segunda-feira, 24 de junho de 2013

ATLÂNTICO SUL FUTEBOL DE MESA – SEIS ANOS DE VIDA INTENSA

Não poderia deixar passar a oportunidade de saudar os amigos dessa agremiação tão apaixonante e a grande promotora do futebol de mesa da região balneária de Santa Catarina.
Iniciou em 23 de junho de 2007, por iniciativa de Oswaldo Fabeni, Guilherme Mello, Ivo Castro Júnior, Fernando Castro, Renan Silva, Bartolomeu Dorneles, Joel dos Anjos Junior e Luiz Carlos, reunindo-se no salão de festas do prédio em que residia o Oswaldo, Av. Brasil, 360 na esquina com a Rua 1651. Fui convidado para o Torneio alusivo à fundação do clube, onde compareci levando a fita K7 com o Hino do Botonista, cantado pelo inesquecível Geraldo Décourt.


Em 29 de junho, Oswaldo escrevia no Fotoblog do clube, que havia mantido contato comigo telefonicamente, agendando uma visita a ser realizada na próxima segunda feira. Já, no dia 03 de julho, redigiu: Ontem tive a grata satisfação de passar duas horas falando só de Futebol de Mesa com o Sr. Adauto Celso Sambaquy. Apesar de ter acabado de conhecê-lo, parecia que já havia conversado com ele inúmeras vezes, face ao carinho e cordialidade com que fui tratado. O homem é a história personificada do Futebol de Mesa. Vivenciou o nosso esporte desde os primórdios, participando da elaboração das regras e fundação de várias ligas, federações e a própria Confederação, sendo, por isso merecedor de inúmeras homenagens, como nome de troféus, torneios e mesas pelo Brasil afora. Ele possui times históricos (tudo devidamente documentado e organizado nos mínimos detalhes) de várias regras. A galeria de troféus é imensa. O tempo, lamentavelmente voou e tivemos de encerrar a visita. Está aí uma pessoa que além de amante do futebol de mesa, goza de grande prestígio no meio esportivo e social, que demonstrou nos fornecer subsídios para que possamos fazer do futebol de mesa de Santa Catarina um destaque nacional. O senhor é convidado vitalício a participar de nossos encontros. Será um grande prazer tê-lo junto a nós. Obrigado.
Só que o idealismo e a força de vontade desses desportistas não necessitariam de apoio algum, pois, desde os primeiros passos surgiram como grande potência no esporte que amamos. Começaram no salão de festas do prédio em que o Oswaldo morava, mas ficou pequeno, pois o grupo aumentava sempre. Somavam-se a eles o Rubens Olinger e Alexandre Castelli que pertenciam ao Olímpico de Blumenau. Passaram a jogar em uma sala da empresa da família Queiróz Mello Construtora.
Em 25 de agosto daquele mesmo ano, patrocinaram com enorme sucesso a V Etapa do Campeonato Catarinense de Futebol de Mesa, na Casa Hall Shopping, em Balneário Camboriú. Era o início dessa caminhada.
Em setembro, foi realizada a Taça Adauto Sambaquy, na nova sede social, anexa à Academia Snooker Bar, Rua Jorge Szarschel, 442 (estrada de Cabeçudas), em Itajaí. O clube, contando com 12 mesas em ótimas condições, numa sala acarpetada e um excelente serviço de bar, com petiscos e bebidas geladas servidas no local. Em outubro desse mesmo ano, recebemos a visita da equipe da TV Record, comandada pela editora de esportes Camila Magalhães, realizando uma excelente reportagem, com entrevistas de vários botonistas.
Os horizontes se abriram e a participação dos abnegados botonistas do Atlântico Sul começaram a mostrar-se ao mundo. Mais adesões se incorporavam ao grupo e as conquistas foram sendo aumentadas. As realizações eram concomitantes àquelas que aconteciam no mundo do futebol. Copa UEFA, Libertadores, Copa do Mundo, com torneios que homenageavam personalidades como Geraldo Décourt, Dr. Aldo Mario de Almeida e Jogos Abertos de Verão e C opa da Praia.

Partiram então para os campeonatos Brasileiros. O primeiro foi em Campinas, e o nosso querido amigo Oswaldo voltou embevecido. Afirmava constantemente que o primeiro a gente nunca esquece. O Clube Marcílio Dias resolveu encampar essa luta hercúlea e deu o seu apoio ao grupo, cedendo uma dependência no centro de Itajaí, solicitando que usassem o seu uniforme, representando-o em competições estaduais e nacionais. Com isso, os esforços foram redobrados e a sala que comporta seis mesas foi dotada de ar condicionado e uma linda estante para guardar os troféus que estão sendo amealhados em nome do clube.
Oswaldo no Brasileiro 
Equipe com a camisa do Marcílio Dias
Depois de realizarem dois torneios com o meu nome, deliberaram criar um troféu, no qual será gravado o nome do campeão anual e que ficará sempre no clube; uma posse transitória do troféu, não permitindo a sua saída da estante do clube. E colocaram nele o nome de Adauto Sambaquy, um amigo que eles conquistaram desde 2007.

Ontem foi a festa de sexto aniversário, com direito a churrasco e jogos o dia inteiro. Quem sabe, futuramente, eu diga os resultados, mas o mais importante é o clima de amizade que une esses botonistas há seis anos e que deve perdurar por muito tempo mais.

