segunda-feira, 5 de maio de 2014

O ANO DE 2009 MARCOU A CAMINHADA DO LISO NO RIO GRANDE DO SUL

Caxias do Sul - A terra da Modalidade Liso
Nossa AFM Caxias do Sul foi fundada em 1965, dentro da Regra Gaúcha e sob a orientação da Federação Riograndense de Futebol de Mesa. Em 1967, partiu de Caxias a ideia da criação de uma Regra que unisse brasileiros de norte a sul. E, graças a Deus, isso foi concretizado na cidade de Salvador, capital baiana. Criava-se a Regra Brasileira de Futebol de Mesa, própria para botões lisos. No retorno ao sul, a nova Regra foi aceita integralmente em nossa cidade. Nas demais, praticantes da Regra Gaúcha, foi evitada. Mas, nos esforços do pessoal caxiense, ela começa a ser conhecida em todos os quadrantes. Caxias participa do primeiro e segundo campeonatos brasileiros e isso é mostrado na mídia local. Fomos escolhidos para a realização do terceiro campeonato brasileiro. Era a chance de mostrarmos o moderno futebol de mesa aos gaúchos. E isso foi feito com muito carinho e determinação.
Muitas cidades aceitaram a Regra Brasileira, adaptando-a para a sua maneira de jogar, pois a Regra Gaúcha era praticada com botões cavados. Por que não jogar a Regra Brasileira com botões cavados? Afinal, os cariocas que estiveram em Caxias o faziam e um deles acabou campeão brasileiro naquela oportunidade!
Foi quando a Regra Brasileira passou a ser jogada com força total em todo o Rio Grande do Sul. Mas isso trazia um inconveniente aos caxienses, pois só praticavam com botões lisos. A modalidade com botões cavados usava um tipo de mesa diferenciado daquela utilizada para botões lisos. Assim, Caxias ficou isolada até o início dos anos 2000, quando a nova geração resolveu tomar as rédeas da entidade, com novas ideias e ambições. O primeiro passo ousado para a renovação e o crescimento, proposto pelo presidente Daniel Maciel, deu-se com a filiação à FGFM. Enfrentou a resistência de alguns associados mais conservadores, mas foi persistente e conseguiu o seu objetivo. Havia o problema de sempre, ter jogado liso, e o estado só praticava o cavado.
O milagre aconteceu pela beleza do liso deslizando em mesas especiais. Contaminou André Marques, Cláudio Schemes, Cesar Keunecke, Breno Kreuzner, Lauro Moretto e Carlos Kuhn. Integrações com o pessoal do Grêmio Porto Alegrense foram iniciadas. O ano era 2006, e o sucesso de alguns torneios realizados, como termômetro, protagonizou a Caxias a realização do Primeiro Campeonato Estadual de Lisos, com um sucesso imensurável, tendo inclusive a honra de Daniel Pizzamiglio ter se sagrado vice-campeão. Daniel Maciel sagrou-se terceiro colocado no Centro Sul, realizado em Pelotas, em 2007. Ano seguinte, o Daniel Pizzamiglio consegue o título máximo do estadual de lisos, determinando que a modalidade chegara ao ponto maior.
Cesar (representante da FGFM) / Vanderlei Duarte (Presidente da AFM Caxias) / Claudio Schemes (Presidente da FGFM)
na 1ª Edição do Campeonato Gaúcho de Liso em 2006

