segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1972, REALIZADO EM CAXIAS DO SUL.


Após a realização do segundo campeonato brasileiro em Recife (PE), as queixas sobre as despesas de deslocamentos a grandes distâncias, hospedagem e alimentação fizeram com que pensássemos em modificar a maneira das disputas. As equipes eram formadas por cinco ou mais membros, o que ocasionava enorme despesa, geralmente coberta pelo próprio botonista, pois nenhuma associação dispunha de recursos financeiros para tal.

Pensamos em realizar um campeonato com apenas dois representantes de cada estado. Viriam para Caxias os que estivessem em condições financeiras suficientes para custear o seu deslocamento, desobrigando gastos excessivos aos demais botonistas que comporiam a equipe que disputaria o brasileiro da modalidade.

O jornal O Pioneiro, de 15 de julho de 1972, em sua página 20 publicou a matéria sobre o campeonato, com o título: Hoje e amanhã os maiores técnicos brasileiros estarão em Caxias. E a notícia continha em seu corpo: Na sede da AABB, teve início hoje pela manhã o Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa. É uma promoção conjunta da Liga Caxiense de Futebol de Mesa e do 
Conselho Municipal de Desportos. Os melhores técnicos estarão disputando o título máximo dessa modalidade esportiva, já integrada em todo o país.

Quem veio: De Santa Catarina (Antonio Luiz Canella e Eduardo Tonon Narciso da Rocha), Alagoas (Uacy Norberto Costa), Minas Gerais (Ilton Santiago Costa), Rio de Janeiro (Antonio Carlos Martins e Fernando A. L. Flores), Bahia (Jomar Antonio de Jesus Moura e Orlando Nunes), Sergipe (Marcelo Costa e Antonio Cesar) e do Rio Grande do Sul (Vicente Sacco Netto e Cláudio Mussi de Canguçú e Marcos Fúlvio de Lucena Barbosa e Vanderlei Duarte de Caxias do Sul).

Sistema de jogo: Será utilizada a Regra Brasileira. Os participantes serão divididos em duas chaves. Cada chave contará com um representante de cada estado. No final do tuno, classificar-se-ão os dois melhores de cada chave. Dessa forma, no dia de hoje serão realizados 72 jogos, sendo que cada partida tem a duração de cinquenta minutos, divididos em dois tempos de vinte e cinco minutos, com um intervalo de cinco minutos. Dispondo de  grande número de mesas disponíveis, em doze horas surgirão os finalistas. Os jogos terão início às oito horas e continuarão durante o dia inteiro, parando para o almoço.

Congresso: Ontem à noite foi instalado o Congresso do Campeonato. Na oportunidade, foram sorteadas as chaves, elaboradas as tabelas, indicados os árbitros e escolhidos os membros do Tribunal de Justiça Desportiva que julgará qualquer caso que possa surgir.

Prêmios: Junto ao Conselho Municipal de Desportos e a outras organizações foram conseguidos valiosos prêmios a serem entregues aos vencedores do campeonato, sendo que, por iniciativa do Conselho que rege os esportes caxienses, cada participante levará um troféu menor em homenagem à sua participação na efeméride.

No jornal da semana seguinte, uma vez que era semanal a sua publicação, foram publicados todos os resultados desse campeonato, partida a partida.

Na chave A, estiveram disputando: Eduardo Rocha (Santa Catarina), Vicente Sacco Netto (Rio Grande do Sul), Orlando Nunes (Bahia), Antonio Martins (Rio de Janeiro), Ilton Santiago (Minas Gerais), Marcelo Costa (Sergipe) e Vanderlei Duarte (Rio Grande do Sul).

A chave B contou com: Claudio Mussi (Rio Grande do Sul), Antonio Cesar (Sergipe), Marcos Barbosa (Rio Grande do Sul), Antonio L. Canella (Santa Catarina), Uacy Costa (Alagoas), Jomar Moura (Bahia), Fernando Flores (Rio de Janeiro).

Os classificados na chave A foram: Orlando (Bahia) e Martins (Rio de Janeiro) e, na B, Fernando (Rio de Janeiro) e Jomar (Bahia).

A fase final reuniu num quadrangular, em turno único, os quatro classificados. O primeiro jogo seria entre os botonistas do mesmo estado. Martins venceu Fernando por 1 x 0 e Jomar e Orlando empataram em 1 x 1. Na segunda rodada, Fernando venceu Jomar por 1 x 0 e Orlando e Martins empataram em 0 x 0.

Com isso, verificou-se duplo empate, pois Martins e Orlando ficaram com 4 pontos, e Jomar e Fernando com dois pontos. Tornava-se necessária mais uma rodada, dessa vez de desempate para determinar a colocação final. Fernando vence a Jomar por 1 x 0 e garante o terceiro lugar do certame. Martins e Orlando não conseguem sair do 0 x 0. Como o regulamento determinava, a disputa seria por pênaltis à distância. Martins consegue o título depois de marcar 4 x 3, ficando com o troféu Victório Trez, cabendo ao Orlando o Troféu Câmara de Vereadores; Fernando recebe o troféu Mansueto de Castro Serafini Filho e Jomar Moura recebe o troféu Liga Caxiense de Futebol de Mesa.  A defesa menos vazada do certame foi a de Martins que fez jus a um lindo troféu, e o goleador máximo foi Orlando que também recebeu seu troféu.

Estiveram presentes à solenidade de entrega de prêmios o senhor Prefeito Municipal Victório Trez, o Vice-Prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho, o Presidente da Câmara de Vereadores, senhor Ilson Kayser, o Presidente do Conselho Municipal de Desportos, senhor Mário de Sá Mourão, o gerente do Banco do Brasil, senhor Odilio Tirelli e o presidente da AABB, senhor Lauro Finco.

Foi uma festa inesquecível, que contou com a colaboração de todos os integrantes da Liga Caxiense de Futebol de Mesa e que apresentou, ao Rio Grande do Sul, de forma definitiva, a Regra Brasileira de Futebol de Mesa, uma vez que durante dois dias recebemos visitas de botonistas de todas as partes do estado, destacando-se alguns amigos que vieram da distante Uruguaiana para prestigiar o evento.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.


Sambaquy

Um comentário:

  1. Por um lapso de nossa parte,na fase final deixamos de informar a terceira rodada, a qual teve os seguintes resultados:
    Orlando (BA) 3 x 1 Fernando (RJ)
    Martins (RJ) 0 x 0 Jomar (BA)

    ResponderExcluir