segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NELSON PREZZI - O GRANDE MESTRE DE CERIMÔNIAS.


Para quem participa das atividades desenvolvidas pela AFM, como o aniversário de 45 anos da entidade e no último XXIX Centro Sul, aquele esforçado observador, pai de dois botonistas atuantes é apenas o Mestre de Cerimônias, aquele que, por sua imponência tem a capacidade de manifestar-se em público.

Por essa razão vou, nessa crônica, apresentar a verdadeira faceta dessa pessoa extraordinária, que pertence ao movimento botonistico desde que o mesmo saiu do esconderijo. O Nelsinho fazia parte do grupo que jogava no Recreio Guarany. Quando criamos o campeonato caxiense, jogava na segunda categoria, pois sua idade permitia apenas usufruir a condição de juvenil.

Seu time era o Penharol. Iniciou jogando na Regra Gaúcha, disputando os campeonatos com a meninada do Guarany. Foi ali que conheceu a sua esposa: Sirlei, irmã do Airton Dalla Rosa. Ele aproveitava o futebol de mesa e namorava ao mesmo tempo.

Com o advento da Regra Brasileira, mandou confeccionar um Penharol nas cores preto e amarelo e transformou-se num grande e imbatível botonista. Participou ativamente nos primeiros anos, pois, em virtude de seus estudos na área de odontologia, transferiu-se para Porto Alegre. Quando voltava, em suas folgas, não tinha tempo para o futebol de mesa, pois a namorada era muito mais importante.

Mesmo assim, seguidamente estava com o cunhado jogando em torneios. O primeiro campeonato na Regra Brasileira, disputado no Recreio Guarany, em 1967, acabou com a vitória de Ivan Puerari, seguido por Airton Dalla Rosa, Nelson Prezzi, Angelo Slomp, Vitório Menegotto, Almir Manfredini e Jorge Compagnoni. No campeonato caxiense de 1968, no qual o seu cunhado Airton Dalla Rosa conquistou o título, Nelsinho ficou em quarto lugar. Boby Ghizzoni ficou com o segundo e Vanderlei Duarte em terceiro.

Nesse campeonato seu ataque foi o segundo, só sendo superado pelo ataque cruzeirista do seu cunhado. O botão goleador desse campeonato foi o Tostão (Cruzeiro) com 27 gols, sendo que Rocha (Penharol) com 23 gols foi o segundo.

No ano de 1969, a Liga Caxiense visando um grande entrosamento entre os diversos clubes que participavam do campeonato, resolveu designar o grupo do Recreio Guarany para organizar o certame. Ficaram responsáveis pela realização os botonistas Sergio Silva, Nelson Prezzi, Airton Dalla Rosa, Jorge Compagnoni e Ariovaldo Sebben. Os jogos seriam realizados nas sedes do Recreio Guarany e do Vasco da Gama.

Em primeiro de agosto de 1969, a Folha da Tarde Esportiva estampou uma foto do Nelsinho e Airton, fazendo um chamamento para a realização do campeonato que seria desenvolvido dentro de poucos dias.

Em dezembro desse mesmo ano, no Gigante da Beira Rio foi disputado um Torneio, patrocinado pelo S. C. Internacional, na Regra Brasileira, onde Boby Ghizzoni, Airton Dalla Rosa e Nelson Prezzi abiscoitaram os três primeiros lugares, trazendo para Caxias, três magníficos troféus.
Contra o Nelsinho joguei sete vezes. Equilíbrio enorme, com três vitórias para cada um e um empate. Realmente, seus filhos Alexandre e Rogério tiveram a quem copiar, pois seu pai foi um grande botonista.

Várias vezes ele esteve acompanhando seus amigos Airton e Pizzamiglio, em visita à Brusque. Jogávamos torneios e ele sempre conseguia bons resultados. Num dos últimos torneios em que participou, lembro que perdeu alguns jogos por WO, pois ficou fotografando os beija-flores que eu alimentava, com água adocicada. Ficou uma manhã inteira fotografando os bichinhos, extasiado, esquecendo de seus jogos.

Hoje é uma figura constante em todas as promoções da AFM, além de ser o churrasqueiro oficial da entidade. Muitas fotos de seus churrascos estão guardadas entre os documentos dos botonistas caxienses, que se reúnem em sua magnífica mansão, em confraternizações maravilhosas.

Ele pode não ser um botonista atuante, mas é um ex-botonista entusiasta, que consegue agradar a todos aqueles que têm a ventura de com ele conviver. Seu nome está gravado na história do botonismo caxiense, fazendo com que o seu exemplo seja à tônica que seus dois filhos seguem na atualidade.

A alegria de estar com pessoas como o Nelsinho é um dos motivos de saber que meu deslocamento para a distante Caxias será sempre recordado com alegria e felicidade.

Um abraço nesse amigo querido, que tanto ajudou ao futebol de mesa chegar aonde chegou nessa querida cidade.

Até a semana que vem.

Sambaquy.



Foto: Sambaquy, Mário Ruaro, Kuhn e Nelson Prezzi.

Um comentário:

  1. Caro Editor
    Agradeço o comentário postado no blog do Breno. É uma honra para mim recebe-lo de um multi-campeão que voce é.

    ResponderExcluir