segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FINAL DE ANO

A mensagem que postei, em 27 de dezembro de 2010, perguntava-me o porquê de não existir um despertador que nos faça acordar em determinada época de nossa vida para revivê-la intensamente. Talvez fosse uma premonição daquilo que fora reservado, em 2011, à nossa AFM Caxias do Sul.
Será muito difícil tentar esquecer esse magnífico ano por tudo aquilo que foi conquistado.
Rogério Prezzi dinamizou a nossa Associação, ao ponto de estarmos presentes em todas as premiações, das quais participamos. Ele conseguiu, como presidente, escrever uma página gloriosa de nossa entidade, abrindo a oportunidade de podermos apresentar uma equipe que disputasse os tradicionais campeonatos das terras gaúchas, a modalidade livre. AFM Caxias do Sul, que fora fundada e sempre praticara a modalidade liso, estava aderindo aos cavados. E o fez com grande brilhantismo, tendo, ao final de seu ano, a honra de ostentar o título de CAMPEÃO BRASILEIRO da modalidade, com o grande Christian que, em Recife, não deu a vez a ninguém.
Ficamos com o segundo lugar dessa mesma modalidade, com Chambinho, Cícero e Christian na disputa por equipes. E na disputa da modalidade lisos por equipe, nossos valorosos Maciel, Mário e Carraro conseguem brilhantemente um terceiro lugar, posição muito honrosa, pois superaram treze equipes, ficando apenas ultrapassada por duas entidades baianas: Alagoinhas e Santo Amaro da Purificação.
A meninada também nos encheu de orgulho e esperança com as conquistas que conseguiram. Hemerson e Gustavo (Pica-Pau), em muito pouco tempo, estarão com seus nomes pronunciados com respeito pelos demais botonistas brasileiros de todas as categorias.
Pelo grande grau de companheirismo, ganhamos adeptos de outras entidades e muitos estão disputando entre nós, dando-nos alegrias e ensinando-nos a vencer sempre. Uma dessas conquistas chama-se Robson Bauer, cria do grande campeão Guido Garcia. Pois o Robson, oriundo de Santa Vitória do Palmar chega e já escreve o seu nome no rol dos grandes campeões caxienses de todos os tempos. Com o seu Brasil, de Pelotas, não deu chance a ninguém e ficou com o maior troféu da divisão especial.
Mas, tivemos campeonatos emocionantes como o da segunda divisão, onde o nosso sócio fundador Marcos Antonio Zeni sagrou-se campeão invicto da segunda divisão e disputará, no próximo ano, a principal categoria da entidade.
Mas, a alegria não parou por aí, pois o nosso Diretor Técnico Mario Vargas, numa atitude inédita, instituiu a terceira divisão, pois nela poderá premiar aqueles que não treinam muito, por força de seus afazeres profissionais. E nessa categoria, o campeão caxiense foi o nosso querido amigo Fernando Casara, com a sua Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Coincidência ou não, sendo o sucessor do Grêmio Esportivo Flamengo que foi, pelas mãos do saudoso Marcos Lisboa, nosso primeiro campeão caxiense, coube ao Casara a honra de inaugurar a galeria dos campeões caxienses da terceira divisão.
Meus amigos, lembrem-se de que estamos nos encaminhando para o nosso 47º aniversário de fundação, portanto, mais três anos e estaremos completando o nosso CINQUENTENÁRIO. ESTAMOS MUITO MAIS FORTES DO QUE JÁ FOMOS. Aqueles meninos que se iniciaram conosco são, hoje, os veteranos de nossa Associação. Seus filhos estão administrando-a com êxito e sabedoria. Por essa razão, preconizemos um 2012 semelhante ou até melhor do que o que foi conseguido nesse ano que finda.
Na mensagem do ano que está terminando, solicitei que repensassem suas atitudes. Afirmei que a vida é muito bonita e agradável, desde que permitamos que assim ela seja. Continuemos leais, amigos, companheiros, com o coração transbordante de felicidade para, juntos, desfrutarmos a alegria da glória que, certamente, virá nos premiar.
Continuemos a citar o célebre Érico Veríssimo o qual afirmava que a felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.
Tenham todos um Feliz Ano Novo e que os sonhos de cada um de vocês seja realizado com vitórias e derrotas dentro do espírito esportivo.
Um grande abraço em cada um de vocês.
Até o ano que vem, se Deus permitir.
Sambaquy

