segunda-feira, 23 de abril de 2012

ALEX DEGANI COMEMORA O BI-CAMPEONATO ESTADUAL DE LISOS


Para quem acompanha as façanhas dos botonistas, através dos diversos blogs, não causou surpresa alguma a conquista dos papa-areia: Alex, Duda e Sylvio. No blog da Riograndina, foi noticiado que eles ficavam até alta madrugada treinando, aprimorando o seu jogo, querendo melhorar o seu já extraordinário futebol de mesa.
Houve até uma manifestação do presidente da entidade, em tom de gozação, proibindo os jogos depois das 23 horas, pois as reclamações das esposas, fatalmente, chegariam até ele.
Essa dedicação foi premiada com cinco das melhores colocações do Estadual, realizado em Caxias do Sul, no último final de semana.
A AFM Caxias do Sul, com a supervisão da FGFM, conseguiu reunir mais de cinquenta botonistas de imensa qualidade nas dependências do Personal Royal Hotel, onde havia sido realizado o XXIX Campeonato Centro Sul, em julho do ano passado.
Foi armado um espetáculo gigantesco, com mais de cinquenta feras digladiando no sentido de conseguir chegar ao lugar mais alto, conquistando para si as honras do triunfo que os grandes guerreiros de outrora conseguiam.
À distância, consegui sentir a força mobilizadora desses baluartes que fazem o nosso esporte ter uma sequência maravilhosa. Vi a mescla de gerações, onde os cabelos brancos de alguns contrastavam com a juventude de outros. Todos, entretanto, imbuídos em conseguir o triunfo. E, ao contemplar o hercúleo trabalho do amigo Breno, colocando as imagens do evento, no instante que este acontecia, ao alcance de nossas vistas, vibrei ao ver duas figuras que lutaram ao meu lado há mais de quarenta anos, jogando e vencendo. Luiz Ernesto Pizzamiglio e Marcos Antonio Zeni, que desafiavam o tempo e mantinham o meu sonho em estado latente. Como foi agradável ver os irmãos de luta empenhados em vencer.
Mas, nesse combate de feras poderosas, alguns haviam de ficar pelo caminho. O funil da competição foi se estreitando de modo violento e sobraram apenas quatro finalistas. Alex, Duda, Felipe e Mário. Esses foram os melhores. Fizeram por merecer os lindos troféus que estavam em jogo.
Com essa demonstração de força, com esse espírito de competitividade, com essa vontade de praticar a Regra Brasileira na modalidade a qual foi criada, eu acredito que chegou a hora de trazer para o sul o troféu de Campeão Brasileiro.
E isso acontecerá em novembro, na mesma cidade que promoveu o primeiro campeonato no distante ano de 1970.
Desde então, passados quarenta e dois anos, conseguimos reunir forças para combater com igualdade os irmãos nordestinos que sempre praticaram o futebol de mesa na modalidade lisos. Espero poder estar presente em Salvador no mês de novembro, terá fim de desfrutar  da alegria de abraçar essas forças gaúchas, nessa que será a conquista que engrandecerá enormemente a nossa FGFM.
Hoje, desejo abraçar o Alex, o Duda, o Felipe e o Mário por serem vencedores, copeiros tradicionais, mas também agradecer a todos os que lá estiveram, pois vocês estão sendo parte integrante do meu sonho. Do sonho que ousei ter, quando, em 1967, rumamos a Salvador para criar essa Regra Brasileira de Futebol de Mesa que colocava pessoas de todas as cidades de meu estado em torno da mesma mesa de botão. E vocês todos estiveram ao redor delas nesses dois dias de disputas.
Agradeço à Federação Gaúcha e à Associação de Futebol de Mesa de Caxias do Sul, pois, ao abraçar a causa dessa competição, proporcionaram esse maravilhoso final de semana a todos os botonistas brasileiros. Uns jogando e outros apreciando. Obrigado mesmo.
Até a semana que vem, se Deus permitir.
Sambaquy

Um comentário:

  1. Sambaquy.
    Não é desculpa mas o"preparo físico" falou mais alto...Como escrevi no meu blog "ficar entre os 16 melhores botonistas do estado" não era o que eu esperava mas fico contente pois o que vale é as amizades e a confraternização. Agradeço a suas citação no blog. Obrigado

    ResponderExcluir