segunda-feira, 7 de abril de 2014

LIGA INGLESA DE FUTEBOL DE MESA DE PORTO ALEGRE


Troféus da Liga Inglesa de Futebol de Mesa de Porto Alegre

Minha recente visita à capital do estado do Rio Grande do Sul me fez conhecer uma entidade diferente, maravilhosa e que reúne em seu bojo uma plêiade de botonistas amigos. Trata-se da Liga Inglesa de Futebol de Mesa de Porto Alegre.


A ideia original nasceu no final de 2010, quando Dani e Rogerinho, recordando os bons tempos de campeonatos de bairros, as disputas que faziam em seus tempos de infância resolviam voltar no tempo e reviver, em dias atuais, aquelas alegrias contagiantes do passado. Além disso, sendo dois inveterados botonistas e apaixonados pelo futebol inglês partiram para sua realização. Convites foram expedidos a botonistas da velha guarda, sempre alertando para a necessidade de representar algum clube do futebol inglês.  A relação de fundadores é Dani Junqueira, Rogério Feijó, Marcus Junqueira, Rafael Junqueira, Cristiano Junqueira, Gérson Oliveira, José Perroni e João Luiz. E as adesões vieram aos borbotões, diante o sucesso obtido nos campeonatos realizados.



Em 24.03.2011 foram convidados Dorneles e Urban, 05.05.2011, Wilson Souza, 08.06.2011, Valdir Szeckir e Dadier, 29.10.201, Ricardo Gothe, 27.05.2012, Arlindo Junior, 01.07.2012, Carlos Jaques e César Augusto, 01.11.2012, Leandro Medeiros,  16.03.2013, Mário Bürgel, emm 27.04.2013, Leonardo e Paul Barth.
Disputam dois Torneios denominados: Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa. Copa da Liga Inglesa já chegou  a dez edições  e é disputada no formato de grupos e já são dezoito edições da Copa da Inglaterra. Os maiores campeões de ambas são Gothe e Cristiano com seis títulos cada um, Rogério e Dani com quatro, Dorneles e Marcus com dois e João, Urban, Gerson e Wilson com um título. Segundo Dani, vieram para ficar (a exemplo da Rainha Elizabeth), por pelo menos uma centena de anos. E isso eu acredito, pois o nível de amizade entre esses botonistas é muito grande, fazendo jus ao lema adotado: grupo de botonistas entusiastas do bom e velho futebol de mesa, praticado por amigos e que os laços que unem esses homens não sejam só pelo esporte.
Pude sentir de perto a grande sintonia que há entre eles. Embora o torneio que disputamos fosse patrocinado pela AFUMEPA, quase todos estavam por lá. Conheci o presidente da Liga Inglesa, o Marcus, o homem que mais entrega troféus. Invejável também a maneira como premiam os finalistas, pois os troféus de campeão são rotativos e pertencerão, em definitivo, ao botonista que os vencer por três vezes seguidas ou cinco intercaladas. Até hoje, somente um botonista venceu por três vezes seguidas a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa e recebeu os dois belíssimos troféus que estão em sua prateleira, onde tive a felicidade de poder observar. O Celtic, do Ricardo Gothe foi o executor dessa façanha magistral.

Gothe - campeão da Liga Inglesa

Além dessa premiação, os quatro finalistas são brindados com medalhas geniais, fabricadas pelo excelente artesão Gerson, com dizeres do certame jogado. O Dani tem várias delas em sua galeria.
Dani com a Taça da Liga Inglesa
Mas, o que me motivou a escrever sobre eles foi a obra produzida pelo meu anfitrião Dani Junqueira. Desde a ata de criação, com a assinatura de todos os fundadores até o último campeonato, tudo está registrado nesse livro, de confecção maravilhosa. O cuidado nessa obra me fez ver o quanto já se avançou em criatividade nos tempos modernos, pois além de registrar os resultados, colocações e até ranking, na parte do reverso estão as imagens daquele torneio. A única coisa a lamentar é que só exista um exemplar, caprichosamente elaborado pelo seu autor, pois eu seria candidato a adquirir um, a fim de  guardar comigo para ler sempre que a saudade batesse em minha porta. Isso comprova mais uma vez que sempre aprendemos com as pessoas. As lições são assimiladas em motivações e mostram o verdadeiro sentido da organização que o futebol de mesa consegue implantar em nossa rotina diária.

Ao escrever essa coluna, em homenagem a esses amigos queridos, deparei-me com um pensamento de Carla de Paula, que dizia:
“Da vida não quero muito...
Quero apenas saber que tentei o que quis,
Tive tudo o que pude,
Amei tudo o que valia e
Perdi apenas o que no fundo nunca foi meu...”
Que a Liga Inglesa de Futebol de Mesa de Porto Alegre tenha vida longa!
Viva a Rainha!
Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

11 comentários:

  1. Muito obrigado pelo carinho e fica registrado em nossos corações um grande abraço.
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      o que é bom tem de ser divulgado. Vocês são fantásticos.

      Excluir
  2. Grande Sambaquy,

    o trabalho do Dani e do Rogérinho e de todos aqueles que fundaram a Liga Inglesa, é fantástico. Ali além de jogar com amigos e participar de uma boa diversão no nosso esporte, aprendi algumas boas lições. Bela coluna! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gothe,
      Esse é o sentido que deveria existir em todas as agremiações. Garanto que todo mundo aprende com eles. Abração

      Excluir
  3. Abração ao Sambaquy, amigo que não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. Mas pelo seu pensamento em todos os comentários e colunas, tenho a certeza que somos parceiros. A Liga é mesmo tudo isso que li em tua coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Perroni,
      Foi pena não ter tido a oportunidade de abraçá-lo, mas não faltará oportunidade. Tenho certeza de que a Liga será eterna. Abração.

      Excluir
  4. God save the Queen... amigão Sambaquy. É assim que se faz futebol de botão, de maneira lúdica, com competições bem disputadas mas sempre com toda desportividade, afinal, o que vale mesmo é a amizade e a diversão. A Liga Inglesa de Porto Alegre está de parabéns e eu vejo muita semelhança com meu botãobol e a nossa APFM. Valeu, amigão. Um forte abraço, bem pernambucano, com muito frevo, maracatu, forró, canjica, pamonha e botão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      Tenho certeza de que os dois movimentos são semelhantes. Vejo o Botãobol e a Liga Inglesa como a reunião de amigos que fazem do futebol de mesa uma diversão. Jogam por prazer e cultuam a amizade com carinho.
      Abração gaúcho/catarinense e colorado.

      Excluir
  5. Parabéns pela coluna Sambaquy. Embora novato na Liga Inglesa, tenho um grande orgulho em compartilhar com os amigos momentos de desportividade e de amizade. Vida longa à Liga Inglesa! Um abraço. Mário Bürgel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bürgel,
      Acredito que a Liga Inglesa será eternizada, pois os valores que se encontram por lá são de pura e sincera amizade. Grande abraço.

      Excluir
  6. Amigo Sambaquy: já 32 pessoas curtiram a página Acra futmesa no facebook e recebem as atualizações da página no seu feed de notícias. Já são 32 leitores, estou muito contente. Um abraço,

    ResponderExcluir