segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE FINAL DE ANO.


Muitas vezes eu tenho perguntado a mim mesmo, o porquê de não existir ainda um despertador que nos faça acordar em determinada época de nossa vida. Afinal, a evolução tecnológica está desafiando diariamente nosso conhecimento, trazendo sempre novidades maravilhosas que ficam à nossa disposição. Seria tão tranqüilo ajustar o despertador para o ano que desejássemos e acordar naquele tempo de nossas vidas. Quanta coisa poderia ser feita diferentemente daquilo que foi feito. Poderíamos e teríamos as chances de nos despedir dos amigos que se foram prematuramente, fazer ou não fazer aquela jogada que determinou a nossa derrota naquela partida decisiva, conheceríamos as pessoas que vestiam pele de cordeiro, mas que eram lobos famintos, evitando-as. Enfim, seria uma maneira de reescrever a história...

Mas, o trabalho de DEUS é perfeito e isso jamais poderá acontecer. A história foi escrita com acertos e erros que irão permanecer indefinidamente em nossa memória. Encontramos milhares de amigos maravilhosos, numa proporção de talvez 95% deles. Mas, também tivemos de manter contato com esses 5% que tanto mal nos fizeram, direta ou indiretamente. A vida é assim mesmo. Não podemos escolher quem vai cruzar nosso caminho. A nossa missão é saber selecionar quem vai permanecer junto a nós, afastando os demais. Li, certa ocasião e achei corretíssima a mensagem que dizia: Deus quer que amemos até nossos inimigos. Podemos fazê-lo, sem que tenhamos de nos envolver com eles. Basta apenas não ficar feliz quando o mal os atingir. Acredito plenamente nisso e acho que cada um de nós tem a sua missão. Muitas são por demais espinhosas, fazendo com que tenhamos de sofrer bastante para cumpri-las. Outros, a nosso ver têm a missão facilitada. Mas, ninguém pode avaliar o quanto representa a missão de cada um e quais os sacrifícios deverá fazer para cumprir de acordo com as leis divinas.

Há ainda os que se despedem com rapidez. Têm pressa em encontrar o nosso Pai Celestial e lá criar o nosso clube de futebol de mesa. E os iguais se atraem. Sei que Decourt, por ser o mais antigo, já convocou o Getúlio Reis de Faria, Antonio Maria Della Torre, Cláudio Schemes, Ademar Dias de Carvalho, Almir Manfredini, Ângelo Slomp, Deodato Maggi, Edson Appel, Enio Chaulet, Fernando Contreiras, Flávio Chaves, Ivan Lima, Jomar Moura, Lenine Macedo de Souza, Luiz Carlos Moritz, Marcio Muller, Marcos Antonio Cruz, Marcos Lisboa, Nelson Carvalho, Pedro Massignani, Raul Machado Ferraz de Campos, Renato Toni, Rubem Bergmann, Sergio Antunes Moreira Neto, Sylvio Puccinelli, Walmir Merisio, Walter Morgado e Webber Seixas, todos que um dia estiveram no outro lado de minha mesa para aguardarem a minha chegada. Sei também que os trabalhos de divulgação estarão entregues ao Adelar dos Santos Neves e ao Marcolino Pereira, o nosso querido Tico. Eles sempre estiveram divulgando por aqui o que acontecia em nossos campeonatos, com certeza lá, no plano espiritual estarão fazendo à mesma coisa.

Por sorte, gozo de boa saúde, pois morando na praia aproveito para exercitar meu velho corpo, caminhando oito quilômetros por dia. Mas, sei por noticias recebidas que outros tantos não têm a mesma sorte e enfrentam dificuldades de saúde. Sérgio Calegari e Sérgio Salomon são dois deles. Nas festividades dos 45 anos da AFM tentaram levar o Calegari, mas não foi possível. Ficou a lacuna. Como dizia um velho sábio: o Tempo é o nosso melhor professor, só que acaba matando todos os seus alunos...

Por isso, meus amigos, ao limiar de um novo ano, repensem as suas atitudes. A vida é muito bonita e agradável, desde que nós permitamos que assim seja. Vamos procurar ser leais, amigos, companheiros, com o coração feliz por estarmos juntos e podermos desfrutar da felicidade de nos encontrarmos, ajudando-nos mutuamente e, sobretudo, jogando o nosso amado futebol de mesa.

Como dizia Érico Veríssimo: Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

Feliz Ano Novo. Que os sonhos de cada botonista sejam realizados e que as vitórias sejam sempre maiores do que as derrotas, observando as palavras de Raymundo Antonio Rotta Vasques: Nem sempre quem ganha a partida é o legitimo vencedor...

Feliz 2011 e que possamos nos encontrar ainda muitas vezes.

Sambaquy.

3 comentários:

  1. Mestre Sambaquy. Amigo nas horas certas. Meu conselheiro e ídolo no Futebol de Mesa e na vida. Para homenagea-lo, o Atlântico Sul/Marcílio Dias instituiu o troféu Adauto Sambaquy, que será ofertado ao campão do nosso Ranking Interno, cuja premiação ocorre ao final de cada ano, ao botonista que somar maior número de pontos durante a temporada. Grande abraço e um Feliz 2011.
    Oswaldo Fabeni - pres. Atlântico Sul/Marcílio Dias

    ResponderExcluir
  2. Um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca (estava no sul da Bahia bebendo água de coco e comendo moqueca de camarão), também desejo ao amigo e irmão um ano de 2011 com muita saúde e muita paz espiritual, junto aos seus familiares e amigos. Que a maior distância entre nossa amizade seja do tamanho de uma mesa de botão!

    ResponderExcluir
  3. Sambaquy, linda mensagem! Parabéns pela tua aguçada memória quanto aos detalhes. Acabamos de lê-la, eu e o pai e ele sentiu-se feliz pela tua lembrança. Obrigada pela citação. Espero que vocês possam encontrar-se breve e relembrar tantos momentos felizes.
    Abraços!

    ResponderExcluir