domingo, 19 de agosto de 2012

PRIMEIRO ESTADUAL DE FUTEBOL DE MESA NA REGRA BRASILEIRA, REALIZADO NO RIO GRANDE DO SUL. CANGUÇÚ – 1973.


A Regra Brasileira foi trazida para o Rio Grande do Sul no ano de 1967. Havia sido criada no início desse ano, em Salvador, e dois dos seus idealizadores trouxeram exemplares para os interessados botonistas gaúchos.
Em Caxias do Sul ela foi aceita imediatamente e, além dos clubes que já praticavam o nosso esporte (AABB, Guarany, Sindicato dos Bancários e Banrisul), foram criados diversos novos. Surgiram núcleos no Vasco da Gama, no Noroeste, no Juventus, no Pombal e no Grêmio Esportivo Flamengo (hoje SER Caxias). De Caxias, a Regra foi se alastrando para o interior do estado, uma vez que em Porto Alegre era assunto proibido. Surgiram núcleos em Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Flores da Cunha, Giruá, Santana do Livramento, Canguçú e Pelotas.
Esse trabalho foi sendo desenvolvido a partir de 1967. Os campeonatos continuavam sendo municipais, com torneios esparsos em diversas cidades. Em 1972, realizamos o terceiro campeonato brasileiro, mas, para nossa tristeza, ainda não havíamos realizado o nosso campeonato estadual. Os botonistas de Canguçú, convidados, participaram desse campeonato brasileiro e resolveram patrocinar o primeiro estadual da modalidade no ano seguinte.

O mês escolhido foi o de novembro, em face dos feriados que acontecem em seus primeiros dias. Isso daria chances de deslocamentos e nos dias 2, 3 e 4 de novembro, reuniram-se botonistas de diversas cidades nessa disputa pioneira. De Caxias, estiveram presentes os botonistas Marcos Antonio Zeni, Adaljano Tadeu Cruz Barreto, Airton Dalla Rosa e Marcos Fúlvio Barbosa, de Giruá, Raul Machado Ferraz de Campos (que levou a regra Brasileira para a Argentina), Dirnei Custódio e Livramento, Sérgio Silva, representando Flores da Cunha, Breno e Cláudio Mussi da acolhedora Canguçú, enfim, uma gama enorme de botonistas que, pela primeira vez, estariam disputando o maior troféu do estado do Rio Grande do Sul.
Como é tradição em qualquer competição, foi realizada a Assembléia de Abertura da competição, realizada no tradicional Clube Harmonia. E lá estávamos sentados, com representante do prefeito municipal. Vicente Sacco Netto (que levou o futebol de mesa para o sul do Rio Grande), Claudio Mussi, o presidente da Liga Canguçuense Talai Djalma Selistre, o presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa, o carioca Antonio Carlos Martins e eu.
Nessa noite memorável de 2 de novembro de 1973 surgiu o embrião da Federação Gaúcha de Futebol e Mesa, pois foi decidido, pela Assembléia, por proposição desse que escreve essa coluna, a criação de um órgão que coordenasse as diversas Ligas existentes, todas praticantes da Regra Brasileira. Por indicação do senhor Talai Djalma Selistre, aprovado por unanimidade, a sede localizar-se-ia na cidade de Caxias e o nome União das Ligas de Futebol de Mesa do Rio Grande do Sul.
O campeonato foi realizado com tranquilidade, não dando trabalho algum ao presidente do Tribunal de Justiça da competição, Antonio Carlos Martins.
O brilhante campeão foi o meu compadre Vicente Sacco Netto, derrotando na final o caxiense Marcos Barbosa.
Foi uma festa lindíssima e eu guardo com carinho a medalha de participante dessa pioneira competição que, ano de 2013, completará quarenta anos de idade. Parece que foi ontem que tudo isso aconteceu e nunca mais parou, trazendo ano a ano felicidade a todos os botonistas de nosso estado amado.
Proponho que, no estadual de 2013, seja realizada uma grande festa em comemoração a esse primeiro evento, a essa proeza gigantesca, realizada pelos amigos botonistas dessa cidade que abrigou a Regra Brasileira e a difundiu no sul do país. Esse reconhecimento deve ser enaltecido sempre, e a figura grandiosa de Vicente Sacco Netto, seu maior incentivador, guardada em cada coração gaúcho que ama o nosso esporte.
As duas fotos estão mostrando a mesa que dirigiu os trabalhos. Na segunda o Vicente Sacco Netto está falando aos participantes. Na terceira foto vemos, na primeira fila os caxienses: Marcos Zeni, Sérgio Silva, Luiz Ernesto Pizzamiglio, Adaljano Tadeu Cruz Barreto, Marcos Barbosa, Airton Dalla Rosa, o pessoal de Livramento e o Dirnei Bottino Custódio e na ponta o Antonio Carlos Martins... Há ainda, nas ultimas fileiras as presenças do Breno Mussi (Desembargador do Tribunal do RGS), Raul Machado Ferraz de Campos( Giruá) e os demais participantes desse primeiro campeonato estadual

