segunda-feira, 17 de junho de 2013

LUIZ HENRIQUE ROZA - O XAVANTE MAIS ACEITO NO BRASIL.

LH.ROZA-Preparação do xavante
Eu conheci esse amigo em 1980, quando da realização do Campeonato Brasileiro na cidade de Pelotas. Só voltei a ter contato com ele quando a coluna passou a ser publicada semanalmente e, na sua terceira edição, ele postou um comentário, isso em 20 de agosto de 2010. Fui conhecê-lo por ocasião do XXIX Centro Sul, realizado em Caxias do Sul, quando tive a honra de disputar uma partida com esse verdadeiro cavalheiro do futebol de mesa.
PizzaPai, Sambaquy e Roza   / /  Horácio, Roza, Sambaquy e André
Mas, a minha intenção é apresentar aos demais amigos que prestigiam essa coluna a história desse batalhador dinâmico de nosso esporte. Recebi um histórico de suas atividades e vou reproduzi-lo, pois é uma história de amor ao futebol de mesa. Ei-la:
Tudo teve início em 30 de maio de 1953. Ao comemorar seus oito anos de idade, como presente recebe uma caixa com dois times de botões. De plástico, um vermelho com escudos do Flamengo e outro branco com a estrela solitária do Botafogo, de Garrincha. Foi amor à primeira vista, inoculando em seu sangue essa paixão pelo Futebol de Mesa. Com esse amor aflorando, mais tarde foi premiado com outro time, o Bangú. Só faltava a mesa de Eucatex, que foi feita em seguida. Ele e mais três vizinhos jogavam nas calçadas da Rua Prof. Dr. Araujo, em seu bairro. Na garagem de seu primo Gilberto Ramalho descobriu que jogavam com botões grandes e grosseiros dos “velhos casacos”. Passaram a imitá-los. Com o tempo, deram início à fabricação de seus botões com carrinhos de plástico que, derretidos, eram colocados em forminhas e depois raspavam no chão até conseguir um acabamento conveniente.
Mas, como torcedor fanático do G. E. Brasil, durante um jogo noturno realizado no Estádio Bento Freitas, escutou alguns rapazes conversando sobre o JOGO DE BOTÃO. O jogo ficou em segundo plano, pois perdendo a vergonha, aproximou-se e os questionou sobre onde jogavam. Veio o convite para conhecer a recém fundada APFM do próprio ALDYR SCHLEE. Dentre as coincidências, a data da fundação da APFM era a mesma de seu aniversário. Foi nessa data que ele conheceu o futebol de mesa, e o primeiro convite para jogar em uma associação deu-se para uma fundada no mesmo dia de sua data natalícia.
Na APM conseguiu ser Campeão do Torneio de Verão de 1984, Campeão 10º Aniversário da ASURVIC, em 1985, e Vice Campeão do Torneio de Integração ALFM X APFM (São Lourenço do Sul, em 15 de novembro de 1984).
Ochoa-Chinês-Prof.-Getulio-Ronaldo e Roza (1984)
No mês de maio de 1987, recebeu um convite da Diretoria do Círculo Operário Pelotense para ser o responsável pela fundação do Departamento de Futebol de Mesa. Convidou três amigos: João Armando Ochoa, Jader Baldez Morales e Getúlio Duval e iniciaram a procura de interessados em fazer parte do DECOP. E graças ao trabalho desse quarteto, grandes nomes do futebol de mesa gaúcho e brasileiro conquistaram tantas glórias e elevaram o nome da entidade que os abrigava.
Seus títulos no COP: 3º lugar no primeiro Campeonato Interno (1987), Campeão do Torneio Ronaldo Prietsch (1987), Campeão Torneio 21 de abril (1988), Campeão 1º Torneio de Veteranos COP (2001), 3º lugar 2º Torneio de Veteranos COP (2002), Campeão Torneio Inauguração da Mesa do River Plate (12/2002), Campeão Bola Murcha COP (2002), Vice campeão Torneio ARFM x COP (03/2003), Vice campeão Torneio verão COP (03/2003), 4º lugar no Primeiro e Segundo Turno da Taça de Bronze (12/2003).
Defendendo o COP, participou do Campeonato Estadual por Equipes, (1995) em Canguçú, 1º Torneio Florianópolis x Pelotas (11/1995), XII Torneio Centro Sul Brasileiro (06/1996) - no Tijuca Tênis Clube (RJ), XIII Torneio Centro Sul Brasileiro (1997) Florianópolis, 1º Torneio Jaguarão x COP (11/2000), Campeonato Estadual Circulista (FECORS) (10/2003).
Em 1994, seu nome foi indicado ao BBB (Botonista Bola Branca), um grupo fechado de “amigos” onde o ideal é a reunião em torno da mesa jogando o seu esporte, perto de uma churrasqueira e mais perto ainda de algumas “geladinhas”.
Nesse grupo, suas conquistas também são significativas: Vice Campeão IX Bola Branca, em 1994, na cidade de Rio Grande quando enfrentou o fenomenal campeão Brasileiro Guido Garcia, Campeão Bola Murcha BBB (1994), Vice Campeão 5º Frescão do Franz (1995), 4º Lugar XIII BBB (11/1996), Campeão do 8º Frescão do Franz (1997), Vice Campeão 2º Torneio De’ Lei (01/2001).
Agora, residindo em Joinville, passou a dedicar-se à Regra de 12 toques, participando da equipe de Joinville e posteriormente filiado ao Marcílio Dias, de Itajaí. Joga também a modalidade de dadinho. Em 2006, fez parte, com muito sucesso, da AFUMTIBA, de Curitiba, na Regra Brasileira. Frequentemente tem levado troféus para aumentar a sua galeria numerosa, pois continua sendo um excelente botonista e um amigo para todas as horas.
Roza com o pessoal da AFUMTIBA em Curtiba e no Marcílio Dias em Itajaí
Frequentemente, envia mensagens aos seus amigos futmesistas e uma delas, bem ao estilo de quase fronteiriço, é a seguinte: Los amantes Del Fútbol Botones: El futbol botones requiere habilidad e inteligência para conseguir las mejores estratégias y control emocional igual que El futbol. Es um juego de azar y tambien imprevisible em el que no siempre gana el mejor...
Para esse amigo, as suas maiores vitórias são amizades que conquistou em sua caminhada. Essas não são colocadas em estantes, mas, no coração.
Roza e seus troféus

