segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ORLANDO NUNES – UM LEGÍTIMO CAMPEÃO

Há poucos meses esse amigo nos deixou, partindo para o grande time de botonistas celestiais. Resolvi prestar-lhe uma homenagem, embora seu passamento já tenha ocorrido há meses, pois foi uma das maiores pessoas que conheci na Boa Terra.
Em agosto de 1971, após nossa participação no segundo campeonato brasileiro, realizado em Recife, fizemos uma parada em Salvador, com a finalidade de rever amigos e desfrutar das delícias daquela terra de Todos os Santos. Na noite de 23 de agosto de 1971, joguei uma partida contra Orlando e fui derrotado por 2 x 0. Foi a nossa apresentação.
Nosso segundo encontro foi em julho de 1972, quando, juntamente com Jomar Moura, representou a Bahia no Brasileiro que foi realizado em Caxias do Sul. Sua campanha foi extraordinária e só não foi campeão por ter encontrado o rei da malandragem, o carioca Antonio Carlos Martins. Mas, apesar disso, levou para a sua enorme galeria o troféu Câmara de Vereadores, destinado ao vice-campeão da competição, além de ter o ataque mais positivo do certame.
Orlando foi uma pessoa que encantou os caxienses. Fez várias amizades entre os que estiveram participando do Campeonato no Ginásio da AABB. Foram dele as maiores goleadas daquele certame: 11 x 0 sobre Vanderlei (Caxias do Sul) e 12 x 2 sobre Hilton (Minas Gerais).
Na partida em que enfrentou Martins, pela chave A, Orlando o venceu por 3 x 0, classificando-se em primeiro lugar, com Martins em segundo. Pela chave B classificaram-se Fernando (Rio de Janeiro) e Jomar (Bahia). Os jogos de Orlando foram 1 x 1 com Jomar, 0 x 0 com Martins e 3 x 1 contra Fernando. Terminaram empatados em pontos Orlando e Martins, sendo necessária mais uma partida que novamente terminou empatada em 0 x 0. A decisão foi para os pênaltis e Martins foi mais feliz vencendo por 4 x 1.
No ano seguinte, a convite de Oldemar Seixas, realizamos uma excursão à Bahia. E, como sempre, estava Orlando a nos recepcionar em sua Liga. Foi uma festa maravilhosa, onde permanecemos descontraídos jogando o nosso futebol de mesa. Na reportagem que o Jornal A Tarde de Salvador publicou constava que, na tarde de 15 de agosto de 1973, os caxienses estiveram na sede particular de Orlando Nunes, enfrentando entre outros: Valter Motta, Vital Cavalcanti, Guilherme Freitas, Raimundo Gantois e Orlando Nunes, os grandes nomes da Liga da Barra, num ambiente de excelente camaradagem. Nesse dia 15, joguei pela segunda vez contra o meu amigo Orlando e dessa vez o venci por 2 x 1.
BAHIA 1973
(Sambaquy - Dalla Rosa - Adaljano - Tadeu - Calegari - Sá Mourão)


Orlando me presenteou com uma fita K7 com músicas maravilhosas, gravadas em seu estúdio particular. Guardei essa fita por muitos anos. Infelizmente, elas saíram do mercado e não pude reaproveitá-la.
Orlando passou a residir em Juazeiro, norte da Bahia, fazendo divisa com Petrolina em Pernambuco. Lá, formou, com seus amigos, a Associação Sanfranciscana de Futebol de Mesa e continuou a fazer amigos, pois sempre foi um perfeito cavalheiro. Seu passamento foi bastante sentido e do amigo Raimundo Fernando Valverde da Silva, atual presidente, recebi o Cartaz do grande Torneio INCAP (Interior x Capital), na Categoria Especial, realizado nos dias 20 e 21 de julho de 2013 no Grande Hotel de Juazeiro. Confesso que fiquei bastante emocionado, pois entre as fotografias postadas no cartaz, duas mostravam o meu amigo como o conheci, jovem e cabeludo. Contei ao amigo Raimundo Fernando e ele me respondeu da seguinte forma:
Caro Sambaquy: Quando enviei esse cartaz que foi “bolado” por um colega de associação, tinha a certeza de que ele mexeria com o seu emocional, sem que isso fosse intencional. Mas, falar desse companheiro que partiu e nos deixou órfãos, ainda hoje, passados alguns meses de seu desencarne, é muito difícil para todos nós chegarmos à associação para jogar e não encontrar aquela figura que era Orlando. É uma falta muito sentida e confesso que não esperávamos que a sua partida se desse tão rapidamente. Foi uma surpresa muito grande, mas o nosso amigo já tinha cumprido a sua missão e foi chamado pelo “Grande Pai” para outros desafios.