Galeria de fotos do Atlântico Sul / Marcílio Dias - Itajaí (SC)
Ivo e Sambaquy
Turma reunida na premiação do torneio
Sambaquy, Sydnei e Oswaldo
Oswaldo entre suas duas paixões
Eu também belisquei alguns troféus aqui

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

12 comentários:

  1. Bom dia amigo Adauto

    Conheci este pessoal todo(Heusi, Ferreirinha, Ítalo, Ricardo Guedes,André,Diego, entre outros tantos , principalmente Oswaldo no último Brasileiro de dadinho ocorrido em Curitiba. No verão deste ano reservei 3 dos meus 15 dias de férias para ir para Itajaí bater uma bolinha quadrada com eles. A receptividade foi 10 e outros convites houveram, porém a distância nos impedem (afinal Cascavel a Itajaí é um pouco longe). Mas graças ao facebook continuamos mantendo contato. O único defeito do Oswaldo é ser flamenguista.....mas nem tudo pode ser perfeito rrrrrrrr.

    Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Julio,
      Sendo o Oswaldo a pessoa que é, acredito que nem ser flamen guista poissa ser defeito. Eu também sou contra o Flamengo, mas nas mãos do meu amigo eu até admiro. Realmente esse pessoal é muito bacana. Estivemos no sábado desde às 9 horas até depois das 16 horas jogando. O jogo do Brasil só conseguimos ver parte final do primeiro tempo e o segundo inteiro. Mas valeu pelo congraçamento existente. São amigos para sempre.
      Abraço.

      Excluir
  2. Amigo Sambaquy:

    Eu estava lendo o blog "golagol" do Ítalo Petrecheli e quero parabenizá-lo pela excelente campanha no torneio Botão folia, li a noticia a poucos minutos, o amigo ficou em terceiro. Que bom que tem praticado a regra doze toques.

    Abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Márcio,
      O pessoal deu mole e eu consegui chegar em terceiro. A Regra de 12 Toques é muito legal e fácil de entender. O tempo é de dez minutos por dez. Assim fica mais fácil aguentar, pois na minha idade, ficar muito de pé cansa muito.
      Tenho acompanhado os resultados da Acra, que você gentilmente envia. Tens de reagir e chegar entre os primeiros.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Meu caro Sambaquy.Mesmo em Brasília, não deixo de ler sua coluna e fico feliz em vê-lo em plena atividade. Espero, um dia, poder visitar Santa Catarina e aí poderei dar uma esticada em Brusque para enfim conhecê-lo pessoalmente. Quinta-feira,à noite, estarei no Bola Quadrada, me confraternizando com esse pessoal fantástico do dadinho. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu fiel leitor,
      O dia que vieres a Santa Catarina será decretado feriado estadual. Mas, não vais me encontrar em Brusque, pois estou residindo em Balneário Camboriú, a Copacabana do sul. Aqui pertinho está Itajaí, onde poderemos apreciar a sua refinada arte e os adeptos da bolinha quadrada farão uma festa com a sua presença.
      Abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  4. Bom dia amigos do Futebol de Mesa.
    Inicialmente agradeço as palavras do mestre Sambaquy e reforço o quão gratificante é te-lo junto a nós. O sábado que passamos juntos comemorando os 6 anos de existência do nosso Clube, passou "voando", tantas histórias podemos compartilhar, sempre acompanhadas de um delicioso churrasco e encerrando assistindo com a bela vitória de 4x2 so Brasil sobre a Itália. Não poderia ser melhor!
    Quanto ao Júlio que, apesar de morar em Cascavel(oeste do PR), tivemos o privilégio de conhece-lo em uma competição em Curitiba (juntamente com a sua simpática esposa) e já nos brindou com a sua visita no nosso Clube. É um gentleman. Caros Abiud e Marcio, aguardamos uma visita de vocês para conhecer o nosso Clube e trocarmos um pouco da nossa experiência. Todos serão bem vindos. Grande abraço. Obrigado Mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Oswaldox,
      Vocês conseguem fazer a diferença. Por essa razão estou junto, sem o pique inicial de minha caminhada, mas sempre junto. Fico feliz cada vez que vou ao clube, o que, infelizmente, não tem acontecido com frequência. São sempre experiências novas, sobretudo na amizade.
      Abração

      Excluir
  5. Parabéns Sambaquy pela merecida homenagem,torneios e troféus e pela promoção da amizade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aninha,
      Tudo isso começou junto com o seu pai. Por isso, cada homenagem recebida, transfiro grande parte dela ao meu amigo Raymundo.
      E você, minha querida menina, com sua simpatia e amizade sempre presente na coluna. Fico feliz com isso, pois sei que em sua memória eu consigo transmitir um pouco de nossa luta inicial nesse esporte.
      Abraços.

      Excluir
  6. Amigo "AC.SAMBAQUY"...
    Acompanhar sua "COLUNA",já se tornou um hábito diário.
    Por tanto, essa sua narrativa homenageando o pessoal do ATLÂNTICO SUL só podemos esperar fortes emoções.
    Não quero desculpar-me por não ter comparecido, ainda na noite de 6ª feira o OSWALDO tentou me convencer de bater uma bolinha com os amigos.
    Embora tenha sido agraciado pelo Mário Schumacher, com um plantel apropriado para a Reg. 12 Toques, tentei várias vezes praticar, mas não consegui me adaptar.
    Quanto aos que estiveram presentes, são todos grande abnegados nesse nosso lazer, em que o menos importante e a idade, e sim a satisfação de estar praticando.
    Para concluir, ainda espero encontra-lo la na sede desta feita na Reg. do Dadinho.
    Até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roza, meu amigo,
      Sabes que eu ainda não tive a oportunidade de assistir a jogos da modalidade dadinho. Já vi os botões, os goleiros que são super pesados, os arcos que são menores do que a 12 toques, e os dadinhos, que servem como bolinha. Talvez eu ainda consiga jogar uma ou outra partida, mas até hoje não tive a ventura de assistir esse tipo de jogo, que é apreciado por muitos na séde.
      Abração.

      Excluir