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.
Sambaquy

6 comentários:

  1. Meu caro Sambaquy. Embora seja praticante do futebol de botão desde tenra idade (1946), participávamos apenas de torneios e campeonatos internos nos terraços e quintais das residências dos amigos, amantes como eu do botão.
    Em Recife, núcleos isolados tentaram um intercâmbio com outros estados. Ivan Lima, introdutor da regra baiana, pelo poder do rádio, conseguiu esse intento em algumas oportunidades.
    Hoje, tudo está mais fácil. Apesar de poucos botonistas de ponta na regra brasileira e na regra de 12 toques, há a participação deles nos adventos das federações e CBFM. Quanto ao botãobol, não vejo como expandir pois somos os únicos (APFM) a praticá-los. Mas o que vale mesmo são as amizades e o prazer de jogar botão. Ótimo relato da coluna. Aguardo o livro. Abraços. Abiud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      Eu acredito que a utilização de uma única regra seria o ideal, mas não acredito jamais nessa possibilidade. Pelo que pude observar pelos diversos videos que assisti da Regra Pernambucana, tenho convicção de que seja uma regra genial, mas, infelizmente vocês são poucos e estão restritos ao campeonato local. Há outras tantas regras que são praticadas e seus participantes não as trocam por nenhum outra. Por isso, vamos continuando a nos divertir da maneira que mais alegra nosso coração. Por falar nisso, quero parabenizá-lo por estar nas pegadas do Chelsea, no campeonato atual. Tinha certeza da sua pronta recuperação. Continue firme com o seu Náutico.
      Quanto ao livro, tão logo seja editado, o seu será enviado à Veneza Brasileira.
      Um abração.

      Excluir
  2. Sr. Sambaquy...

    E quis o destino que 40 anos depois seja realizado o Estadual Especial em Canguçu, pois nesse final de semana fomos escolhidos para sediar a competição... Ficamos muito contentes, pois na Assembléia da FGFM de sábado eu e o Aldyr comentávamos justamente sobre os 40 anos do Estadual...

    Grande Abraço...

    Eduardo Manzke - AABB CAnguçu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,
      Não sabia dessa noticia maravilhosa que estás informando. Realmente eu tenho certeza de que Canguçú foi a célula máter do futebol de mesa, na Regra Brasileira no sul do Rio Grande. Façam uma força imensa e convidem ao Vicente Sacco Netto para estar presente nessa oportunidade, pois, graças a ele conseguimos desenvolver a Regra Brasileira nessa região que é o ponto forte de nosso estado natal.
      Se houver possibilidade e eu estiver disponível, quero estar presente e rever pessoas que conheci quando estive nessa cidade, ajudando a divulgar o futebol de mesa. Por sinal estive três vezes em Canguçú e dela guardo um troféu ganho em um torneio realizado em 13 de abril de 1968.
      Voltar quarenta anos depois será fazer uma viagem ao passado.
      Parabéns pela escolha e tenho certeza do exito da promoção. Sucesso para os meus amigos canguçuenses.

      Excluir
    2. Com certeza desde já quero CONVOCAR o Sr. para se fazer presente no nosso Estadual do ano que vem, o Sr. será MUITO BEM VINDO e engrandecerá o nosso Estadual..

      Grande Abraço...

      Eduardo Manzke - AABB Canguçu

      Excluir
  3. LH.ROZA
    Amigo "SAMBAQUY"
    COM SERTEZA A REALIZAÇÃO DESTA COMPETIÇÃO EM CANGUÇU, VAI REVIVER GRANDES EMOÇOES, POSSIBILITANTO O REENCONTRO DE "VELHOS BOTONISTAS"...
    aTÉ +

    ResponderExcluir