segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GRAVAÇÃO PARA A HISTÓRIA.







Há alguns dias encontrei algumas relíquias, gravadas em fitas K7, guardadas e que me trouxeram imensas recordações de tempos passados.

Numa dessas fitinhas o grande amigo GERALDO CARDOSO DECOURT envia uma mensagem gravada, onde coloca o Hino do Botonista, cantado por ele e suas filhas. A seguir, faz um depoimento maravilhoso, contando as histórias das lutas na sua São Paulo e enaltecendo os feitos de seu Botunice (Botonistas Unidos de Campos Elíseos). Acrescenta um depoimento de viva voz de ANTONIOMMARIA DELLA TORRE e finaliza falando de seu livro, em vias de ser terminado. A parte emocionante e valorosa dessa fitinha é a conservação da voz desses amigos que estão habitando o plano espiritual há algum tempo. A emoção é sempre redobrada ao escutar essas vozes que fizeram parte de muitas lutas em comum.

Outra fita K7 foi enviada da Bahia pelo meu irmão OLDEMAR SEIXAS. Aproveitou o Oldemar a festa de entrega de troféus referentes ao campeonato baiano e colheu as vozes de diversos amigos. O primeiro foi o campeão brasileiro de 1976, em Jaguarão (RS), GIOVANI PEREIRA MOSCOVITZ, o qual dizia que gostaria de me conhecer e jogar uma partida comigo. Na sequência o entrevistado foi o maravilhoso NELSON CARVALHO, organizador das tabelas de campeonatos, representante do São Paulo e um primoroso botonista. WEBBER SEIXAS, o administrador do Zoológico baiano,( em certa ocasião, na casa de Ademar,ao ser apresentado a um amigo brusquense que me acompanhava em viagem, o Webber apresentou-se como administrador do Zoológico. Meu amigo ficou impressionado e passou a fazer perguntas, sendo informado pelo Ademar que o Webber recolhia JOGO DO BICHO),o Palmeiras baiano, sempre rindo dizia de sua saudade e me convidava para voltar à Salvador. ADEMAR CARVALHO, o representante do Vitória, relembrando a sua vinda a Caxias do Sul, quando, junto com Oldemar fomos visitar um amigo de meu ex-sogro, em uma colônia e lá bebemos grappa com aniz e fizemos uma sapecada de pinhão. Lembrava com detalhes dessa passagem gostosa em nossa vida, sempre tirando sarro do Oldemar que só bebia guaraná, enquanto nós tomávamos todas as bebidas que nos eram oferecidas. O entrevistado seguinte foi ROBERTO DARTANHÃ COSTA MELLO, campeão brasileiro de 1971, em Recife. Dartanhã contou a história de sua participação no Brasileiro em Jaguarão, quando se deslocou de Salvador com onze pessoas em seu carro. Que havia chegado junto com a delegação baiana, que saiu alguns dias após, fazendo a viagem de avião, sendo que de Porto Alegre a Jaguarão foram de ônibus. A coincidência foi à chegada ao mesmo tempo na cidade. Finalizou o JOMAR ANTONIO DE JESUS MOURA, então presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa, dizendo que confiava que eu realizasse em Santa Catarina um excelente trabalho, projetando o futebol de mesa e com certeza, patrocinando até um brasileiro. Isso foi feito, não só o brasileiro de 1981, como o 1º Centro Sul, em 1979, que na ocasião chamamos de Sul Brasileiro. O importante disso tudo, conservado com carinho, foi escutar as vozes de Nelson Carvalho, Webber Seixas, Ademar Carvalho e Jomar Moura, todos eles já desfrutando da companhia de Geraldo Décourt e Antonio Maria Della Torre. Estão imortalizados em minhas fitinhas que vou tentar colocar em CDs, pois estão ficando em desuso os aparelhos que reproduziam as fitas K7.

Outra fita narra as festividades da inauguração da sede própria da Associação Brusquense de Futebol de Mesa, gravadas pela Rádio Araguaia, de Brusque, e que na época foram distribuídas a diversos líderes do botonismo nacional. Essa fita inicia-se com a benção realizada pelo PADRE PEDRO PALOSKY, um discurso vibrante do presidente da CITUR, órgão do Turismo Catarinense, e ex- prefeito de Brusque, o saudoso CYRO GEVAERD. Falou também o Dr. ENIO BRANCO, chefe da Casa Civil do governador Jorge Bornhausen. A fita contém na íntegra a entrevista que o repórter da Rádio Araguaia realiza com o presidente da Associação Brusquense de Futebol de Mesa, o grande amigo OSCAR BERNARDI. A data dessa fita: 21 de maio de 1982.

Outra fita contém a narração feita por Oldemar Seixas sobre um jogador que foi indicado por nós e que acabou sendo campeão pelo E. C. Bahia. O nome do jogador era Lico, e sua posição: lateral direito. Na sua estréia, jogando contra o C. R. Flamengo, realizou o seu maior sonho, pois era torcedor rubro-negro, de conhecer Zico, Junior, Andrade, Raul, etc. O Bahia ganhou o jogo e Lico foi enaltecido por ter se destacado. Depois Oldemar conta parte da história de sua vida particular e do movimento do futebol de mesa na Bahia, que estava a todo vapor, somando-se dois campeonatos brasileiros conquistados em 1976 e 1978.

Escutar essas preciosidades fez que meu pensamento se transferisse para outras épocas e pude reviver momentos de muita alegria e felicidade que passei em companhia de todos os mencionados. Com alguns ainda poderei manter contato, mas a grande maioria já partiu para a grande viagem e fica a saudade imensa de cada um deles.

Como afirma o meu querido amigo Marcos Zeni, “recordar é viver”, estou vivendo momentos de saudade e lembrando tantos amigos queridos que nos deixaram prematuramente. Devo dizer que, horas antes de Ademar Carvalho fazer a sua cirurgia do coração, tive a ventura de telefonar e conversar com ele. Ele ficou feliz e disse que assim que saísse do Hospital seria para mim a primeira ligação, dizendo que estava tudo em ordem. Infelizmente, para nós, a ligação foi de sua esposa, a Margarida, informando que não houve coagulação e com hemorragias o nosso amigo não havia resistido. Da mesma forma, foi a Dona Neusa que me informou do passamento do meu amigão Antonio Maria Della Torre, que recém iniciava a sua merecida aposentadoria, mas o coração não permitiu que se prolongasse sua permanência entre nós. Saudades, mas uma saudade gostosa, pois foram amigos que permanecem vivos em meu coração para todo o sempre.

Até a semana que vem, se Deus permitir.

Sambaquy.



Um comentário:

  1. Sambaquy
    "Recordar é viver" é um dito popular que utilizei em meu blog. Agradeço a citação e tenho que enaltecer a oportunidade que tu tens nos proporcionado de lembrar de muitas pessoas que conhecemos e que por diversos motivos acabamos "esquecendo" (Oldemar e Jomar).Como é importante ter alguem que nos faz recodar de gente que sempre lutou pelo nosso querido futebol de mesa. Obrigado e Paragens

    Marcos Antonio Zeni
    AA Ponte Preta FM

    ResponderExcluir