segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MUITOS SONHOS SERÃO REALIDADES EM 2012

A vida na Terra traz, cotidianamente, a oportunidade de nos tornarmos cada vez mais úteis. Mas úteis em que sentido? Por exemplo, no sentido de contribuirmos de forma cada vez mais efetiva para a melhoria da vida das pessoas que convivem conosco.
Nossa contribuição está diretamente ligada ao nosso perfil comportamental, o que tem como base o nosso pensamento. Cabe então perguntar como estamos nos portando diante das situações que a vida nos apresenta, tais como a morte súbita de alguém que amamos, uma alteração no cenário econômico e social que muda radical e rapidamente a vida das pessoas, a união de membros familiares que por qualquer razão estejam separados.
No botonismo encontramos famílias que se dedicam com fé e entusiasmo, ajudando-se reciprocamente, fazendo com que o esporte que amamos seja um elo de união. Cito dentro de nossa associação vários exemplos. Pizzamiglio (pai e filho), Prezzi (pai e filhos). Mas, em outras agremiações encontramos pessoas com o mesmo sangue dedicando-se ao mesmo esporte, tais como a família de meu querido amigo Claudio Schemes. Seu filho Paulo, por diversas vezes tem dito que está na quarta geração o gosto pelo futebol de mesa. Os irmãos Mielke, no Circulo Militar, orgulhos do papai Douglas. Querem coisa mais linda do que dois irmãos praticarem o mesmo esporte mesmo que tenham de enfrentarem-se para conseguir chegar a primeiro lugar.
Tentei demonstrar, de uma maneira muito simples, que sonhos podem ser realizados. E todos nós alimentamos uma boa quantidade deles em nossa cabeça.
Eu sonho com a volta do grande amigo Airton Dalla Rosa ao convívio dessa gente maravilhosa da AFM. Assim como sonho com o retorno do meu amigo/irmão Vicente Sacco Netto aos campos de madeira. Para tanto, estou alimentando-o através de Luís Rodalles, que já entrou em contato com o Vicente e convidou-o para frequentar o Circulo Operário Pelotense, na condição de máster. São dois sonhos, com a probabilidade de um deles se concretizar.
Mas eu tenho mais sonhos. Gostaria de poder jogar com frequência, pois meus afazeres não estão permitindo que eu consiga tempo para essa atividade que tanto admiro. Além disso, sinto o peso dos anos, que me impedem de ficar muitas horas em pé. Como dizia aquele sábio profeta: O tempo é o nosso melhor professor, só que ele acaba matando a todos os seus alunos.
Acredito que todos vocês também tem os seus sonhos. Talvez não consigamos realizá-los sozinhos. Teremos, muitas vezes, de contar com os nossos amigos, que tomam o lugar de nossos irmãos, para a realização de desejos que alimentamos em nosso íntimo.
Envolvidos pelo espírito do Natal, entrando em um ano que esperamos seja maravilhoso, peço a cada um de vocês que tentem conhecer os sonhos de seu amigo, seu adversário na mesa, mas seu irmão de fé, camarada, aquela pessoa com que você poderá contar sempre, pois comunga do mesmo gosto que tens esportivamente. E, ao conhecer esse sonho, procure torná-lo realidade. Talvez, o que para muitos possa parecer algo impossível, para nós, com mais vivência, com mais quilometragem de vida, seja bem mais fácil.
Sejamos uma família unida, onde todos podem sentir uma mão firme para apoiá-lo quando houver necessidade, e transformemos em felicidade aquilo que é um desejo, uma vontade de querer alguma coisa que imaginamos nunca conseguir.
Falo isso para vocês por que eu tive um sonho e o realizei. Eu sonhei ainda menino em unir as pessoas que gostassem de jogar botão e fizéssemos campeonatos a nível nacional. Alguns anos foram necessários para concretizar esse sonho, mas ele foi realizado, e hoje, quando eu vejo uma realização exitosa, um encontro de numerosos botonistas, a disputar campeonatos, sinto como se eu lá estivesse e lutasse para ser o campeão. Consegui realizar esse sonho, que nunca foi pequeno, pois envolvia pessoas, gostos e vontades, que muitas vezes divergiam da minha. Mas quando se tem um sonho e o perseguimos, fatalmente ele será realizado.
Descubram os sonhos de todos os seus amigos e o ajudem a concretizá-los.
Só assim todos nós seremos felizes e a recompensa será ver o sorriso na face da pessoa sonhadora e o abraço agradecido por ter conseguido atingir seu ideal.
Meus caros amigos, que 2012 seja o ano da realização de todos os seus sonhos, assim como os que eu também sonhei.
Até a semana vindoura, se Deus permitir.
Sambaquy

