domingo, 11 de dezembro de 2011

CLUBE NÁUTICO MARCILIO DIAS – ATLÂNTICO SUL FUTEBOL DE MESA

No primeiro final de semana de dezembro foi encerrado o terceiro torneio ADAUTO CELSO SAMBAQUY, realizado por essas duas agremiações radicadas em Itajaí (SC). Os dois primeiros foram realizados em 2007 e 2008, tendo sido vencidos, o primeiro por Marcelo Índio, ficando, em segundo lugar, o Ivo Castro Junior e, em terceiro, o presidente da Federação Catarinense, Alexandre Castelli; o segundo que foi disputado, em três séries, foi vencido por: Série A, Ivo Castro Junior, ficando, em segundo, Jefferson e, em terceiro, Joel dos Anjos Junior; chave B, Luiz Arruda, seguido por Janos e Oswaldo Fabeni e a chave C, vencido por Fernando Castro, com Guilherme e Mauricio.
Nos anos seguintes, foram disputadas as Taças Armin Souza e o Mundialito de Seleções, em 2009 e, no ano seguinte, o campeonato teve Apertura e Clausura, sendo a última competição do ano, a Copa Mundialito de Seleções.
Nesse ano, tivemos a Taça Ecodelta Baterias, disputado nas séries A e B e, posteriormente, o Torneio Adauto Celso Sambaquy, também nas duas séries. Antes de finalizar o torneio que foi desenvolvido em três etapas, tivemos a realização da Copa Mundialito de Seleções.
Os campeões de 2011, do torneio com o meu nome, foram: Série A; Ivo Castro Junior, vindo a seguir André Amorim e Oswaldo Fabeni e, na série B, Joel dos Anjos Junior, Ricardo Guedes e Sione em terceiro.
Recebendo a homenagem do Atlântico Sul Futebol de Mesa, do
seu presidente Oswaldo Fabeni de Oliveira
Ao final da competição, os promotores do torneio fizeram uma homenagem emocionante àquele que emprestava o seu nome. Entregaram-me um troféu, onde há uma fotografia minha, com os dizeres: Ao nosso Ilustre Botonista, uma homenagem do Atlântico Sul Futebol de Mesa. Itajaí – dezembro de 2011.
Convidado a entregar os troféus aos vencedores, senti a amizade que nos une, dentro do esporte que amamos. Foram momentos inesquecíveis, nos quais os amigos puderam mostrar o grau de consideração que têm por um velho botonista que teima, ainda, em jogar, embora sem a força e determinação mantida em seus áureos tempos.
Foi mais uma emoção vivida por bondade dos amigos em me distinguir, dando o meu nome a um torneio do esporte que eu mais aprecio.
A primeira vez que fui lembrado em um torneio foi no ano de 1980, quando a Liga Guanabarina de Futebol de Mesa, presidida pelo meu querido amigo Getúlio Reis de Faria, organizou e realizou a Copa Adauto Celso Sambaquy. Ela foi realizada no Rio de Janeiro, mais precisamente em Vila Isabel e o seu vencedor foi o representante do America. Esse torneio foi na Regra Brasileira (Um Toque)
Depois dela, em 1982, o Botunice, (Botonistas Unidos de Campos Elíseos), de São Paulo, chefiado pelo Décourt e Della Torre, organizaram a Copa Sambaquy, vencida pelo botonista Helio Gherardi. Torneio realizado na Regra de Doze Toques.
Em março desse ano, a 1ª Etapa da Liga Jardim Brasil, de Olinda, em Pernambuco, realizou, dia 27, seu segundo campeonato interno na Regra de Doze Toques. Como ela sempre faz, segundo o blog daquela Associação, houve uma homenagem a uma das lendas do futebol de mesa brasileiro, com a gravação do nome Adauto Celso Sambaquy no troféu que foi entregue ao grande campeão Zido. Essa foi uma homenagem que o meu amigo Armando Pordeus, com sua infinita bondade me prestou.
Eu fico feliz com tudo isso, mas fico mais feliz é com a amizade de todos os botonistas por onde passo, pois essas são as verdadeiras premiações que guardamos para sempre em nosso coração. Não se deterioram com o tempo, muito pelo contrário, cada vez se tornam maiores e mais sólidas, trazendo, em cada uma delas, a grande alegria de saber que podemos contar com amigos sempre que necessitarmos.
Foi um final de semana de grandes alegrias e muita festa. Que venham outros para alegrar meu coração.
Gol de penalti, marcado por Giuly

O homenageado no centro. À direita os vencedores da Chave A e à esquerda os
da B.

Até a semana que vem, com a graça de Deus.
Sambaquy

3 comentários:

  1. Amigo Sambaquy. Homenagea-lo é um prazer para nós botonistas, por tudo que fizesse e faz pelo nosso querido esporte. Somos "botonistas" em primeiro lugar, independente da regra que praticamos. Obrigado pelo exemplo, apoio e incentivo.

    ResponderExcluir
  2. Meu grande Oswaldox,
    Você é o meu exemplo maior de amor ao esporte. Agora mesmo, quando continuas presidente do Atlântico Sul e vais acumular com a presidência da Federação Catarinense de Futebol de Mesa. Espero conseguir a aproximação com o pessoal gaúcho e quem sabe introduzirmos a Regra Brasileira em Santa Catarina, com o apoio da Federação.

    ResponderExcluir
  3. Visite a pagina jogabonitofuteboldebotao.blogspot.com

    ResponderExcluir