Vinhas (1º à esq) vence na primeira edição Daniel Pizzamiglio (2º da Esq - representante da AFM Caxias)
na 1ª Edição do Campeonato Gaúcho de Liso em 2006
Foi então, em 2009, realizado o 1º Experimental Sênior e Júnior de futebol de mesa somente na modalidade liso, nas dependências da AFM Caxias do Sul. Foi o divisor de águas. O evento contou com técnicos da AFM Caxias, Academia de Pelotas, Grêmio Porto Alegrense, Afumepa, Franzen e Círculo Militar (os quatro últimos da capital gaúcha). Nomes que participaram: Luiz Ernesto Pizzamiglio, Daniel Crosa, Vanderlei Duarte, Enio Durante, Walter Almeida, Ricardo Bodur, Paulo Schemes, Breno Kreuzner, Carlos Kuhn, Luís Fernando, Lauro Moretto, Sergio Oliveira, Douglas, Carlos Roberto Foschiera e Nelson. Na categoria júnior, além da presença da Yago Mielke, contamos com diversos meninos que pertencem aos quadros da AFM: Bruno, Jefferson, Anderson, Everton, Mateus e Rodrigo.
Categoria Júnior: Yago entrou na competição como favorito, pois seu currículo contava com a experiência de ter jogado campeonato nacional e ter ficado entre os quatro melhores do país. Chegou invicto à final, quando enfrentou o Bruno, aluno do professor Enio Durante. Foi um jogo muito parelho e terminou num 0x0. Na disputa por pênaltis, o Yago fez prevalecer a sua maior categoria e ficou com o troféu de campeão. De parabéns todos os participantes.
Categoria Sênior: Nosso maior campeão caxiense: Luiz Ernesto Pizzamiglio, possuidor de um carisma, uma categoria que o coloca sempre acima dos demais, dono de uma simpatia incomum; resgatou nessa competição todo aquele jogo que o consagrou durante anos de conquistas e consegue vencer a disputa contra o grande Daniel Crosa, que já conquistara dois campeonatos caxienses. Briga de cachorro grande. As semifinais reúnem quatro monstros do futebol de mesa: Luiz Ernesto Pizzamiglio, Paulo Schemes, Daniel Crosa e Carlos Alberto Kuhn. Só nisso já se atestava o sucesso da competição. Pizza, que tinha a vantagem, empata com Paulo Schemes e vai para a final. Crosa, com um lindo gol a bater, vence no final do jogo a Carlos Kuhn. Uma final caxiense, que coroaria o esforço e a fidelidade ao liso. O empate era o resultado satisfatório a Pizza que, no entanto, abre o placar. Mas, o Crosa, sem se abater ainda consegue empatar e só não vence, pois consegue o gol ao final do jogo.
A festa foi linda e merecida. Contagiou a todos os botonistas que compareceram e foi o ponto de partida para a criação de competições nas categorias júnior e sênior no estado. Salienta-se a brilhante participação de Sérgio Oliveira, o grande mestre das tabelas e organizações de campeonatos. Esse é um nome que tem de ser elevado sempre em nossos encontros, pois é a enciclopédia viva de todo o futebol de mesa gaúcho.
Por essa razão devemos louvar a paciência e determinação de Caxias do Sul, que sempre foi fiel à modalidade liso e soube esperar de 1967 até 2009, para ver e sentir o avanço da modalidade no estado. Hoje é uma realidade incontestável, e os botonistas lisistas gaúchos são respeitados no Brasil inteiro. Falta-nos ainda um título nacional, na modalidade especial, coisa que acredito não deva tardar. Também espero ter a satisfação de abraçar um campeão brasileiro caxiense, nessa modalidade, pois na categoria júnior, já tive a alegria de abraçar o Gustavo Lima (Pica Pau) e o Hemerson pelos seus feitos em brasileiros, cuja alegria tem um lugar especial em meu coração. Só espero que alguém consiga vencer, antes de eles atingirem a idade e forem disputar a categoria especial; afinal já estão acostumados a subir no pódio e levantar o maior troféu do torneio.
Integração AFM Caxias X Franzen - o Liso volta a ter disputas no RS
Algumas personalidades do esporte como Sergio Oliveira (2º a esq) começaram a frequentar
a AFM Caxias para disputar partidas da modalidade liso
Atual presidente da AFM Caxias Mario Vargas com dois dos representantes da AFM Caxias
no Estadual Experimental Pizza Pai (o campeão) e Walter Almeida
Futuro do Futebol de Mesa de Caxias do Sul (AFM Caxias e AABB Caxias com seus Departamentos Juniores)


Até a semana que vem, se Deus assim permitir.

5 comentários:

  1. Para a minha felicidade o "meu filhão" Daniel MACIEL escreveu o seu nome em Vitória (ES) conquistando o vive campeonmato diante de feras tarimbadas e que sempre atuaram na modalidade liso. Parecia que eu estava antevendo essa conquista, pois chegar à final no meio de tanta cobra criada não é pra todos. Só para os grandes. Dá-lhe Maciel.

    ResponderExcluir
  2. LH.ROZA...
    Amigo "A.C.S."...voltamos cumprimenta-lo pela sua postagem no site do GOTHE GOL, realmente todas as sugestões devam ser apreciadas, pois por mais bizarras que possam ser, ainda assim podemos aproveitar e/ou adicionar na melhoria da pratica do nosso FUTMESA.
    Se possível, repasse um forte abraço ao seu "pupilo" DANIEL MACIEL, que muito o admiramos pela sua técnica e gentileza dora das mesas.
    Ficamos no aguardo da próxima "coluna"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roza,
      Podes estar certo que o filhão" Maciel tomará conhecimento de seu abraço. Afinal foi o melhor gaúcho nesse campeonato brilhante disputado no Espírito Santo.
      Abração e continue prestigiando a coluna.

      Excluir
  3. Meu caro Sambaquy. Até hoje não entendo essa história de "lisos e cavados", na regra de um toque (regra brasileira - baiana e gaúcha). Como nunca joguei nenhuma partida, mesmo aqui em Pernambuco, tendo muita gente praticando e participando de campeonatos nacionais, fico sem emitir opinião pois desconheço a vantagem desse ou daquele. Os botões, em ambos, são bonitos, apesar de achar um tanto quanto exgerado o tamanho deles, mas o campo também tem dimensões gigantescas. Assisti a alguns jogos, mas não senti a picada da mosca, daí não ter me entusiasmado. Fiquei mesmo com o botãobol, mas admiro a perserverança dos que praticam o futebol de mesa na regra brasileira, pois, assim como eu, jogam por amor e isso só já basta. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud, quando a Regra Brasileira foi criada todos os botões deveriam ser lisos. Em Caxias nós adotmos na íntegra a modalidade liso, mas as demais cidades do RGS, por jogarem a Regra Gaúcha e nela com botões cavados, resolveu praticar a nova regra adotando esse tipo de botões. A regra é bonita e deliciosa na modalidade lisos, mas quando o jogo é com botões cavados, torna-se mais amarrada,pois há facilidae de cobertura. Por essa razão existem muitos jogos que terminam em 0x0. Poucos chutes ao gol. Já nos lisos, sempre que sobra uma bola, há um botão pronto para chutar. É mais dificil fazer coberuras. O jogo é mais aberto e por essa razão os maiores nomes gaúchos estão migrando para a modalidade lisa. Tudo é questão de adaptação. Tenho certeza que qualquer um de nós ao enfrentar o botãobol vão sentir imensas dificuldades, não só pelo campo menor, como também pelo tamanho dos botões e a própria bola de borracha. Por isso eu falo de futebol de mesa, seja na regra que for, pois é a maneira de fazer a felicidade de quem pratica.
      Abração gaúcho/catarinense e colorado.

      Excluir