segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ANOS OITENTA – O INÍCIO DA UNIFICAÇÃO.


No início dos anos oitenta tivemos o campeonato brasileiro realizado na cidade de Pelotas (RS). Nessa oportunidade fui eleito presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa. Confesso que não foi agradável essa missão, pelo seu início tumultuado. No final dos anos setenta havíamos promovido o primeiro Sul Brasileiro em Brusque. Na ocasião, ANTONIO CARLOS MARTINS, do Rio de Janeiro havia lançado meu nome e o de Eduardo Tonon Narciso da Rocha, para a presidência e vice-presidência da ABFM. Até hoje, não sei por qual motivo, o nome do Eduardo foi vetado e, de última hora, foi colocado o nome do presidente da Associação Brusquense, Oscar Bernardi, para a vice-presidência. Isso causou um mal estar entre os criciumenses, pois julgaram que tivesse sido algo organizado pela A. Brusquense. Solicitei, que como tratava-se de objeção por parte de alguns “Cartolas”, que eles se reportassem ao Eduardo, coisa que nunca foi feita.

Passado o primeiro incidente de minha gestão, seguimos a vida, procurando realizar alguma coisa útil para o nosso esporte, sofrendo as agressões daqueles que foram alijados da chapa eleita.

Em fevereiro de 1980 uma nova entidade passa a praticar o futebol de mesa em Brusque. Trata-se de uma agremiação tradicional, cujo nome Guarany, nos fazia recordar o nosso primeiro lar em Caxias. Realizaram um grande torneio, juntando praticantes da Associação Brusquense e do Clube Guarany, num denominado Torneio de Verão. Fui feliz e abiscoitei o troféu de campeão, e, defesa menos vazada.

O campeão desse ano na Brusquense foi o Vascão do Marinho Vieira. A festa de encerramento do campeonato foi realizada na Fazenda do Edson Appel, e contamos com as presenças dos casais Luiz Ernesto Pizzamiglio, com o seu pequeno Daniel, Airton Dalla Rosa e Nelson Prezzi, este com a sua linda Sheila. Por ser muito pequeno o filhinho Rogério foi obrigado a ficar em Caxias.

No decorrer do ano fiz várias viagens pelo Brasil. Em São Paulo, onde realizava um curso pelo Banco do Brasil, e permaneci por quase um mês, tive a oportunidade de visitar todos os clubes que praticavam o futebol de mesa. Lá tive a felicidade de conhecer GERALDO CARDOSO DECOURT, ANTONIO MARIA DELLA TORRE (presidente de Federação Paulista de Futebol de Mesa), PROF. DE FRANCO, ATIENZA, LITO, BISCASSE, MURADIAM, SÉRGIO SOTTO, MESQUITA e tantos outros excelentes Botonistas. Fui também à Brasília, em outro curso, e mantive contato com JOSÉ RICARDOS CALDAS E ALMEIDA, ANTONIO CARLOS ALMEIDA e SERGIO NETTO. Todos esses amigos puderam sentir que haveria a necessidade de nos aproximarmos, e, juntos, pleitearmos fazer com que o futebol de mesa fosse reconhecido como esporte, pois até então era considerado como uma diversão.

Eu acredito que foi o pontapé inicial para hoje sermos reconhecidos pelo CND de forma definitiva. E isso se deve muito ao ANTONIO MARIA DELLA TORRE, abnegado e dinâmico presidente da Federação Paulista.

Em 1981, Brusque sediou o Sétimo Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa. Até então somente a Regra Brasileira promovia campeonatos nacionais, pois o primeiro Campeonato Brasileiro na regra paulista foi realizado em 11 de outubro de 1982 na cidade de São José dos Campos, patrocinado pela Prefeitura Municipal e Associação Esportiva São José. O Prefeito de São José dos Campos era José Luiz de Almeida, e o presidente de Associação Esportiva São José se chamava Mauricio Peneluppi.

Em agosto de 1981, A AFUMEPA realizou uma integração contra os brusquenses. Os jogos foram realizados na sede da grande associação porto-alegrense nos dias 15 e 16.

Em setembro de 1982, ainda envolvido na divulgação e aproximação entre as diversas entidades, fomos convidados para um Torneio Integração entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina, jogando na regra Paranaense. Os jogos foram realizados no Clube Militar de Curitiba. O presidente da Federação Paranaense de Futebol de Mesa era Agacir José Eggers. Essa ocasião marcou a ultima participação de DECOURT como praticante do futebol de mesa. Ao final do Torneio, onde Oscar Bernardi e eu representamos Santa Catarina, trouxemos à Brusque a figura maiúscula de Decourt, para o homenagearmos em nossa sede recém construída. Decourt, com sua estimada esposa Edda ficaram alguns dias em Brusque, aproveitando a acolhida que os Botonistas lhe ofereceram.

Em 1983 estive novamente em São Paulo, desta feita, acompanhado pelo Della Torre, para visitar o Decourt, cujo estado de saúde se agravava bastante.

Em 1984, numa participação com dois paranaenses: Roberto Beltrami e Geraldo Galindo, jogamos um torneio em dois turnos. O primeiro turno na Regra Paranaense e o segundo na Regra Brasileira. Na Regra Paranaense empatei com o Beltrami e venci o Galindo e na Regra Brasileira venci os dois. Foi a minha derradeira participação em torneios.

Nesse mesmo ano estive em Cataguases (Minas Gerais) e Rio de Janeiro. Joguei contra André Carvalho Tartaglia em Minas, e, Helio Nogueira e João Paulo Mury, no Rio. Nessa ocasião existia informalmente uma Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, fundada por cariocas e brasilienses que jogavam na regra de três toques. Mury era o presidente e José Ricardo Caldas e Almeida seu vice. No regresso, passando por São Paulo, joguei contra Antonio Maria Della Torre e Paulo Edson.

As minhas participações em campeonatos brusquenses ficaram prejudicadas pelos compromissos assumidos com outras entidades e acabei abandonando o esporte. sem contudo jamais me afastar definitivamente dele.

Em toda a década de noventa eu só joguei uma única partida. Foi em dois de setembro de 1994, em Salvador (Bahia), quando fiz uma amistosa com Oldemar Seixas.

Na semana que vem vamos mudar de século.

Até lá, com o meu abraço.

Sambaquy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário