segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MANTER UM BLOG ATUALIZADO ESTÁ FICANDO CADA DIA MAIS RARO

Após 162 Colunas escritas para o Blog da AFM Caxias do Sul, com consultas diárias aos diversos blogs que falam de nosso esporte, vejo que são muito poucos os que atualizam com novas matérias. Muitos ficam parados no tempo e no espaço. Iniciam a todo vapor e acabam ficando no ostracismo, sem mesmo ter uma mísera notinha que o faça ser movimentado.

Devo louvar alguns blogs que constantemente apresentam notícias que nos atualizam sobre o movimento. Diga-se de passagem que essa inovação deveria ajudar a aproximar os botonistas de todo o país, pois somos de uma geração em que se produziam informativos datilografados, copiados em mimeógrafos ou Xerox, e despachados via Correio. Hoje temos acesso a centenas deles e nos desencantamos quando as notícias não aparecem.
Sei que é muito difícil perder várias horas no dia para atualizar, manter contato com os diversos grupos de botonistas divulgadores e apresentar diariamente novidades. E, geralmente, isso é tarefa de pouquíssimos abnegados que se dispõem a informar os leitores das novidades de seu grupo.
Deveríamos aproveitar melhor essa ferramenta que nos permite estar cientes das novidades e a tornar motivo de aproximação. Um exemplo disso foi a questão que o Breno Kreuzner levantou em seu Manchester “quase diário”, o qual mobilizou uma quantidade enorme de opiniões sobre o repique do chute ao gol. As opiniões vieram dos quatro cantos de nosso país, pois o assunto interessou aos botonistas em geral.

Mostrou o nosso amigo Breno que seu blog é lido e procurado pela imensa maioria de botonistas brasileiros, assim como o é o Gothe Gol, esse sempre com atualizações diárias e cheias de entusiasmo.
A geração à qual pertenço sofria muito com a falta de notícias. Para minimizar, a Gazeta Esportiva de São Paulo sempre mantinha, nas quintas-feiras, uma coluna sobre Botões na Mesa. Geralmente eram notícias sobre o movimento paulista, pois alguns botonistas escreviam e enviavam notas para a redação do jornal, com fotos e comentários. Os informativos de determinados clubes eram feitos por uma pessoa, que os imprimia e distribuía aos interessados, arcando com os custos totais. Nem um patrocínio que os ajudasse a manter suas publicações e, mesmo assim, elas persistiam mensalmente.
Foram muitos os que chegavam às minhas mãos: Botunice Informa (São Paulo), Técnicos e Botões (São Paulo), K entre Nós (Brasília), Botonistar (Botonistar), Jornal Bola Branca (Lajeado), O Botonista (Taubaté), Informativo Jacareí (São Paulo), Bola de Feltro (Brasília), A Liga (Brasília), Bola na Mesa (Brasília), Boletim Informativo Jocamar (Manaus), Rio Botonista (Rio de Janeiro), Urudancam (Rio de Janeiro), 3 Toques (Brasília), são alguns que consigo lembrar.


Hoje, temos a possibilidade de estar diariamente na presença de botonistas e ainda assim não conseguimos uma continuidade. Talvez, se a manutenção fosse semanal isso melhoraria.  A Marreta, do meu amigo Abiud Gomes, de Recife é feita sempre aos domingos, contando o resultado da rodada da semana do botãobol, a Regra Pernambucana. Sou assíduo leitor dele.
O Futebol de Mesa News, de São Paulo, também sofre com a falta de notícias de diversas regiões. Acompanho e sempre procuro as novas sobre o futebol de mesa, em Santa Catarina, para estar atualizado. E vejo notícias de vários meses passados da mesma forma que as últimas, mesmo sabendo que inúmeros torneios e campeonatos tenham sido realizados depois. Faltam pessoas dedicadas que se prestem a informar o editor paulista sobre os acontecimentos. O municiamento de fatos ajudará a fazer a grande roda do futebol de mesa girar.
Pensemos nisso e no compromisso que assumimos, criando um informativo para as pessoas que, como nós, gostam do futebol de mesa.

Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

4 comentários:

  1. LH.ROZA
    Boa Noite meu AMIGO...
    Desculpe o horário, 22:30hs, pois estava escutando o jogo do meu XAVANTE 4x0 no co-irmão BAGÉ.
    Adivinhe a quem teremos como adversário para a FINAL ??? sim o "pelotinha" sendo o 1º jogo lá no Salão de Festa(s) e se for nescessário e/ou só para a NAÇÃO RUBRO-NEGRA festejar vai ser na BAIXADA.
    Mas tudo isso, não tem nada haver com a sua COLUNA,
    volto pedir desculpa, é que a emoção bater mais forte que a razão.
    Dito isso vamos tentar concluir, realmente para manter os botonistas informados é muito trabalhoso requer tempo e dedicação.
    É de contar nos dedos quantos se preocupam com os pequenos detalhes,mas ficam esperando que seus "NOMES" sejam colocados com destaque quando chegam ao "TÍTULO", e não menos desrespeitando quem com muito empenho se dedicou na organização da "COMPETIÇÃO".
    Dado o adiantado da "hs." ficamos por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Roza,
      Torcer pelo Brasil, de Pelotas é claro o faz vibrar de emoção. Eu sentia isso pelo meu Flamengo, de Caxias, até o dia que um diretor negou uma camisa para representá-lo na Bahia. Nós somos movidos pela emoção e quem manda nos clubes, por dinheiro.
      Por isso respeito os gostos de cada um. Se não ganhei a camisa do clube que representava, ganhei uma do Paulo César Carpeggiani, uma camisa campeão brasileira de 1975, muito mais valiosa.
      As vezes, ocorrem mudanças pela forma como somos tratados pelas pessoas que fazem parte desse circo.
      Mas, cuidado com o Pelotas, pode surpreender.
      Abração.

      Excluir
  2. Meu caro Sambaquy. Fico muito grato pela citação da Marreta, se bem que esse meu blog é dirigido ao botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras, sem falsa modéstia). Creio que é por isso que o universo de leitores torna-se praticamente insignificante, já que a grande maioria dos botonistas é adepta de outras regras, sobressaindo-se a regra baiana (1 toque/pastilha ou disco), a regra paulista (12 toques/bola de feltro) e a regra dadinho (9x3 toques, bola quadrada). Enquanto eu tiver forças, semanalmente, estarei divulgando os resultados das diversas competições que realizamos, fazendo pequenos comentários, com intuito de motivar mais ainda essas competições. Como não temos praticantes em outros Estados, não sofremos críticas e isso é bom, porém, as picuinhas acontecem de vez em quando, mas vale a pena. Obrigado, amigão. Mando um abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      Em todos os lugares as picuinhas existem. Ontem estive almoçando e conversando com dois botonistas da Regra Gaúcha e senti neles o temor que esta acabe pela quantidade de acontecimentos desagradáveis que se sucedem a cada novo encontro. Acredito que o futebol de mesa tem a meta principal de promover o lazer, o encontro entre diversos tipos de pessoas e estabelecer amizades proveitosas para todo o sempre.
      Mas,como em todo agrupamento, participam todos os tipos de pessoas e por isso temos de ter muito jogo de cintura, pois caso contrário, acabaria tudo com muita inimizade reinando.
      Eu continuo sendo o seu leitor no sul do Brasil.
      Abração gaúcho (no seu dia Maior) e catarinense (adoção).

      Excluir