Raimundo Fernando enviou algumas fotos da solenidade de entrega de troféus com o nome Orlando, botonista que deixará saudade não só na Bahia, mas em todos os recantos onde existir um amigo que tenha tido a ventura e felicidade de conhecê-lo.
O Troféu foi entregue ao Campeão pelo genro de Orlando 

Raimundo entrega do Troféu de Vice-campeão ao Colega da Liga da Liberdade
Campeões do INCAP

Deixo aqui o meu preito de amizade e saudade de Orlando Nunes, o grande botonista baiano, que mostrou sempre para todos nós a grande figura de desportista que sempre foi. Com certeza, já deve ter encontrado uma Associação Celestial funcionando, a qual aguarda por todos nós, botonistas que ainda teimamos em continuar jogando o nosso Futebol de Mesa.
Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

Sambaquy

5 comentários:

  1. Meu caro Sambaquy. Mesmo na dor, você se supera. Nesses momentos, eu não consigo encontrar palavras para externar todo o sofrimento sentido. Sei que é o caminho que todos na vida um dia irá seguir,mas continuo achando por demais cruel, quando isso acontece. As boas lembranças servem de consolo, mas a tristeza permanece por toda a vida. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Abiud, nós temos a obrigação de continuar a caminhada, com os exemplos que esses amigos nos legaram. É triste, bem sei, mas é a única coisa certa em nossa existência. Um dia chega para cada um de nós. Tomara que demore muito e que, até fiquemos ansiosos pela sua chegada, mas é muita dor a falta de alguém que nos deixa.
      Abração gaúcho/catarinense.

      Excluir
  2. Caro Amigo Sambaquy: Ao ler essas linhas em homenagem ao Saudoso companheiro Orlando Nunez confesso que também me emocionei muito, a saudade, a sua ausência física entre nós se fizeram presentes nesse momento, a dor da sua partida é ainda muito grande entre todos que conviveram com ele durante esses anos, é uma página que não quer virar. Agradecemos muito a você essa justa Homenagem e Lembrança do "grande" HOMEM que foi Orlando, envelheceu o seu exterior por conta dos anos de labuta, mas por "dentro" era um eterno menino de aparência frágil e olhar franco, sempre tinha um sorriso nos lábios a despeito das situações que enfrentava, a última conversa que tivemos antes de ser operado me disse que tinha sonhado jogando na Associação e perguntou por todos. Acredito que naquele momento o seu destino já estava selado e que jamais voltaríamos a vê-lo em "campo". Assim caro Amigo mais uma vez agradecemos as suas belas palavras dedicadas àquele que jamais sairá da nossa memória, ao tempo em que esperamos um dia conhecê-lo pessoalmente, haja visto que também conquistou com dignidade um lugar de importância no cenário do Futebol de Mesa Nacional. Cordiais Saudações!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando, presidente da Associação a que o Orlando pertencia. Escrever sobre essa pessoa maravilhosa foi a maneira de homenageá-lo, dizendo de minha amizade que ele conquistou com a sua simpatia e conduta sempre cavalheresca.
      Algum dia, se Deus permitir irei conhecer os amigos dessa cidade linda que é Juazeiro (pelo menos em fotos dá para se ter uma idéia da beleza em que vocês desfrutam todos os dias).

      Um grande abraço a todos os botonistas que figuram em suas fileiras, amigos da Associação Sanfrasciscana de Futebol de Mesa e um especial ao amigo Fernando.

      Excluir
  3. Ok Amigo Sambaquy esperamos ter a honra de recepcioná-lo na nossa querida Juazeiro, temos a certeza de que será um dia memorável.

    Abs,

    ResponderExcluir