3 comentários:

  1. Caro Ir:. Adauto C. Sambaquy

    Tenho sempre acompanhado com profundo interesse seu blog e seu entusiasmo pelo futebol de mesa, sua memória, anotações e qualidade de escritor são excepcionais.

    Lendo nesse primeiro de ano seu blog, lembrei-me de uma declaração que fez sobre quem gostaria de estar jogando nesse momento: Pois bem, eu gostaria de estar jogando com o meu amigo ALMIR MANFREDINI que está no Oriente Eterno.Por favor, escreva algumas palavras sobre ele, muitos de seus amigos irão ficar felizes.

    A César o que é de César.No 1º.campeonato Brasileiro na Bahia, onde se registra o jogo Oldemar 3x0 Jorge, na verdade o jogo, minha única derrota foi 1x0, gol de falta, contestado por muitos, Oldemar pediu desculpas,mas cobrou e fez, talvez o Airton ou o Almir não fizessem isso o Marcos Barbosa também não, eu reclamei e recebi uma falta técnica, com isso nosso estado perdeu o Troféu Disciplina, ainda não se chamava fair-play, sinto muito por isso, mas passei o resto do jogo chorando e não consegui reagir, coisas de menino que acreditam em adultos. Lembre-se que eu era o mais jovem, 14 anos. também não que o Oldemar fosse um mal jogador ao contrário, mas ele estava tão envolvido na realização do evento que jogou suas partidas abaixo de suas condições normais. Eu dei o máximo de mim,com minha idade enfrentei todos aqueles homens feitos, inclusive empatando com o Campeão da Chave. Esse critério da chave lhe traz dúvidas, todavia fiz mais pontos, se por um lado é um beneficio, por outro lado, mostra que quem jogou nessa chave teve maiores dificuldades. Assim, porque não considera os dois como terceiro colocados,faça essa reparação, mas não tire o que eu conquistei por meus méritos.

    Depois desse Campeonato, nunca mais joguei, foi um total desestimulo, alguns anos mais tarde tentei introduzir em SP, tinha esse problema de regras, organizamos um Centro Sul, depois fomos a outro em POA novos problemas com arbitragem e dai pensei, isso deve ser só um hobby e para se fazer amigos, e pensei que jogar "botão"era como se jogava no Recreio Guarany em Caxias, com o Airton, o Angelo, o Menegoto, o Nelsinho, o Ivam,o ALMIR e outros

