segunda-feira, 19 de maio de 2014

O CENTRO SUL FOI INICIADO EM BRUSQUE (SANTA CATARINA).

Desde o Campeonato Brasileiro de 1979 no Espírito Santo, a cidade de Brusque havia sido escolhida para abrigar o certame que seria realizado em 1981. Diante desse enorme compromisso, deslocamos seis botonistas brusquenses até Vitória para sentirem a grandiosidade de um campeonato  em âmbito nacional. No ano seguinte, com a maior delegação até hoje vista, lotamos um ônibus, levando nossas esposas e rumamos a Pelotas para participar do sétimo campeonato patrocinado pela Associação Brasileira de Futebol de Mesa.
Mas, na tentativa de conseguirmos realizar uma competição primorosa, surgiu a ideia de realizarmos, em 12 e 13 de agosto de 1979, na semana de comemoração do aniversário da cidade, o primeiro Centro Sul que reuniria, a exemplo do Nordestão, os estados centrais e sulistas que praticavam a Regra Brasileira.
Delegações no Centro Sul de Brusque em 1979
Foi um torneio que motivou a todos os botonistas catarinenses, pois se reuniram, na cidade, as seguintes celebridades: Antônio Carlos Martins (Rio de Janeiro), José Bernardo Figueira (Pelotas), Hélio Nogueira (Rio de Janeiro), Miguel Cunha (Pelotas), Luiz Ernesto Pizzamiglio (Caxias do Sul), Eduardo Narciso da Rocha (Criciúma), Airton Dalla Rosa (Caxias do Sul), Paulo da Rocha (Criciúma), Cláudio Savi Guimarães (Jaguarão), Valter Silva (Florianópolis), Moisés Timm (Jaguarão), Joel Dutra (Florianópolis), Dirnei Custódio (Santa do Livramento), Cláudio Schemes (Porto Alegre), Clemente Machado (Rivera – Uruguai), Paulo Schemes (Porto Alegre), que se juntaram aos brusquenses: Edson Cavalca, Eder Cavalca, Edson Appel, Euclides Silva Junior, Décio Belli, Edson Gartner, Walmir Merisio, Oscar Bernardi, Eugênio Tarcisio Vieira, Fausto Tomazzoni, Sérgio José Moresco, Marinho Vieira, Luiz Carlos Moritz, Roberto Zen e José Moacir Merico e, especialmente convidado Antônio de Oliveira, de Aracaju (Sergipe).
Na primeira fase, foram separados em chaves de quatro botonistas, sendo que dois seriam brusquenses e dois visitantes em cada uma delas. Onze jogos tiveram placar elevado, mas os demais trinta e sete foram jogos parelhos, sinal de que o pessoal catarinense estava aprendendo bem a jogar futebol de mesa.
A segunda fase foi eliminatória. Luiz Ernesto Pizzamiglio venceu Fausto Tomazzoni por 2 x 1. José Bernardo Figueira e Cláudio Savi Guimarães empataram 2 x 2 e foram para a decisão por pênaltis, tendo Cláudio vencido por  3 x2. Paulo da Rocha venceu Walmir Merisio por 4 x 0. Paulo Schemes venceu Décio Belli por 4 x 1. Antônio Oliveira venceu Sérgio Moresco por 3 x 1. Hélio Nogueira e Edson Appel empataram em 0 x 0 e, nos pênaltis, a vitória coube ao Hélio por 3 x 2. José Moacir Merico e Dirnei Custódio empataram em 1 x 1 e, nos pênaltis à distância, o Dirnei foi o vencedor por 2 x 1. Joel Dutra e Antônio Carlos Martins empataram em 0 x 0 e a vitória nos pênaltis foi do Martins por  3 x 1.
A terceira fase, também eliminatória, teve os seguintes jogos: Paulo Schemes 0 x 0 Antônio Oliveira, sendo que na decisão por pênaltis a vitória foi do Paulo por 1 x 0. Cláudio Savi Guimarães 0 x 3 Antônio Carlos Martins. Dirnei Custódio 2 x 1 Paulo da Rocha. Luiz Ernesto Pizzamiglio 0 x 1 Hélio Nogueira.
 A quarta fase, também decidida em um único jogo, reuniu Paulo Schemes 0 x 0 Antônio Carlos Martins, sendo que, na cobrança de pênaltis, o Martins aplicou 4 x 1 no Schemes. Dirnei Custódio 2 x 0 Hélio Nogueira.
Na decisão final, o terceiro lugar pertenceu ao Paulo Schemes, que venceu a Hélio Nogueira por 2 x 1. E para saber quem seria o campeão, os dois mais difíceis de serem batidos: Dirnei Custódio e Antônio Carlos Martins. O jogo foi realizado e o placar não mudou, permanecendo mais um 0 x 0 para o Martins. Na decisão por pênaltis, o Dirnei conseguiu o título vencendo por 3 x 1. Ao finalizar o torneio, um repórter da Rádio Araguaia da cidade de Brusque foi entrevistar o Dirnei, o qual afirmou que nesse esporte não era necessário estar em forma, passando suas mãos pela sua imensa barriga, o que resultou numa gargalhada geral.
Nesse torneio o ataque mais positivo foi o do Dirnei, com 18 gols e a defesa menos vazada, a do Antônio Oliveira com apenas um gol em suas redes.
Os quatro finalistas foram obsequiados com troféus, assim como a defesa menos vazada e o ataque mais positivo.
Para nós foi uma experiência valiosa, que nos deu a condição de realizar um Campeonato Brasileiro inesquecível. Até a semana que vem, se Deus assim permitir.
Gaúcho Dirnei Custódio,Santana do livramento, sagrou-se o campeão

4 comentários:

  1. Amigão Sambaquy. Estou de volta após um pequeno recesso. Observo que nesse primeiro Centro Sul não contou com sua presença. Imagino como se sentiram todos os participantes com a sua ausência, mas vale muito esse registro histórico, que mostra toda a garra daquela gente que serviu de espelho para que os botonistas dos dias atuais continuem nessa luta pelo desenvolvimento do futebol de mesa. Abração pernambucano desse apaixonado pelo botãobol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão Abiud. Essa competição foi comandada por mim, pois quando realizava torneios e campeonatos de porte eu não jogava. Ficava no comando, organizando e fazendo a roda girar. Estou nas duas fotos de calças brancas e camisa em listras. Quanto ao seu recesso, fiquei cabreiro, pois achei que havia acontecido alguma coisa com meu amigo. Não faça isso com a gente, pois poderemos pegar o avião aqui e ir até Pernambuco para ver o que esta acontecendo.
      Um abração gaúcho/catarinense e colorado na liderança (por enquanto).

      Excluir
  2. LH.ROZA...
    Continuamos aguardadndo o lançamento do "ALMAQUE" sobre as "histórias e estórias" do FUTMESA....
    Brincadeiras ha parte, é sempre uma alegria abir o BLOG, e nos deliciar com verdadiras jóias.
    + 1 X outro forte abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roza, terás de esperar até junho de 2015, quando a AFM Caxias do Sul completar 50 anos de idade. Há uma promessa de realizar um livro com as colunas escritas, quem sabe possamos ter um pouco da história de nosso esporte nos primórdios reatada para a posteridade.
      Um grande abraço a esse amigo fiel.

      Excluir