Até a semana que vem, se Deus assim permitir

10 comentários:

  1. Beleza, Sambaquy. Mais uma história impressionante.
    Será que a juventude atual terá o mesmo pique dessa maravilhosa turma de pioneiros? Que todas essas histórias jamais sejam esquecidas e que sirvam sempre de lição para todos os amantes do futebol do botão. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      A juventude atual tem a vantagem de ter recebido o futebol de mesa já organizado, sem a preocupação de ter de moldá-lo. Por isso, eu vejo grandes líderes surgindo em todas as agremiações, o que me deixa satisfeito, pois sei que o futebol de mesa jamais irá desaparecer. Assim como o Roza, muitos foram os desbravadores que fizeram chegar ao estágio atual.
      Um grande abraço gaúcho/catarinense.

      Excluir
  2. LH.ROZA
    Meu respeitado amigo "AC.SAMBAQUY"...
    Agradecendo sua gentileza de colocar-me em destaque, em sua respeitada "COLUNA", o que mais EU possa vir esperar ???
    Acreditamos que muitos outros abnegados, dos mais distantes "RINCÕES" também tenham dado suas parcelas em prol do FUTMESA.
    Realmente a pratica desse esporte, em muito contribuiu para a minha formação moral, pois respeitando seu "adversário" antes durante e depois do jogo, só assim se conquista as GRANDES VITÓRIAS.
    Continuamos esperando uma nova oportunidade, para batermos uma bolinha...como diria o ELY dos Santos(Rio Grande-RS).
    Aquele "BELÍSSIMO GOL/CONTRA" lá em Caxias ainda irá de ser lembrado por DÉCADAS.
    ATÉ +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Roza,
      A justiça deve ser feita a quem merece. Você é um batalhador e muitos campeões brasileiros foram burilados por suas mãos, a exemplo do Victor Panda, um jogador completo e educadíssimo. Sei também que em muitos rincões houveram Roza"s" que difundiram e fizeram o futebol de mesa crescer. Se um dia tiver a felicidade de conhecê-los e reunir argumentos sobre suas vidas, escreverei também.
      Quanto ao gol contra, ainda acredito que foi a sua bondade em fazê-lo, pois assim me deixaria feliz sabendo-me vencedor.
      Abraço.

      Excluir
  3. Amigo Sambaquy:

    Eu não conheço pessoalmente o Luiz Henrique Roza mas é fácil de perceber que ele gosta muito do futebol de mesa. Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Marcio,
      O homem joga a Regra Brasileira (liso e livre), Regra 12 Toques, Regra Dadinho, e todas as outras que aparecerem em Joinville. E com isso vai acumulando troféus em sua estante.
      Abração.

      Excluir
  4. Parabéns ao Sambaquy pela publicação e ao Tchê Roza pela bonita história de dedicação ao futmesa.
    Clair Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Clair,
      Foi uma homenagem a essa figura gigantesca do futebol de mesa. Solicito a você a gentileza de enviar um retrospecto de sua vida botonística, suas conquistas, sua caminhada pois eu gostaria de poder escrever sobre você. Nos conhecemos desde o final da década de sessenta (faz tempo isso) e nossa amizade persiste até hoje. Mande para o meu e-mail que desde já agradeço.
      Abração.

      Excluir
  5. LH.ROZA...
    Grande pedida...vamos esperar por mais uma grande "narrativa"...
    Desde já, acreditamos que o amigo CLAIR deverá contribuir com toda sua bela "História" e grandes conquistas no FUTMESA NACIONAL...
    Até +

    ResponderExcluir