    Receba um TFA e desejos de um excelente 2012

    Jorge Alberto Compagnoni

    ResponderExcluir
  2. Meu Ir.'. Jorge Compagnoni,
    Em primeiro lugar devo dizer que entrar em contato consigo é uma alegria muito grande e principalmente saber que somos irmãos.
    Sobre a colocação atribuida no primeiro brasileiro de futebol de mesa, realizado em Salvasdor, a retificação da colocação final chegou através de pessoas que detem os registros. Como fiquei muito tempo parado, também por problemas com pessoas ligadas ao futebol de mesa, muitas das quais você conheceu, informei ao Daniel Pizzamiglio sobre o que estava anotado no blog da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. O Daniel publicou atribuindo-lhe o terceiro lugar. Com isso recebi questionamentos diversos, afirmando que o terceiro colocado havia sido o José Santoro Bouças (Pepe). Ficou, para os baianos, que promoveram o campeonato o registro como oficial, apesar de nunca ter sido bem explicado qual o critério que foi usado para chegarem aàquela conclusão. Como não haviamos anotado nada sobre os resultados, não houve como contestar. Mas,realmente você e o Airton se houveram com galhardia naquele campeonato. Fomos prejudicados com decisões dos arbitros que eram todos locais. Já narrei o caso do Ângelo que veio para mim, chorando, querendo abandonar a partida.
    O que realmente não se pode contestar é que nós fomos os primeiros gaúchos a sair de nosso estado para participar de um brasileiro, jogando numa regra que era dominada por nordestinos. E, diante das dificuldades encontradas nos saimos bem.
    Gostaria de escrever sobre o Almir Manfredini, mas para isso eu necessito que me sejam fornecidos elementos para poder desenvolver o assunto, pois meu contato com ele foi escasso. Com prazer escreveria sobre ele, que foi um grande botonista caxiense.
    Quanto a você, poderia dizer que foi o brilhante campeão do primeiro torneio Caxias x Recife, quando recebemos a visita de Ivan Lima, na AABB, num sábado. Seu troféu talvez tenha sido o mais bonito que até hoje encontrei no futebol de mesa.
    Quanto à sua idade quando da participação no primeiro brasileiro, devo dizer que os três meninos Ângelo, Airton e Jorge viajaram sob minha responsabilidade, pois eram infantis e jogaram contra botonistas com vários anos de prática. E fizeram bonito o tempo todo.
    Fico feliz em saber que através da minha coluna consegui resgatar uma pessoa que participou de minha vida, que ajudou muito a desenvolver o futebol de mesa em Caxias do Sul e que hoje é um irmão de fé, portanto justo e perfeito.

    Que o GADU o envolva em seu manto protetor e que o meu TFA.'. o encontre feliz junto aos seus. Espero que 2012 seja o ano em que possamos resgatar mais pessoas que estiveram conosco nos primórdios da Liga Caxiense.

    Adauto Celso Sambaquy

    ResponderExcluir
  3. Ir.'. Jorge Compagnoni,
    Diante de sua justificativa, e de posse dos resultados, recriei a tabela das chaves A e B.
    Na chave A, a colocação foi a seguinte:
    José Marcelo 9 pontos ganhos em primeiro,
    Oldemar Seixas 8 pontos ganhos em segundo,
    Jorge Compagnoni 6 pontos ganhos em terceiro,
    Rafael Alves 4 pontos ganhos em quarto,
    Nivaldo 3 pontos ganhos em quinto e
    Paulo Henrique 0 pontos em último.
    A chave B teve a seguinte colocação:
    Átila Lisa 7 pontos em primeiro,
    José Santoro Bouças 6 pontos em segundo,
    Airton Dalla Rosa 5 pontos em terceiro,
    Antonio Carlos Martins 2 pontos em quarto e
    Rodolfo 0 pontos em quinto.
    Saliente-se que naquele tempo contavam-se dois pontos por vitória e um por empate.
    Os dois primeiros foram para a final, sendo que Átila Lisa foi o vencedor.
    Os dois segundos, conforme atesta o jornal A Tarde, de Salvador, que está estampada a foto do Oldemar Seixas jogando, afirma que em terceiro ficaram Oldemar seixas e José Santoro Bouças, pela Bahia. Como não houve decisão, os dois ocuparam o terceiro lugar, ficando os dois gaúchos: Jorge Compagnoni e Airton Dalla Rosa com o terceiro lugar, também por não haver disputa entre sí. Portanto, ao invés de teres ficado com o terceiro, conforme foi proclamado por alguém, você e o Airton, coroando a magnifica campanha ficaram com o quarto lugar naquele campeonato.
    Quanto ao resultado de seu jogo com o Oldemar, não tenho como fazer a observação de quanto foi o resultado, pois todos os resultados foram repassados através da coletânea feita pelo José Ricardos Caldas e Almeida, de Brasília, que deve ter recebido diretamente da Liga Baiana.
    Espero que assim o que é de César seja de César.
    TFA.'.
    Sambaquy

    ResponderExcluir