segunda-feira, 7 de outubro de 2013

...E A RENOVAÇÃO, COMO VAI?

Meus amigos, essa é a grande pergunta que constantemente faço para todos os amigos botonistas das diversas agremiações e regras. Estão conseguindo motivar os jovens a praticarem o futebol de mesa? Estão apoiando e organizando campeonatos infantis e juvenis, visando à continuidade de nosso esporte?
Eu conheci o futebol de botão, hoje de mesa, há aproximadamente sessenta e sete anos. Era um tempo completamente diferente do atual, pois a diversão da molecada naquela época era na base do improviso, ou seja, brincadeiras de rua, futebol na calçada, carrinhos de rolimã, bicicletas ou patinetes. Isso durante o dia, quando a cidade de Caxias do Sul era bem diferente da atual. Podíamos brincar livremente sem a preocupação de sermos atropelados pelos poucos automóveis existentes. À noite, geralmente praticávamos o futebol de mesa, ora na casa de um vizinho ou então na nossa própria casa, onde se reuniam alguns aficionados. E tudo era tão difícil. Os botões tinham de ser construídos, lixando-se na calçada que na época era laje. Seguidamente, dois ou três sentavam no cordão da calçada e ficavam lixando seus Zizinho, Ademir Menezes, Jair da Rosa Pinto, Domingos da Guia, até que tomassem a forma mais adequada para um bom desempenho na mesa. E as mesas? As mesas eram improvisações que fazíamos, pois não havia, no mercado, mesas oficiais, coisa que somente veio acontecer a partir dos anos sessenta. De um caixote maior criava-se um tampo que, depois de ter suas linhas traçadas, transformava-se em um excelente campo. Outros tinham mais sorte em conseguir mesas que estavam em desuso em suas casas e as transformavam em célebres estádios.
Era uma diversão que a grande maioria das pessoas da cidade conhecia e praticava. Hoje, muitos cidadãos respeitáveis (ex prefeitos, comerciantes e industriais) não podem esconder suas façanhas com seus botões e suas partidas magistrais, jogadas em diversos pontos de Caxias.
Celso, meu filho, também brincou, mas não seguiu os passos do pai
Surgiu a Federação Riograndense em 1961 e isso mostrou outro horizonte aos botonistas que, passando o tempo, já tinham se tornado adultos. E com força voltaram a praticar aquele esporte que os tornava grandes dirigentes de clubes famosos.
Em Caxias sempre houve a preocupação de oferecer aos jovens a oportunidade de continuarem a nossa caminhada. E isso foi sempre alimentado, apesar de não ver a mesma ideia ser defendida pela Federação vigente. Em 1965, quando participamos pela primeira vez de um campeonato estadual, só havia a disputa de adulto. No ano seguinte, convidados pelo presidente da Federação para patrocinarmos o campeonato, aceitamos com a condição da realização de três categorias: infantil, juvenil e adulto.
Campeonato Gaúche de 1966 - Caxias do Sul estreia as categorias Infantil e juvenil
Muitos desses meninos que jogavam nosso campeonato infantil e juvenil acabaram nos dando alegrias como adultos, anos depois. E parece que a ideia continua firme em nossa cidade, pois houve o trabalho pioneiro do Ednei Torresini, criando o departamento infantil que trouxe para a Associação de Futebol de Mesa de Caxias dois meninos, os quais foram responsáveis pelas primeiras grandes conquistas auferidas nivelem âmbito nacional. Coisas que ninguém havia conseguido até então, o nosso Gustavo Lima (Pica Pau e Hemerson Leite) conseguiram,  trazendo a glória de títulos de campeão brasileiro, conquistas em outros centros, valorizando ainda mais o esforço desses abnegados.
Minha Caxias do Sul tem dois belíssimos trabalhos de renovação AABB Caxias e AFM Caxias
Tenho acompanhado em diversos blogs e, em muito poucos, eu consigo vislumbrar esse apoio aos menores de idade. Temos de organizar, fazer valer campeonatos entre eles, brindá-los com troféus que agucem sua vontade e incentivem sua permanência entre nós. Um dia, fatalmente todos terão de parar, e com o advento das brincadeiras eletrônicas, se não cuidarmos de nossos pequenos, estaremos decretando o fim desse esporte que tanto amamos.
Paraná - 12 toques
Na Espanha se joga na praça
é diversão da garotada espanhola
Mais um projeto paranaense - este em Londrina
Em Santa Catarina a Garotada do Marcílio Dias
Em Pelotas Hyago da Academia
Em Pernambuco também tem projeto
Brasileiro sub-15 de Futebol de mesa em Minas
Louvo aqueles que têm organizado e apoiado essas iniciativas, pois ensinando aos jovens, estaremos tendo o cuidado de preservar nosso esporte, formando pessoas que serão ótimos cidadãos quando se tornarem adultos, pois todo o botonista é geralmente uma pessoa que serve de exemplo aos demais.
Que as fotos que ilustrarão essa coluna sirvam de modelo e exemplo aos dirigentes de agremiações, pois são garimpadas em blogs em que os pequenos são premiados após os campeonatos realizados.
Gustavo Lima - o "Pica-Pau"
Estadual de 2012 - Pica-Pau Campeão Estadual
Hemerson o outro membro da dupla da AFM Caxias
Aonde a AFM Caxias viaja leva seus Garotos
Eles apesar de lisistas aceitam desafios do 12 toques
No brasileiro de 2012 na Bahia o Brasil se curvou a dupla caxiense
Estadual Liso 2013 a trinca da AFM Caxias (Pica-Pau, Hemrson e Weiss) junto com o pelotense Hyago
O Brasil conhece Pica-Pau no Brasileiro de Pernambuco
A dupla da AFM Caxias ao lado de Mateus outro Caxiense campeão brasileiro
No Centro Sul de Caxias eu avisei cuidem bem destes garotos eles são o futuro do nosso esporte..
Estava certo?
O Rio de Janeiro no Centro Sul 2012 também sentiu a força da dupla caxiense


Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

6 comentários:

  1. Meu amigão Sambaquy, você simplesmente não existe. O futebol de mesa será eternamente grato por toda essa abnegação e a tentativa de perpetuar o botão. Aqui em Pernambuco, o movimento ainda é tímido, mas o Éder Sérgio, de Caruaru e atual presidente da FPFM, juntamente com Humberto Securão estão entusiasmados com o projeto que tem tudo para ir em frente, desde que consigam patrocínio, o que é deveras difícil. Quanto a mim e a APFM, da qual faço parte, não temos mais esperanças e o nosso interesse é curtirmos o botão enquanto tivermos força. Nunca fui, na verdade, um batalhador. O que gosto mesmo é de jogar botãobol. Admiro você e a todos que lutam pelo futebol de botão. Que a luta não seja em vão. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Abiud. Eu sempre lutei para que o futebol de mesa tivesse continuidade. No primeiro brasileiro, realizado em Salvador, no ano 70, levei três meninos de 14/15 anos para jogarem com as feras nordestinas. Hoje, os filhos deles é que estão tocando a modalidade para frente, sempre continuando aquilo que iniciou em 1963. Somente assim poderemos ter o nosso esporte continuando por muito tempo.
      Garanto que a luta não foi em vão. Hoje o apoio se consolidou pela honestidade de nosso trabalho e o FUNDEL, da Prefeitura de Caxias apoia a AFM e o grupo de meninos.
      Até escola eles conseguiram para os meninos. São acompanhados de perto o tempo todo.
      Abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  2. LH.ROZA
    Boa Noite meu IRMÃO DE FÉ...
    Estamos tentnado repassar, e/ou forçar, para alguns menos informados, o que é ser BOTONISTA ...indicando que entrem no BLOG.
    Mas como diria o "poeta": uma faca de 2 legumes ...hahaha !!!
    Se alguns "dirigentes" de certas Associações, fossem menos ditadores, aí sim, poderia-mos esperar uma nova safra de futuros bons praticantes desse lazer, que tantas alegrias e fortes amizades nos proporcia.
    Como sempre, ler a sua "próxima coluna" sempre é motivo de reviver os bons tempos.
    Ver essas "fotos" hoje postadas, vimos que valeu a pena o trabalho feito.
    + 1 X DESEJAMOS 1 FORTE ABÇ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado Roza,
      Realmente há necessidade de trabalho por parte de dirigentes de entidades, caso contrário os pequenos acabam se afastando. Tem de haver motivação para que a luta continue por muito tempo, fazendo com que isso se incorpore no espírito da molecada. Acredito que o trabalho realizado em Caxias tem rendido frutos para todo mundo, pois os meninos conseguiram antes dos marmanjos o troféu de campeão brasileiro da modalidade. Que sirva de exemplo às demais agremiações.
      Um grande abraço a esse gaúcho/catarinense.

      Excluir
  3. Grande Sambaquy.
    Muito legal essa matéria sobre a renovação no nosso esporte.
    Aqui em SC, mais precisamente na região de Itajaí, temos mais de 60 alunos praticando diariamente o nosso esporte, na E.B. Profª Inês Cristofolini de Freitas. Lá temos 2 mesas, que são disputadíssimas pelos alunos no horário de recreio, semelhante às filas que se formam em volta das mesas de tênis de mesa. É muito bonito de ver meninos e meninas se esmerando a caminho do tão esperado gol!
    Atualmente, estão acontecendo 4 partidas diárias da fase classificatória de um campeonato interno promovido por nós.
    Desse grupo já surgiu o Humberto (12 anos) Campeão Sul-brasileiro sub-18, modalidade dadinho.
    Eles jogam 12 toques e dadinho.
    Grande abraço
    Muito obrigado pelo exemplo que és para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Oswaldo,
      Tenho acompanhado de longe o seu brilhante trabalho e sei que colherás muitos frutos com essa garotada. O Humberto eu já conheço e até joguei contra ele. Com certeza teremos muitos Oswaldos e Ivos nessa leva de garotada que pratica o futebol de mesa.
      Abração meu amigo, responsável pela minha volta ao futmesa.

      Excluir