domingo, 19 de fevereiro de 2012

TORNEIO DA FESTA DA UVA – UMA FESTA DENTRO DA FESTA

Na década de trinta, no século passado, JOAQUIM PEDRO LISBOA teve a brilhante idéia de homenagear o povo caxiense, trabalhador por natureza, organizando uma Festa que acabaria se tornando a maior festa do Rio Grande do Sul. E ela vem sendo realizada a cada dois anos com o mesmo brilhantismo de sempre.
Quem foi Joaquim Pedro Lisboa? Bem, ele foi o avô de nosso primeiro campeão caxiense de futebol de mesa, o grande e inesquecível MARCOS PEDRO AMORETTI LISBOA.
Por essa razão, no final do ano 2003, pouco antes de serem iniciados os festejos da Festa de 2004, o nosso associado Daniel Maciel, com a aquiescência do presidente da entidade, Vanderlei Duarte, procurou o SMEL com a intenção de buscar um patrocínio para um torneio em homenagem a nossa maior festa. E o secretário Joel Bastos de Souza foi simpático à idéia, bom desportista que fora, defendendo os dois clubes de Caxias do Sul como futebolista. 
Nossa sede era ainda na Rua Garibaldi e lá foram realizados os jogos emocionantes que premiaram Luiz Ernesto Pizzamiglio como o grande campeão. O troféu, belíssimo, por sinal, em homenagem à uva, foi-lhe entregue pelas embaixatrizes da Festa da Uva que nos honraram com sua presença na sede. Contamos ainda com a participação de pessoas da Organização da Festa. Foi a primeira realização patrocinada pelo SMEL.

Ednei elevou a 2ª Edição
Na festa de 2006, novamente fomos brindados pelo secretário Joel Bastos de Souza, que incentivou a realização desse torneio, tornando-se parte de nosso calendário. Nessa ocasião, estávamos na sede da Rua Hercules Galló, número 570. Nesse ano, a conquista foi de Ednei Torresini que com o seu Grêmio Esportivo Flamengo venceu os outros treze disputantes.




Mario vence Daniel Pizzamiglio na 3ª edição
O torneio de 2008, com a presença do secretário José Luiz Plein e sua equipe, novamente ocorreu na Rua Hercules Galló; vimos Mário Vargas Junior iniciando a sua caminhada rumo ao sucesso, conseguindo levar para a sua estante o magnífico troféu de campeão.






Em 2010 Pizzamiglio vence Mario na final e
Maciel e Crosa completam os premiados
Mais dois anos, e em 2010, com o secretário Felipe Gremelmaier e sua equipe valorosa, na sede atual, no Ginásio do Vasco da Gama, foi a vez do Daniel Pizzamiglio imitar seu pai e levar o lindo troféu de campeão, enriquecendo a sua extensa galeria.







Em todas as competições anteriores, os representantes da secretaria e os organizadores da Festa da Uva, sempre, estiveram prestigiando as competições, fazendo-se presentes até a hora da premiação, quando então ressaltam a importância da festa em nossas vidas. Isso tem motivado os dirigentes da AFM Caxias do Sul a produzirem torneios cada vez melhores e mais sofisticados.
Por essa razão, esse que se avizinha será desenvolvido, pela primeira vez, em dependências do Mart Center Shopping e contará com a presença de trinta e dois botonistas, vindos de várias cidades de nosso estado. O secretário José Luiz Plein estará dando cobertura com sua equipe de pessoas fabulosas que ajudam a desenvolver o nosso esporte com muito carinho. E, pelo local aberto ao público, contamos com a simpatia dos desportistas caxienses, os quais poderão ter a alegria de presenciar disputas valiosas e cheias de entusiasmo pelos grandes ases do botonismo, pois Caxias atingiu um estágio de reconhecimento em todo o território brasileiro, dada às brilhantes participações de seus associados em Campeonatos nacionais.
Consultando os meus arquivos, verifiquei que em fevereiro de 1965, alguns meses antes da criação da Liga Caxiense, foi realizado um Torneio em homenagem à Festa da Uva. Quatro foram os disputantes: Sylvio Puccinelli, Sérgio Calegari, Raymundo Antonio Rotta Vasques e Adauto Celso Sambaquy. Com a dificuldade de troféus, o torneio valeu somente pela confraternização, e esse que escreve foi o vencedor invicto, pois abateu os três adversários. Valeu pelo registro das atividades anteriores à criação dessa entidade que hoje é reconhecida pelas suas grandes promoções. Que isso continue a acontecer por muitos anos.

Até a semana que vem, se Deus permitir.
Sambaquy

2 comentários:

  1. Minha gente,
    Depois de ver a composição dos grupos só posso dizer que será briga de CACHORRO GRANDE.
    Tenho a impressão que nesse ano vai haver surpresa na final.
    Que vença o que estiver melhor preparado.
    Para não dizer, que vença o melhor.
    Sorte´para todos os amigos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns DEGANI - CROSA -MALLET - BRUNO que foram os melhores da série ouro. O DANIEL PIZZAMIGLIO levantou a prata. Pena não saber mais sobre as demais colocações.
    E o meu amigo PICA PAU levantou o grande troféu de campeão. Esse menino vai longe.
    Como eu disse a coisa pegou e foi briga de cachorro grande mesmo. A surpresa final foi que o troféu maravilhoso foi para a cidade de Rio Grande, brilhar na estante do Degani.
    Um abraço e que a nossa AFM CAXIAS continue a promover grandes festas reunindo botonistas valiosos.

    ResponderExcluir