4 comentários:

  1. Minha gente querida,
    Ler o que o Gothe escreveu sobre a AFM me deixou muito feliz. Nós sempre perseguimos a idéia de jogar lisos e nos mantivemos fiéis a isso, graças ao Vanderlei. Pela introdução dos cavados, em Brusque, tudo acabou. Um sonho foi destruído, apesar de lá existir uma sede social, da qual Luiz Ernesto Pizzamiglio e Airton Dalla Rosa são co-proprietários, pois faziam parte de nossa agremiação, demonstra o acerto em nos mantermos sempre fiéis a idéia original da Regra Brasileira, que só foi modificada graças a um acerto em 1978, quando cariocas e gaúchos que gostavam dos botões cavados lograram exito em suas aspirações.
    Hoje eu acredito que devam existir as duas modalidades, mas, cada uma separada da outra.
    Felizmente eu vejo que estamos chegando ao que eu sempre sonhei, isto é, sermos também imbatíveis nos lisos. E seremos muito breve, como já o somos nos cavados.
    Um feliz 2012 a todos vocês, meus conterrâneos.

    ResponderExcluir
  2. LH.ROZA...

    Meu + que AMIGO & irmão FUTMESISTA ...

    É uma verdadeira aula de esclarecimentos, ler sua coluna, pois nos retorna aos bons tempos em que com aqueles velhos, e muitas vezes já com algumas lascas, "BOTOÕES DE OSSO" iniciava o que se tornaria minha "PAIXÃO" pela arte que é o FUTMESA.

    Queira repassar um forte abraço aos seus familiares, desejando que 2012 seja ainda + brilhante...

    ResponderExcluir
  3. Caro Padrinho Sambaquy!
    Agradeço de coração as palavras de carinho a mim dirigidas, mas sem duvida nenhuma não sou merecedor de levar a fama das conquistas de 2011, bem pelo contrário. Devo tudo isso que conquistamos este ano aos botonistas que fazem parte desta família chamada AFM Caxias, aquela mesma que vcs criaram em 1965 que sempre teve como seu maior principio a união do grupo. e é assim que vejo nossa associação uma união onde todos lutam pelo mesmo objetivo, caso não se encaixe neste âmbito é convidado a se retirar pelo bem de nosso esporte.
    Agradeço aqui a todos nosso sócios pelo apoio dado a mim este ano num novo desafio em minha vida e claro sem vcs nao conseguiríamos chegar a tantas glorias.Mas nao se iludam temos muito mas muito ainda a evoluir mas se continuarmos assim certamente em breve seremos definitivamente a melhor associação de botão do Brasil.
    Feliz 2012 para todos nós

    ResponderExcluir
  4. Meu afilhado presidente,
    Nada daquilo que foi conseguido seria possível se a nau não tivesse um comandante atuante. Tudo isso é resultado de um comando que transfere segurança aos seus comandados. Por isso, mesmo não tendo participado nas conquistas do grupo de botonistas, partiu de você o incentivo para a glória que eles trouxeram e depositaram na galeria de nosso querida AFM. O grupo é fantástico e citar nomes seria uma temeridade.
    Todos vocês, sob o seu comando conseguiram um ano de muitas conquistas e glórias.
    Parabéns e que 2012 seja a continuação de tudo isso que nós, em 1965 sonhamos um dia fatalmente iria acontecer.

    ResponderExcluir