segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SOCIEDADE GUARANY ERA FORTE NO FUTEBOL DE MESA


Resolvi escrever sobre os amigos botonistas do Guarany, clube social de Brusque (SC), logo após assistir nos “Loucos por Futebol” uma entrevista feita com Jorge Bianchini, um colecionador muito louco por tudo aquilo que envolve o futebol. Confesso que assisti embevecido a tudo aquilo que aquele amigo conseguiu juntar em sua vida, organizando um completo museu em sua casa. E dentre tudo isso, lá estava uma mesa para a prática do nosso futebol de botões, vários times e uma baita saudade de um tempo maravilhoso que vivi naquela cidade.
A sociedade ficava quase ao lado da sede da Associação Brusquense de Futebol de Mesa no Bairro Guarany, onde o Jorge reunia grandes botonistas, formando um clube similar ao vizinho. Ademir Deichmann, Luiz Carlos de Souza, Silézio Silveira, Valdir Habiztreuter, Ari Hoffmann, Sérgio Pessoa, Luiz Carlos Souza, Clóvis Martinenghi, Feliz Valle Junior e Aires Deichmann disputavam campeonatos ferrenhos.
Guarany - Brusque - Dep. Futebol de Mesa
Na programação de aniversário da cidade, na primeira semana de agosto, o Departamento Esportivo da Prefeitura Municipal organizou no Ginásio da FIDEB um Torneio Cidade de Brusque, reunindo os botonistas das duas agremiações e houve lotação no ginásio, coisa que só era conseguida por ocasião dos campeonatos de futsal ou quando grandes equipes vinham fazer apresentações contra os campeões brusquenses.
A Associação Brusquense, de praxe organizava torneios comemorativos, como o tradicional Torneio de Verão e o Torneio dos Campeões. Copiando, o Guarany organizou também o seu Torneio de Verão, que foi disputado de dezembro de 1979 a fevereiro de 1980. Convidaram o presidente da Associação, Décio Belli e eu para participarmos do referido torneio.
Os jogos foram interessantes e motivaram muito os botonistas guaranis. Sobressaía-se entre eles um rapaz, o menor e mais novo de todos, chamado Feliz Valle Junior, até hoje conhecido como Félinha.
A grande final desse torneio foi entre o Félinha e esse colunista. Jogo amarrado e difícil, pois o Félinha jogava também conosco na Associação e, por isso, estava muito bem treinado. Vitória do Internacional por 1 x 0. Um lindo troféu e a medalha de melhor defesa do Torneio estão depositados na minha galeria de troféus. O Torneio teve sua final no dia 26 de fevereiro de 1980 e foi prestigiado pela família Valle inteira, torcendo pelo seu representante. Todos eram meus amigos e vibravam com as jogadas realizadas.
O Jorge, como presidente da sociedade sempre me convidava para a entrega de troféus ao final dos campeonatos. E, com alguma surpresa, há algum tempo atrás recebi de um amigo a foto que ilustra essa coluna, pois seu sogro Aires Deichmann, além de ecônomo do clube era o representante do Botafogo F. R., do Rio de Janeiro. Pelas camisas, pois todos jogavam uniformizados, sempre, podem ver a variedade de clubes que eram representados pelos bravos disputantes dos campeonatos guaranis.
Com o tempo, tendo o movimento da Associação diminuído de forma avassaladora, também os guaranis foram arrefecendo a sua vontade e, hoje em dia, só há recordações em fotografias de um tempo que foi grandioso, em que o futebol de mesa era a paixão da cidade de Brusque. Pelo menos, na reportagem dos “Loucos por Futebol”, o meu amigo Jorge Bianchini trouxe um pouco daquele passado para os dias atuais. Ver aquela mesa e os times enfileirados me deu uma saudade imensa. Mas, não acredito que alguém tenha a coragem de reiniciar a prática do futebol de mesa na Regra Brasileira, modalidade LISO naquela cidade. O tempo passou e o entusiasmo acabou. Mas, milagres acontecem...
Jorge Bianchini com a equipe da ESPN Brasil
Coleção de produtos de futebol de Jorge. A velha e boa mesa de futebol de mesa está ali em destaque


Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

4 comentários:

  1. Amigão, Sambaquy. Que todos esses bonitos relatos, traduzindo a história do futebol de botões nos Estados do Sul sejam transportados para um livro. ficando assim eternizados. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigão Abiud,
    A promessa existe e será o livro editado por ocasião do cinquentenário da AFM Caxias do Sul, a realizar-se em junho de 1915. Até lá muitas outras coisas serão motivo de minhas colunas, pois procuro conservar o passado bem vivo, para que os atuais botonistas saibam que houve dificuldade para chegar ao estágio atual.
    Um grande abraço gaúcho/catarinense ao amigão pernambucano, meu fiel leitor.

    ResponderExcluir
  3. LH.ROZA....,

    Só para complementar, + uma bela pagina da histório do Futmesa Nacional...
    Como sempre + 1 abç.ao meu IRMÃO DE FÉ

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Roza,
    As sementes ainda continuam intactas em Brusque. O Fernando, filho do Jorge, me afirmou por e-mail que adora o futebol de mesa. Quem sabe o Ítalo possa fazer ressurgir naquela cidade o grande movimento que a transformou no polo da Regra Brasileira nos anos 70/80.
    A vontade de ver novamente o futebol de mesa florescendo na minha segunda cidade mãe é enorme. Só o tempo poderá dizer alguma coisa sobre isso. Demanda esforços e eu acredito que isso motivará o Ítalo.
    Abraços.

    ResponderExcluir