  2. Abiud, torneios assim fazem a motivação sempre ser maior. Sempre que houver um vencedor, irá fatalmente tentar o bi. Um dia acontecerá, com certeza. Por isso é sempre uma surpresa o resultado final desse tipo de competição. Todos no aguardo do resultrado final.
    Abração gaúcho/catarinense e colorado.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Sambaquy: Passei parte do meu blog para o facebook, já 30 pessoas curtiram a página Acra futmesa e estão recebendo a atualização no seu feed de notícias. No blog lia menos gente, o cara tinha que ter tempo para digitar o endereço muitos leram meu blog por um tempo e esqueceram. No facebook abriu o facebook as notícias estão lá para ele ler, hoje tenho cinco vezes mais leitores. Estou contente. Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Márcio,
      Acredito que os blogs terão vida curta com essa passagem para o face. Tenho visto inúmeros amigos migrando para o mesmo e ainda reluto um pouco em faze-lo. A razão foi ter participado do Orkut e isso acabava com o meu tempo, pois ficava quase o dia inteiro dedicado a responder recados. Espero que a sua página seja o sucesso de sempre, pois você é dedicado e merece ter a alegria de ver aumentar o número de leitores. Abraços.

      Excluir
  4. LH.ROZA...
    Saudações Joinvillense...
    E aí MEU IRMÃO, como foram seus momentos na Capital dos Gaúchos ??? Muitas emoções ao reencontrar velhos botonistas, e de ter ido ao SEU Beira Rio ??? Ficou bonito na "foto" com a camisa do "CNMD"...
    Aproveitando o furo, e fiz uma postagem para o Marcio Neves ...
    Até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado Roza,
      Com certeza ewu vivi momentos muito felizes em Porto Alegre. Fui recepcionado pelo Dani Junqueira e com ele percorri a cidade de ponta a ponta. Tive a alegria de estar com o Gothe e participar do torneio 242 anos de P. Alegre. Convivi com inúmeros amigos botonistas e me alegrei com o reconhecimento pelo trabalho de criação da Regra Brasileira. Sem comunicar ninguém, representei (mal) o CNMD, que mostrou ao botonistas gaúchos a pujança dos botonistas catarinas. Fiquei feliz em ter ido até a capital do nosso estado..

      Excluir
    2. Quanto ao Beira Rio, a influência do Gothe fez com que fizéssemos uma visita particular. Quatro pessoas: Gothe e sua esposa Ana (colorada), Dani e eu. É algo indescritível e um sonho realizado. Pisei no gramado que tantas glórias já nos deu e continuará dando ao longo do tempo. Maravilha que não espera conhecer, mas que considero um presente grandioso e inesquecível. Rio Grande do Sul deve orgulhar-se dos dois estádios padrão FIFA, coisa que muitos grandes times brasileiros nem sonha possuir.

      Excluir