segunda-feira, 9 de setembro de 2013

IVO LUIZ CASTRO JUNIOR – O CAMPEÃO DO MARCÍLIO DIAS



Troféu de campeão só dá ele...
A história deste botonista inicia-se em sua infância, quando tomou conhecimento do futebol de mesa através dos times de plástico e do famoso Estrelão. Filho único, divertia-se jogando pelos dois times que estavam na mesa. Organizava e dirigia campeonatos e narrava os jogos, imitando os grandes personagens do Rádio Esportivo da época. Era um pouco de Geraldo José de Almeida, Doalcei Bueno de Camargo, Jorge Curi, Valdir Amaral, Fernando Sasso e tantos outros famosos que, além de narrar, comentava os jogos. Supria assim a ausência do irmão que não veio.

O tempo passa, mas o amor pelo futebol de mesa não. Adolescência, estudos, namoros o fazem deixar adormecida essa paixão. Realiza o seu grande sonho tornando-se Engenheiro Mecânico, casa-se e vê vir ao mundo seu filhão Fernando.

A vida continua e os compromissos parecem que não permitirão que ele volte ao esporte que marcou a sua infância. Mas, o destino faz com que, depois de muitos anos, seu amigo Oswaldo Fabeni liga para seu celular e pergunta se ele é capaz de adivinhar o que estava fazendo. Lógico que não saberia. Foi então que a alegria estampou seu rosto. Oswaldo diz textualmente:

-Estou aqui no Olímpico, em Blumenau, jogando futebol de mesa.

Renascia naquele momento a paixão adormecida pelo esporte que os unira na infância. Que felicidade o Oswaldo ter se lembrado dele, de sua paixão pelos botões, de seus campeonatos disputados nas casas de Itajaí.

Adquiriu alguns times, dentre os quais Marcílio Dias (sua maior paixão), Flamengo, São Paulo, Borússia Dortmund, Liverpool, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro. Construiu uma maleta para acondicionar seus botões e passou a dedicar-se de corpo e alma na prática continuada  do esporte que marcou a sua vida. E o fez de maneira primorosa, pois seu jogo é perfeito e maravilhoso, conseguindo ter um domínio completo de todas as jogadas que realiza, além de ser um estrategista perfeito. Seu chute ao gol é certeza absoluta de felicidade.
A sede no Snooker Café
Conseguiu levar o Fernando, seu filho, para praticar. Com ele, mais o Oswaldo e outros amigos que foram se reunindo em volta da mesa, funda o Atlântico Sul Futebol de Mesa e passa a acumular troféus, pois quando coloca seu time na mesa a finalidade é uma só: vencer.

Continua vencendo e o filho crescendo... 
Através dele houve a aproximação do Atlântico Sul com o Marcílio Dias. O detalhe maior disso tudo é que o Atlântico Sul nasceu em Balneário Camboriú, mais precisamente no salão de festa do prédio onde morava o Oswaldo. Com o crescimento do número de associados, a necessidade de um espaço maior se fez necessário. Trocaram o salão de festas do Oswaldo por uma enorme sala no Snooker Café, onde foram colocadas quinze mesas. As adesões foram surgindo em quantidade, como também novas idéias. O apoio recebido do Marcílio Dias fez com que a rivalidade itajaiense se manifestasse e surgisse o segundo clube de futebol de mesa da cidade, o S. C. Barroso.

Ivo tem sido o maior campeão do Marcílio Dias/Atlântico Sul. Seu nome está inscrito como campeão de todos os campeonatos disputados, no troféu Adauto Celso Sambaquy que permanece definitivamente na sede que ocupamos perto do estádio Hercílio Luz.
IVO - o Super Campeão

Além de incentivar a continuidade do futebol de mesa, organiza e realiza torneios e campeonatos com a maestria que adquiriu na infância. Só posso dizer que se ele morasse em São Paulo ou mesmo em Curitiba, já teria se tornado campeão brasileiro diversas vezes. Seu nível de atuação está muito acima da maioria dos praticantes que frequentam as dependências do Marcílio Dias.

O que nos deixa feliz é ser recebido por ele, quando conseguimos nos fazer presentes para disputar algum torneio ou até mesmo campeonato. Sempre nos saúda da mesma forma: - Salve grande Adauto. Um amigo que sempre está disposto a bater uma bolinha e, se deixarem e o pessoal aguentar, é capaz de ficar das nove horas da manhã até à noite jogando, sem cansar, sempre com a mesma disposição e entusiasmo.

Realmente, o Oswaldo, ao fazer aquela ligação, prestou um serviço ao futebol de mesa brasileiro. Que possamos estar muitas vezes juntos, praticando o esporte que amamos desde as nossas infâncias.

Grande Ivo, continue sendo essa pessoa brilhante e vencedora.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

7 comentários:

  1. Amigo Samba, realmente o Ivo foi o primeiro cara que liguei, pois sabia da paixão que nutria pelo nosso esporte,se tornando a pessoa que esteve sempre junto comigo na organização dos campeonatos e do nosso Clube. Merecida homenagem a essa pessoa íntegra, amiga e um fenômeno nas mesas. Esse é o nosso Ivo Luiz Castro Jr. O grande campeão.
    Parabéns pela homenagem.
    Oswaldo Fabeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oswaldinho,
      Você foi o cara que me fez voltar a jogar botão. E também foi quem fez surgir o Ivo no cenário catarinense. Todos nós devemos muito a você, que sem sombra de dúvidas é a mola propulssora do botonismo da região.
      Abração meu amigo e estarei com vocês no sábado, desde que venham me buscar.

      Excluir
  2. LH.ROZA.
    O que mais possamos comentar ??? Amigo AC.SAMBAQUY, VC sempre nos surpreendendo a cada nova "coluna"...
    Até agora todos os "manuscritos" colhidos de seu gigante "alfarrábio", só nos tem dado fazer voltar ao passado ,resurgindo das cinzas fortes emoções.
    Muitos foram os aqui já comentados, pelos quais tambem tivemos o privilégio de conhece-los.
    Recentemente,para não chama-lo de "VÉIO", recebemos o convite para participar desse grupo formado pelo OSWALDO. Onde em muito fez com que EU viesse conhecer novas modalidades e/ou REGRA(s).
    Descrever o amigo "IVO", realmente essa nossa paixão pelo FUTMESA, não tem idade o que importa é estarmos revivendo fortes eesquecidas emoções.
    Até +...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Roza,
      Eu sempre desejei e defendo a idéia de que as homenagens devem ser feitas enquanto as pessoas podem sentir o quanto de bem representam para nós, seus amigos. Por isso eu escrevo e presto essas homenagens àqueles que estão sempre comigo, pois assim saberão que a minha estima e admiração é constante e verdadeira.
      As alegrias do futebol de mesa para cada um de nós são na verdade as amizades sinceras que perduram para sempre.
      Abração, meu querido amigo.

      Excluir
  3. Meu caro Sambaquy. Mais um relato maravilhoso em forma de homenagem. Concordo, plenamente, quando você diz que as homenagens devem ser prestadas ainda em vida para que essas pessoas possam sentir o quanto são queridas por todos. Imagino a felicidade de Ivo Luis Castro Junior.
    Aqui, no Recife, dentro do possível, procuro seguir esse seu belo exemplo, já que comungamos do mesmo pensamento. Nessa Semana da Pátria, estivemos em recesso do nosso campeonato, mas disputamos algumas partidas amistosas. Aproveitei para postar no futeboldemesanews uma matéria sobre o Torneio da Independência, promovido pela Liga de Futebol de Mesa da Mangueira, na modalidade "fogoteibei" (variação da regra paulista de 12 toques). Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Abiud.
      Obrigado pela sua consideração aos artigos que escrevo. Estou tão acostumado com as rodadas da Rainha das Regras, a Pernambucana que fui procurar os resultados, sem lembrar que a rodada havia sido cancelada ainda na semana passada. Vou ler o notic iário sobre a Liga da Mangueira, pois tenho dois times da regra fogotebei, e como não conheço a regra a curiosidade é imensa.
      Abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  4. Caro Adauto,

    você foi muito gentil e foram sinceros seus elogios ao Ivo. Sinto-me gratificado por presenciar este seu gesto pois sou admirador do Ivo por sua prudência, entusiasmo, seriedade. Da sua humanidade e devoção aos princípios Cristãos de amor e respeito aos outros, sem exceção.
    Ele é meu grande irmão junto com os seus familiares, em especial sua esposa a Rita, seu filho fernando e agora mais uma filha a Roberta.

    Frato, Renato.

    ResponderExcluir